Chegamos ao último tópico, porém não menos importante, do nosso especial de casamento civil em tempos de isolamento social: bolo e doces! Recentemente, fiz um post de tendências de bolos para casamentos em 2020, neste link, e aqui no site sempre tem inspirações de docinhos também, que você confere neste outro link. Vale a pena conferir esse conteúdo, para pegar ideias que fogem do comum. E abaixo, respondemos as principais dúvidas sobre o tema:

Preciso ter bolo e mesa de doces?

Com certeza esta foi uma das dúvidas que mais recebemos sobre o assunto. Pensando em um casamento civil tão pequeno, como é o que imaginamos neste especial, você deve pode fazer algumas escolhas inteligentes. Se quiser ter uma mesa de doces, certamente fará sucesso e, nesse caso, pode abrir mão das sobremesas do buffet, por exemplo, para não ter muito desperdício. Agora, mais do nunca, é tempo de celebrar com responsabilidade e consciência. Mas se ainda assim você quiser ter algo para servir à mesa, que tal o bolo? Afinal, ele é um ícone de qualquer celebração!

Qual o melhor bolo para casamento civil?

Não tem uma resposta específica para esta pergunta, a não ser que ele seja pequeno! Com tão poucos convidados, o bolo pode ser a conta exata para servir quem está presente, ainda mais se você optar por ter docinhos e sobremesa. Dentre as opções mais charmosas que encontramos, separamos algumas inspirações:

Bolo de dois andares

Para quem gosta de bolo com andares, considero dois andares o ideal em se tratando de um casamento civil pequeno. Um dos andares pode ser falso, se for o caso, e com apenas dois andares não fica desproporcional na mesa. Aqui uma opção clássica da Isabella SuplicyGuia de Fornecedores ISABELLA SUPLICYBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

Bolo de um andar

Bolos de um único andar têm feito sucesso em casamentos, e com poucos convidados, eles se tornam perfeitos, como este da Isabella SuplicyGuia de Fornecedores ISABELLA SUPLICYBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

Bolo de rolo

Bolo de rolo é uma das iguarias mais famosas de Pernambuco. E há algum tempo ela saiu dos limites do estado para ganhar o País inteiro. E ele é uma ótima pedida para um casamento civil mais despojado. Aqui, um delicioso da Piece of Cake:

Bolos com ar “homemade”

Sabores e bolos com ar “homemade” são bem-vindos e dão o toque ainda mais familiar à comemoração. Olha que charme que ficou este bolo de cenoura com chocolate da Ana Abelha na mesa de doces:

Mini-bolos

Apesar de fazer bolos de todos os tamanhos, as mesas de trios de mini bolos da Douce Du Jour ficaram famosas! Opção charmosa para eventos menores! E você pode variar os sabores, como nesse caso (abaixo): Red velvet, Cenoura com especiarias e Creamcheese com raspas de limão.

Micro-bolos

E que tal bolo para comer com uma mordida? Uma boa ideia para quem não quer manter um distanciamento social até na mesa de doces! rs A Fleur de SucreGuia de Fornecedores FLEUR DE SUCREBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, por exemplo, faz seu famoso bolo de fita em versões de diferentes tamanhos – até o pequenininho individual:

Quantos doces para decorar uma mesa de casamento?

Pensando em um pequeno casamento civil, a mesa pode aparecer de forma mais enxuta, mas com várias delícias. O que muda é o cálculo dos doces, como explica Julie Orberg, da Piece of Cake. “Para um casamento de 400 pessoas, por exemplo, podemos considerar a conta de seis doces por pessoa e ter entre 10 e 12 variedades. Já num mini wedding, o ideal seria fazer mais por convidado e ter, pelo menos, uns 160-180 doces para a mesa ficar cheia. Como são poucas pessoas e bem íntimas, os noivos podem escolher sabores específicos que mais agradam aqueles convidados.”

Também vale ressaltar que você não precisa de uma grande mesa, você pode usar opções menores, como um aparador, uma mesa lateral, uma mesa de centro…

E se eu não quiser montar uma mesa de doces, qual a alternativa?

Como comentei no post de ideias de decoração (neste link), você pode trazer os doces para a decoração dos ambientes. A assessora Georgia Nog, da Toda de Branco, fez um mini wedding uma vez com esta proposta. Em cada cantinho, ela salpicou pratinhos com vários docinhos, o que surpreendeu os convidados que passeavam pelo espaço.

( Foto: Divulgação )

Outra opção é servir os doces no lugar das sobremesas, em bandejas bonitas ou pratos de várias alturas, quase como num tea time. Eles podem ficar no cantinho do café:

( Fotos: Fratelli e Julia Ribeiro )

Quais doces não podem faltar no casamento?

E se a ideia for diminuir a variedade de doces do casamento civil, a Piece of Cake conta quais são os que mais fazem sucesso: “os coringas são: Bola dourada de brigadeiro, Doce de leite com sablés, Trufa de limão, Camafeu de nozes, Trouxinha de coco, Ninho de ovos e Quadradinho de caramelo.”

Doces embalados

Se você faz parte do time que está um pouco “neurótico” com higiene e segurança (o que dá para entender), que tal substituir os doces em forminhas por opções embaladas, como os bem-casados? Em tempos de coronavírus, ele podem deixar de ser lembrancinhas para integrar a festa! E se sobrar, já estão prontos para os convidados levarem embora.

Pão de mel, Leila Savioli

Bolo de rolo, Piece of Cake

Waffle, Piece of Cake

Palha italiana, Carol Melo

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Confira os outros posts do Especial Casamento Civil:

Casamento civil: looks para todos os estilos de noiva

Como o noivo deve se vestir no casamento civil?

Como organizar o casamento civil em tempos de Covid-19?

Casamento civil: prazos, documentos e regimes de bens

Qual a vantagem de se casar no civil?

Como organizar um pequeno casamento civil em casa?

Ideias charmosas para decorar o pequeno casamento civil em casa

Ficha Técnica

Fornecedores do Guia de Fornecedores CZ

Bolos & Doces para casamentos: ISABELLA SUPLICYGuia de Fornecedores ISABELLA SUPLICYBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Bolos & Doces para casamentos: FLEUR DE SUCREGuia de Fornecedores FLEUR DE SUCREBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Decoração & Cenografia: KARINA SAAB FLORES E DECORAÇÕESGuia de Fornecedores KARINA SAAB FLORES E DECORAÇÕESDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio