Não se falou de outra coisa no último fim de semana que não do casamento de Bia Carvalho e Gabriel Hamuche em Portugal! Também pudera, parecia um casamento da realeza, perfeito em absolutamente todos os detalhes – moda, beleza, arquitetura, decoração e gastronomia. A sócia fundadora da marca de acessórios Estilé disse o “sim” em Portugal, na presença de amigos e familiares. O casamento civil já havia acontecido em fevereiro, dois anos depois do pedido de casamento.

Não é a primeira vez que publicamos matérias sobre a família. Aqui você encontra o casamento da Juliana Carvalho Bordon (irmã da noiva), casamento civil e cerimônia religiosa da Victoria Hamuche (irmã do noivo) – vale a pena ver (ou rever) todas as matérias. Você pode aproveitar também para conferir a matéria com os looks das mães, madrinhas e convidadas do casamento de Bia Carvalho e Gabriel Hamuche!

Welcome party

Um dia antes do grande dia, os noivos armaram uma animada welcome party a céu aberto nas Ruínas do Convento do Carmo para todos já entrarem no clima de festa. O antigo convento da Ordem dos Carmelitas da Antiga Observância, construído em 1389 em Lisboa (e que foi quase destruído no grande terremoto em 1755 – motivo das ruínas não terem teto) foi todo decorado com mobiliário de inspiração modernista dos anos 50 em amarelo, projeto de Gustavo Jansen Design.

Reprodução: Instagram

Para curtir a festa, Bia Carvalho usou um vestido mini em paetês dourado e saia de plumas, assinado pela Maison Valentino, na mesma paleta de cores da decoração. Para finalizar o look, maquiagem iluminada com delineado gatinho e cabelos soltos.

Reprodução: Instagram

Pedido de casamento

Gabriel aproveitou uma viagem que o casal fez para Costa Rica, em outubro de 2021, para fazer o pedido de casamento. Assim que chegaram no hotel, ele organizou tudo com assessoria da equipe do hotel. “Foi muito especial. Inesquecível“, conta Bia. Mais tarde, o noivado aconteceu ao ar livre em mesas comunitárias na casa da família em São Paulo, com decoração de Luis Fonterotta, Bridal GuideLUIS FRONTEROTTADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio flores de Clarice Mukai, menu do buffet Charlô Bridal GuideBUFFET CHARLÔBuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio e bolo de Isabella Suplicy Bridal GuideISABELLA SUPLICYBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio.

Organizando o casamento

Como Bia Carvalho tem origens portuguesas e família no país, a escolha do pa;is para o destination wedding foi natural. A noiva contou em entrevista que sempre se viu casando em um destination wedding com raízes clássicas. Planejar o casamento foi uma fase especial em sua vida. Entre os tópicos que deram maior prazer estavam a decoração de casamento com ajuda de sua mãe, Gracinha Carvalho, e as provas do vestido de noiva . a”Já o que não tenho curtido tanto são as planilhas infinitas de controle e ter que lembrar sempre de algo que faltou“.

Vestido da noiva assinado pela Maison Valentino

Lógico que a expectativa em relação ao vestido de noiva era grande! A noiva tem estilo marcante e muito bom gosto – e seus looks de noivado e civil foram lindos. E como Juliana, irmã de Bia, é RP da Valentino no Brasil, esperava-se que o modelo fosse assinado pelo próprio Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da maison. O vestido, todo em tule plissado, tinha decote ombro a ombro com muitos babados, com saia volumosa e cheia de movimento. Na cintura, um laço em cetim de seda. Um coque alto, maquiagem leve com delineado gatinho e véu longo bordado complementaram o look romântico e chic.

Abaixo, o croqui do vestido de Bia Carvalho:

Abaixo, também o croqui do vestido de Gracinha Carvalho, com laço amarelo marcando a cintura:

No making of, Bia Carvalho usou um robe de seda com aplicações de renda e personalizado com seu nome, da La Rouge Belle.

