Nicolle Junger e Igor Santos começaram a namorar no começo da pandemia e em menos de um ano já estavam noivos. Tiveram apenas quatro meses para organizar o casamento, que aconteceu na linda Fazenda Jagoara Velha. Apesar do tempo ser curto, como a noiva já sonhava muito com o casamento, já sabia exatamente o que queria – o que facilitou todo o processo de organização.

Para o casal, a grande sacada do evento foi ter feito um casamento cheio de significado. “Foi muito bom e valeu a pena ter feito tudo da maneira que queríamos, sem ter que ceder a tradições ou a padrões que não faziam sentido para a gente. Colocamos um pouco de nós em cada detalhe!” Os 180 convidados viveram momentos inesquecíveis neste dia e você confere todos os detalhes aqui:

Ficamos muito felizes em saber que Nicolle foi uma noiva que nos acompanhava desde antes de casar, pelo Instagram. “Tinha vários posts salvos para me inspirar e peguei inúmeras referências pelo site. Confesso que era um grande sonho compartilhar meu casamento na plataforma!

A escolha mais rápida para o casamento foi o local. Seu sonho, desde que viu a primeira imagem, foi de dizer o “sim” entre as ruínas da histórica Fazenda Jagoara Velha. Ela queria um espaço ao ar livre, que trouxesse a sensação de estar em um jardim. Para realizar este sonho, ela imaginava uma decoração com vibe de casamentos europeus, bem aconchegante. “A decoração foi impecável! A Luiza Fiorito arrasou! Eu falei para ela, na nossa  primeira reunião, que o meu maior desejo no casamento era que as pessoas  chegassem e se sentissem acolhidas, bem recebidas – se sentissem num lugar  aconchegante, como se fosse o quintal da minha casa. Queria algo romântico, delicado  e leve, com toques diferentes, ousados e únicos. Fazia questão de uma iluminação aconchegante!“, conta Nicolle. Ela trouxe uma pegada européia para decoração: mesas comunitárias, varal de luz e muitas velas (veja aqui 42 inspirações de decoração de casamento com velas).

Para o mobiliário lindo trazido pela Ambiente EventosGuia de Fornecedores AMBIENTE EVENTOS – BHAluguel de móveisMinas Gerais, Belo HorizontePortfólio, foram selecionados tons que se misturassem à paisagem, como as tonalidades terrosas presentes tanto nas mesas de madeira quanto nos sofás e poltronas.

Vestido de noiva

Nicolle sempre soube que queria um vestido clássico e atemporal, um vestido com cauda e volume. Durante o processo da criação do vestido, uma fotógrafa foi contratada para acompanhar a noiva e registrar todo o processo. As provas do vestido de noiva a emocionaram muito. “A alta costura é algo único. Uma  verdadeira obra de arte para ser vestida. O coração ficava cheio ao ver como a moda  tem a capacidade de fazer sonhos serem transformados em realidade! Sem sombra de dúvidas, minha expressão de arte preferida!

Em relação ao véu, a noiva sabia que queria um volumoso e longo. No último minuto ela decidiu usar o véu cobrindo o rosto e amou. A escolha do penteado foi para agradar Igor, pois ele sempre gostou de Nicolle com cabelo solto. “Então quis entrar no altar do jeito que ele me achava mais linda”! Para a festa, ela fez um rabo de  cavalo com um laço de tule igual ao véu.

Quanto às jóias, a noiva optou por usar algo clássico e atemporal, duas rivieras, brincos e um solitário. Nicolle foi muito específica em relação à sua beleza:  “Queria uma maquiagem e penteado que valorizassem a minha beleza, mas que estivesse o mais natural possível – também pensando na temporalidade.

Casamento com significado

Nicolle contou que ela e Igor não queriam seguir tradições sem sentido para eles, então fizeram várias coisas diferentes do protocolar. “Eu queria um casamento cheio de significados“, disse a noiva.

  • Nicolle fez o vestido com a mesma pessoa que fez o vestido de noiva da sua mãe. Para ela, isso foi muito emocionante!
  • A noiva fez questão de presentear todos os membros da família (pais, irmãos,  avós), de alguma forma especial.
  • Os pais e irmãos entraram com músicas que faziam sentido com a história do casal.
  • Nicolle não entrou com a marcha nupcial, e sim com “O fogo nunca dorme”.
  • O casal não teve padrinhos.
  • Os pajens que entraram com as alianças foram os meninos da comunidade local, de um projeto social que o casal iniciou. “Isso foi diferente e lindo!
  • Nicolle escreveu uma carta para deixar na cadeira de cada convidado. Nela havia uma explicação sobre as músicas da cerimônia, sobre o local e sobre as mesas comunitárias.
  • A cerimônia foi unplugged (leia mais sobre como fazer um casamento desconectado aqui).”Queria que as  pessoas estivessem ali, vivendo o momento! E não queria que nas fotos todos estivessem no celular, sabe?
  • Longas mesas comunitárias se espalharam pelo espaço para todos sentarem juntos e o casal ter a oportunidade de ter um tempo de mesa com todos os convidados.
  • Ao invés de brindarem com as famílias do noivo e da noiva, Nicolle e Igor fizeram um brinde coletivo, com todos os convidados. “Foi incrível! Pessoas próximas fizeram discursos e falaram coisas lindas para nós… foi inesquecível!

