Fiz um overposting no meu Instagram (@constancezahn) do casamento da Bia Perotti e do Rafael Romeiro porque, bem, foi a coisa mais linda do mundo e eu tive a honra de ser madrinha deles! rs Mas, claro, tem muito mais coisa pra mostrar e contar do que vocês viram no Insta… então, decidi dividir em duas partes.

Aqui, nesse post, vão as fotos oficiais e um pouquinho sobre os detalhes; e no vídeo que vamos gravar em breve, vamos contar tudo, tudo, tudo sobre os preparativos!! A Bia estava grávida, organizou o casamento em menos de 3 meses, nesse meio tempo o noivo se mudou de Belo Horizonte para São Paulo… enfim, diria que a fase dos preparativos foi intensa! rs Como a Bia é uma grande amiga, ajudei um pouquinho. Antes de tudo, sentamos para conversar sobre o caminho que o casamento podia tomar em termos de estilo, reunir referências e ver os profissionais que melhor saberiam traduzir os desejos dela. Depois, a Bia contou com a ajuda da assessora Marina Bedaque para toda a organização do casamento!

Falando sobre o grande dia, o que chamou a atenção de todos foi como a Bia e o Rafa conseguiram colocar a personalidade deles na festa! Dava para sentir a alma deles em tudo, sabe? Foi muito emocionante! A Bia Perotti, pra quem não conhece, é jornalista / consultora de moda / influencer (@biaperotti), uma menina que tem um estilo próprio muito bem definido, boho-vintage-folk, tanto pra se vestir como pra decorar a sua casa. Portanto, era natural que quisesse imprimir seu estilo no casamento! Do anel de noivado à lembrancinha, tudo teve a cara do casal e um significado especial. 

Vamos começar pelo anel de noivado? Achei tão lindo e original! O Rafa recorreu à joalheira e amiga da noiva, Isabella Blanco, que desenhou três aneis. O escolhido foi um modelo bypass, com um significado especial: “são duas almas que se encontram e se cruzam, e que são ligados por um caminho iluminado de diamantes, a pedra mais resistente, brilhante e duradoura”, explica a joalheira.

O convite e papelaria ficaram por conta da Susana Fujita. Com ilustração e texto manuscrito (by Lulu Aguiar), o convite já dava pistas do estilo boho, do clima despojado e da paleta de cores da festa. “A gente queria que o convite aproximasse e fosse mais informal, por isso a escolha da letra de mão e só o primeiro nome dos noivos”, conta Bia.

Como trabalha com moda, o vestido era, sem dúvida, um ponto importante! Quem assinou o modelo foi Wanda BorgesGuia de Fornecedores WANDA BORGESVestidos de noivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, que, além de conhecer e ter enorme carinho pela noiva, já tinha feito um vestido para ela ser madrinha do meu próprio casamento. Bia sempre guardou como referência o vestido de noiva da Margherita Missoni. Pensando no conforto, na barriga em constante e acelerado crescimento e nos sonhos da noiva, a estilista propôs um modelo ombro-a-ombro com mangas bufantes. Leve, o vestido era de tule, forrado com renda chantilly e com uma segunda renda por cima.

A beleza ficou por conta de Marcelo Sath, da Agência FirstGuia de Fornecedores AGÊNCIA FIRSTBeleza & Dia de noivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, que fez uma maquiagem leve e natural + cabelos ondulados, para combinar com o clima boho-romântico do casamento. Em relação aos acessórios, Bia estava em busca de algo que fugisse do comum, e quando Wanda lhe mostrou as tiaras vintage do seu acervo (foram duas usadas como uma), foi amor à primeira vista. Para combinar com elas, Isabella Blanco criou um par de brincos de madrepérolas, diamantes e ouro rosa, que arremataram o look com perfeição!

As fotos do Lucas Lima ficaram tão lindas…!! No making of, em especial, ele criou o clima perfeito pra essa noiva fada-princesa-fashionista!rs

Bia e Rafa queriam que o casamento “parecesse uma grande festa no quintal de casa, com as pessoas à vontade, não em um ambiente formal, com regras, etc”. E o cenário escolhido para isso foi a Fazenda Vila RicaGuia de Fornecedores FAZENDA VILA RICAFazendas e espaços no campo para casarSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio, onde puderam realizar a cerimônia ao ar livre ao pôr-do-sol. E como se hospedaram na Fazenda com familiares e alguns amigos, comemoraram o aniversário do noivo na noite anterior.