Destination wedding em Portugal

A cerimônia religiosa aconteceu na Basílica da Estrela, em Lisboa, que tem uma majestosa construção em estilo barroco tardio e neoclássico, e uma luz impressionante. Depois da cerimônia, os recém-casados e convidados se dirigiram para o local da festa, o Palácio do Correio-Mor. Um fato interessante em Portugal é que não se costuma decorar igrejas, apenas flores pontuais no altar. Muito chic!

Reprodução: Instagram /@cescacivita

Decoração & gastronomia

O Palácio do Correio-Mor foi palco de uma festa super animada! A 15 minutos do centro de Lisboa, em Loures, ele foi concebido pelo arquiteto italiano António Canevari no séc. 18. O edifício é uma das mais notáveis quintas dos arredores de Lisboa pela sua elegante arquitetura e decoração. Em seu espaço exterior existe uma mata mediterrânea protegida, cascatas e jardins em estilo francês. No seu interior, amplas salas onde se destacam os azulejos e estuques de Giovanni Grossi e as pinturas de José da Costa Negreiros.

Para decorar este cenário histórico e deslumbrante, Gustavo Jansen Design usou uma paleta de cores clássica da realeza: que vão do rosa claro ao marsala,  e toques de dourado. Nas mesas dos convidados, toalhas bordadas, cadeiras Tiffany douradas, castiçais de velas e louça em motivos botânicos pintados à mão pela mãe da noiva. Os lindos arranjos florais traziam anêmonas, rosas, peônias e gloriosas.

Para receber os convidados no trajeto da tenda anexa montada para o jantar, haviam dois gazebos com esculturas em gelo, de um cavalo marinho e conchas, para ostras e champagne:

Reprodução: Instagram

A gastronômica assinada por The Mad Kitchen foi um show à parte! Um verdadeiro exemplo de arte gastronômica, que lembra os banquetes de Versalhes, com cisnes de massa assados, além de torres de frutas, legumes e lagostas.

Reprodução: Instagram

Reprodução: Instagram

Reprodução: Instagram

Mesa de doces

A mesa de doces foi mais um dos destaques da noite! Ela seguiu a mesma paleta de cores palaciana da decoração. Sobre a toalha de shantung de seda bordada, os docinhos estavam arranjados entre candelabros e castiçais de velas marsala. A grande maioria de doces do casamento era da Alcoa Pastelaria, que, nas palavras de Isabella Suplicy, tem os melhores doces conventuais do mundo.

Reprodução: Instagram / @cescacivita

Reprodução: Instagram

Reprodução: Instagram

A festa

Depois da chegada do casal na tenda, foi servido o jantar:

Bolo de casamento assinado por Isabella Suplicy

O bolo de casamento com pilares e andares vazados remete aos bolos clássicos da realeza (como o de Grace Kelly, que você pode conferir neste post)  – e foi assinado por Isabella Suplicy Bridal GuideISABELLA SUPLICYBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio. Uma obra de arte, que ganhou uma merecida mesa de destaque ao ar livre, no centro dos jardins franceses. O sabor também era tradicional: nozes com baba de moça! O bolo foi cuidadosamente transportado em partes e finalizado in loco, pela própria Isabella Suplicy.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Casamento de Anna Fasano e Antonio Mendes de Almeida no Fasano Las Piedras 

Veja também: O casamento de Carolina Adriano e Lucas Bittar em Portofino, na Itália

Ficha Técnica

Fornecedores do CZ Bridal Guide

Bolo e doces:  Isabella suplicy  Bridal GuideISABELLA SUPLICYBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

DEMAIS FORNECEDORES

Fotos: Euka Weddings | Produtor: Iraja Carneiro | Igreja: Basílica da Estrela | Espaço: Palácio do Correio-Mor | Decoração: Gustavo Jansen Design | Flores: DecoFloralia | Buffet: The Mad Kitchen | Louças: Grace Carvalho (Mãe da noiva) e Festa Aluga | Sousplats: By Grace Carvalho | Doces: Alcoa Pastelaria | Vestido de noiva: Valentino | Cabelo: Didier Sé - Proença | Maquiagem: Paty Hadich | Robe: La Rouge Belle  | Joias: Beatriz Werebe | Atração especial:  Mila Santana