Decoração aconchegante com capim dos pampas

Nicolle havia sonhado em se casar nas ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, uma obra de Aleijadinho situada na Fazenda Jagoara Velha, a 65km de Belo Horizonte. Para Luiza Fiorito, uma escolha inusitada, porém com um grande significado: oficializar a união em um lugar cuja estrutura resiste ao tempo, à chuva e aos ventos, assim como o amor. Ela dá mais detalhes:

Para a decoração, ela queria algo que remetesse a um casamento europeu: intimista, romântico, leve e delicado. Também queria que seus convidados se sentissem acolhidos por cada detalhe da decor, como se cada peça estivesse ali para proporcionar aconchego. Resumidamente, queria que a decoração tivesse aquele toque familiar de “casa” que tanto nos conforta“, conta Luiza.

Para o projeto de design floral, um desafio: as cores escolhidas precisavam transmitir elegância, sem que se sobressaíssem demais à paisagem local com suas ruínas históricas magníficas, mas também sem sumir em meio a tantos detalhes. O resultado foi uma decor com o contraste do branco com o verde natural da paisagem, cujos toques de marrom ficaram por conta do mobiliário.

Aliás, ele foi escolhido a dedo, sempre fazendo questão de que todos eles trouxessem referências dos casamentos europeus, como os sofás capitonê presentes tanto no lounge duplo quanto no ‘cantinho instagramável’ para as fotos dos convidados, que contou com um sofá branco e arranjos de latânias recortadas com capim-dos-pampas. “Além disso, todo o mobiliário atendeu ao pedido da noiva de que a festa promovesse a maior integração possível entre as pessoas, criando a ambientação de um momento intimista em família: selecionei mesas comunitárias enormes, tanto retas quanto sinuosas (para dar um toque desconstruído à decor) e trouxe o lounge duplo, para acomodar mais pessoas e promover um maior contato entre os convidados“.

Para receber os doces da festa, Nicolle pediu uma mesa de doces circular construída ao redor da árvore mais majestosa da fazenda. Essa árvore tão imponente ficou ainda mais linda ao receber a mesa em seu entorno, cuja madeira parecia uma extensão de seu tronco. Na superfície, vários arranjos de orquídeas brancas desenhados para criar o aspecto de que estavam crescendo da árvore, em um projeto totalmente integrado à natureza local.

Love affair

Nicolle conhecia a família do Igor desde os 14 anos. Mas por incrível que pareça, ela conhecia todo mundo menos o Igor, que morava fora do país. Quando ele voltou para o Brasil, já não eram tão próximos assim. Um reencontro casual nunca mais os separou. Nicolle até falou para sua mãe que tinha encontrado o homem com quem iria casar! Ela, lógico, achou que a filha tinha enlouquecido.

Os dois foram se aproximando e começaram a namorar (no primeiro dia de pandemia) uns seis meses depois deste encontro e, depois de um ano de namoro, veio o pedido de casamento. Ele aconteceu em um momento muito íntimo, na sala do apartamento dos dois. Igor passou em um restaurante de São Paulo que Nicolle ama, comprou o jantar e um vinho. Os dois  curtiram a noite juntos, sentados no chão. “Fui totalmente surpreendida, me emocionei, transbordei de amor e foi infinitamente melhor do que tudo aquilo que eu tinha imaginado ou idealizado. Foi genuíno, revelando exatamente o que o nosso relacionamento significa para nós. Verdadeiro e simples!”

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Fiquei noiva! Tudo para o planejamento de casamento

Veja também: 15 assessores de casamento que você precisa conhecer

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Decoração, buquê e sousplats: Luiza Fiorito

Mobiliário e sousplats: Ambiente EventosGuia de Fornecedores AMBIENTE EVENTOS – BHAluguel de móveisMinas Gerais, Belo HorizontePortfólio

DEMAIS FORNECEDORES

Fotos: Vanessa Barros, Camila Archanjo e Lorena Teixeira  | Assessoria: Artfas | Espaço: Fazenda Jagoara Velha | Flores: Holambelo | Bar: Class Drinks | Bolo: Meu Bolo Mágico  Vestido e acessórios da noiva: Atelier Agueda Chaves | Beleza da noiva: Flávia Gomide | Alianças e joias: Zimbabwe | Traje do noivo: Blade Alfaiataria | Sapato do noivo: Nike