Para o projeto de decoração, sugeri a Julia Braga, que comanda a Museu de Grandes Novidades, porque ela gosta de fugir do comum e, a meu ver, saberia interpretar bem o estilo da Bia. Meu briefing para a Julia foi “tem que ser um casamento descolado, original e chic“!rs Eu sabia que ela não mediria esforços para realizar em um curto prazo de tempo, uma festa repleta de ricos detalhes. A partir daí, elas se reuniram para trocar ideias, referências, etc e a sinergia entre as duas foi total!

O ponto de partida para o decor foi o capim dos pampas. “Quando vi o casamento da Mandy Moore com o capim dos pampas em rosa me apaixonei! Comecei a separar referências de arranjos com ele, porque não queria nada numa versão clássica do romântico, queria algo maximalista e ‘descabelado'”, lembra a noiva. Julia contou que recorreu a seis fornecedores diferentes para conseguir a quantidade suficiente de capim.

Na cerimônia, o altar foi o ponto alto, sem dúvida. Julia elaborou um enorme “arranjo” de capim dos pampas com flores rosas, que envolvia os noivos. O formato semi-circular foi justamente para deixar tudo mais fluido e orgânico, valorizando o balanço do capim ao vento. E ali, nada de mesa ou aparador – o espaço ficou “livre” para a celebração da união do casal (os pais e irmãos se sentaram em cadeiras ao lado; e os padrinhos, nas primeiras fileiras). Para reforçar o clima boho, assumiu-se a grama e tapetes persas (da by KamyGuia de Fornecedores BY KAMY EVENTOSAluguel de móveisSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio) foram dispostos de maneira irregular pelo caminho, no lugar de uma passadeira. As cadeiras claras “iluminaram” o jardim e ficaram num lindo ton-sur-ton com os capins e cestos dos arranjos da entrada e da nave.

mãe da noiva cuidou dos mimos da cerimônia – leques, lencinhos com as iniciais, os saquinhos de arroz com aroma de baunilha -, enquanto a avó mandou fazer a almofadinha das alianças em Fortaleza com uma conhecida de muitos anos… um toque familiar e handmade.

Como é de uma família musical (Bia, pai e irmão cantam e tocam violão), a música também era um ponto importante para ela. Principalmente na cerimônia. Suas primeiras conversas com Rafa foram justamente em torno das músicas favoritas de ambos. “A primeira música que ele me mandou foi ‘Sem nome, mas com endereço’, do Liniker e eu achei lindaaaa. Quando nos encontramos pessoalmente, depois de 2 semanas de WhatsApp (ele é de BH e eu de SP, fomos apresentados virtualmente por uma amiga em comum!), ele me mandou flores com um cartão com essa letra e ficou como a música do nosso namoro… Não tinha como entrar com outra música senão ela!”. Bia passou para a cantora July Guerrero uma lista de músicas que tinham significados para o casal. “O Rafa entrou ao som de ‘Dois’ da Tiê, cuja letra diz muito sobre a nossa história, o pai dele entrou com a minha mãe com ‘Sound of Silence’, e sem medo de soar cafona, partimos para The Beatles, Roberto Carlos e até Wando.”

Ao pensar na temática da festa, Bia levou em conta seu amor pelo vintage, pela estética kitsh, retrô, romântica e boêmia.“Chegamos à ideia de um antiquário, quase como uma casa de vó dos anos 70, com sofisticação e aconchego ao mesmo tempo”, conta a noiva. Para dar vida a esse cenário, a Museu de Grandes Novidades investiu em um mobiliário clássico-neutro (da Festah Móveis), pontuado com peças “uau”, como o sofá rosa de veludo, o biombo, as cadeiras Pavão, além dos itens em antiquários, como as luminárias de cristal franjadas, luminárias de pé, animais de cerâmica… Segundo a noiva, “foi um mix diferente de tudo o que já tinha visto em casamentos, ao mesmo tempo parecia quase uma extensão da minha própria casa. Não poderia ser mais a minha cara!”.

Os arranjos também merecem destaque! A decoradora misturou vários capins (em tons de bege, verde, vinho…) e folhagens secas grandes, pincelando com flores tropicais pintadas de dourado, dálias, orquídeas… como porta-guardanapos, Julia usou cascos do serrado. “Foi uma produção muito rica, com fornecedores de várias regiões, em que o enfoque foi no corpo texturizado de secos e capins.” As luzes de gambiarra haviam sido um pedido especial da noiva, e deram o toque final no cenário dos sonhos.

