Muitos casais fazem a reforma da casa enquanto planejam o casamento ou iniciam um projeto logo depois da união. Ter um espaço com toques da personalidade e gostos de cada um é importante para a relação. No entanto, muitos casais não sabem como combinar suas ideias e desejos em um mesmo projeto na hora de planejar a reforma. Por sorte, algumas ferramentas, como o render, podem auxiliar muito nesse processo! Convidamos a arquiteta Lays Florencio para tirar dúvidas e dar dicas para quem quer fazer uma reforma, mas ainda está inseguro do melhor caminho a seguir:

O que o casal deve trazer para o arquiteto na primeira reunião?

Em nossa primeira reunião, gostamos de conhecer a fundo o casal: gostos, hobbies, preferências… Isso auxilia na construção do projeto, por isso é ideal que os dois estejam presentes. Também solicitamos que o casal nos apresente a planta do imóvel, endereço, metragem, todas as referências que juntaram e que nos conte tudo que esperam para o novo lar!

O que é o render e como ele pode ajudar o casal a visualizar o projeto?

Render é uma maquete eletrônica, uma foto realista, onde o casal pode de maneira muito clara enxergar como o seu projeto ficará após concluírem a sua obra. Ajuda de maneira lúdica o casal perceber como será a vivência naquele ambiente.

Por isso, o render é de extrema importância e é quase impossível criar um projeto sem a apresentação do mesmo. Nessa ilustração conseguimos mostrar ao casal todas as texturas que serão usadas em projeto, cores, materiais e até mesmo uma mobília assinada. A qualidade do render deve ser fiel a realidade para facilitar nesse processo de escolha.

O que o casal deve levar em consideração na hora de projetar seu primeiro imóvel juntos?

O casal deverá considerar toda a rotina que terão, desde a hora de acordar, até a hora de dormir. Imaginar sua rotina na casa facilita para que atendamos todas as necessidades do casal e suas expectativas.

Como alinhar as expectativas do casal no projeto, quando os dois desejam coisas diferentes?

Uma coisa muito importante é conseguir mesclar ambientes diferentes de forma que tenham uma união entre eles. Eu, como arquiteta, sou responsável por criar essa junção e atender respectivamente cada indivíduo e assim entregar exatamente o que desejam.

3 dicas para casais que vão projetar sua casa juntos:

A primeira dica é se programar com antecedência. Um bom projeto personalizado leva entre 2 a 3 meses para ficar pronto. Quanto mais tempo temos para conhecer o casal, mais assertivo será o projeto!

A segunda dica é sempre pensar a longo prazo! É importante que o projeto valorize o imóvel para o bem estar ou até mesmo uma futura venda ou locação do mesmo.

Terceira dica – e não menos importante! – é na escolha do profissional de arquitetura. Sempre dizemos que esse momento é um casamento entre o nosso escritório e o casal, vamos passar algum tempo discutindo sobre um dos maiores sonhos e precisamos estar alinhados, na mesma sintonia.

O profissional precisa ser qualificado para entender todas as necessidades do casal. A energia precisa bater, para garantir, além de um projeto excelente e personalizado, um ambiente agradável e feliz para todos!

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Dicas para fazer um bom negócio na hora de alugar ou comprar um imóvel

Veja também: 10 banheiros com papel de parede chinoiserie