Na mesa de doces, Julia levou um pouco do lado divertido da casa de Bia (onde fizeram as reuniões). Para isso, escolheu bandejas que imitavam bichos e araras de cerâmica. 

E na pista de dança, um grande aéreo dividiu espaço com os globos de espelhos em diferentes tamanhos, que projetavam “estrelas”. Super romântico!

A gastronomia também teve surpresas. O menu “sem frescuras” (nas palavras da noiva!) foi assinado pelo buffet Claudia PorteiroGuia de Fornecedores CLAUDIA PORTEIRO GASTRONOMIABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio. No início da festa, os convidados foram recebidos com fartas mesas de antepastos. No jantar, Claudia encantou, como sempre, com sua comida saborosa. E na madrugada, uma homenagem às raízes mineiras do noivo: pão de queijo recheado, feijão tropeiro, doce de leite, goiabada e paçoca.

Outra surpresa para os convidados foi o bar de cervejas artesanais self-service. “Nossas famílias adoram a bebida e o meu pai é amigo do dono da Araukarien, uma marca de Santo Antônio do Pinhal, onde minha família tem casa. Escolhemos 4 tipos de cerveja e os convidados podiam se servir à vontade no bar com torneiras que a Julia da Museu de Grandes Novidades construiu.”

Como lembrancinha, os noivos presentearam os convidados com uma garrafa de cerveja que tinha no rótulo o brasão com as iniciais deles, como no convite, + uma fatia de bolo de nozes (o favorito da noiva), feito pela Martha Benez, as responsáveis também pelos bolos e doces da festa.

Voltando à música, para a primeira dança, Bia queria algo romântico, já o Rafa queria brincar com a sertaneja “Eu sosseguei”. Então fizeram um pout-pourri que ficou diferente e divertido. Durante o coquetel, July Guerreiro cantou clássicos no melhor estilo bossa/folk e na balada, o DJ Renatinho, da Muzik ProduçõesGuia de Fornecedores MUZIK PRODUÇÕESSom & IluminaçãoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, fez um playlist que agradou todas as gerações, com foco em MPB, rock, um pouco de tropicalia… nada de eletrônico ou músicas da moda. O momento surpresa da festa (para os noivos também) foi a apresentação do sertanejo Saulo Martin que cantou clássicos antigos e garantiu o coro dos convidados. “Depois, meu pai subiu no palco e cantou três músicas especiais com seu melhor amigo (eles faziam serenatas para as namoradas na época da faculdade) e terminou declamando um poema para o futuro neto – foi emocionante!”

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Fotos: Lucas Lima

Assessoria: Marina Bedaque

Local: Fazenda Vila Rica Guia de Fornecedores FAZENDA VILA RICAFazendas e espaços no campo para casarSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio

Decoração e flores: Museu de Grandes Novidades

Móveis: Festah Guia de Fornecedores FESTAH – INTERIOR DE SPAluguel de móveisSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e região, São José do Rio PretoPortfólio

Tapetes: by Kamy Guia de Fornecedores BY KAMY EVENTOSAluguel de móveisSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Peças da mesa de doces: D. Filipa Guia de Fornecedores D. FILIPAAluguel de materiaisSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Sousplats: Vintage and Cool

Buffet: Claudia Porteiro Gastronomia Guia de Fornecedores CLAUDIA PORTEIRO GASTRONOMIABuffets & BanqueteirosSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio

Convites: Susana Fujita

Vestido de noiva e tiara: Wanda Borges Guia de Fornecedores WANDA BORGESVestidos de noivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio

Beleza: Marcelo Sath (Agência FirstGuia de Fornecedores AGÊNCIA FIRSTBeleza & Dia de noivaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio)

DJ: Renatinho (Muzik ProduçõesGuia de Fornecedores MUZIK PRODUÇÕESSom & IluminaçãoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio)

DEMAIS FORNECEDORES:
Vídeo: Par Filmes | Anel de noivado e brincos: Isabella Blanco | Bolos e doces: Martha Benez | Lustres: Atelier Luz de Velas | Peças de antiquário: Objetos de Cena | Cervejas artesanais: Araukari