Em 2018, quando conhecemos o trabalho da Anette CerâmicaGuia de Fornecedores ANETTE CERÂMICALembrancinhas & PresentesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, ficamos encantados com a delicadeza de suas pinturas à mão. Na época, pedimos para ela pintar caixinhas de cerâmica para o nosso editorial inspirado nos mestres holandeses, o “Masterpiece”, da Revista Constance Zahn Nr. 6. O resultado não poderia nos deixar mais felizes: um sucesso entre as noivas! No ano seguinte, em 2019, Anette voltou à nossa revista, na edição número 7, agora com porta-joias, outra peça que virou hit. Passados anos, Anette se tornou uma das queridinhas das noivas, principalmente na hora de escolher os presentes para padrinhos, pais e avós, e lembrancinhas de casamento. E é por isso, que batemos um papo com ela, para entender como funciona o processo de criação de suas porcelanas e cerâmicas pintadas à mão, bem como saber as novidades em presentes para padrinhos e lembrancinhas. Dá uma olhada:

– Como você começou sua carreira de artista?

Comecei minha carreira há 22 anos, quando resolvi mudar de casa e queria dar o meu toque pessoal na decoração. Para tanto, busquei técnicas e conhecimentos para que pudesse confeccionar as minhas próprias peças pintadas à mão, tudo com meu estilo. Sempre gostei muito de trabalhos manuais, mas foi com a pintura em cerâmica que encontrei maior identificação.

– Como entrou para o universo dos casamentos?

Como já pintava há muito tempo, vinha sendo procurada por clientes para execução de diversas peças em geral. No entanto, através de uma amiga da minha filha, que trabalhava com você, tive a oportunidade de apresentar o meu trabalho e, a partir daí, passei a fazer parte do time de profissionais do Guia de Fornecedores CZ.

(Foto: Fratelli)

– Qual a importância de criar uma identidade visual para casamento? Quais informações são essenciais para que o presente fique com a cara do casal e do casamento?

Na maioria dos casos, as noivas que me procuram já possuem a identidade visual elaboradas por aquarelistas, e com a arte apresentada faço o desenho para as peças escolhidas. A seguir, apresento o desenho à noiva para que ela aprove e, posteriormente, realizo a pintura manualmente em peça por peça.

– Quais técnicas de pintura você usa?

As técnicas de pinturas realizadas na cerâmica e porcelana são de aquarelas ou na forma tradicional, sendo que a escolha será feita de acordo com a arte visual apresentada pela noiva.

(Foto: Lucas Lima)

– Quais são as sugestões mais legais de presentes para padrinhos e madrinhas? Tem alguma novidade?

Sugiro peças úteis com pinturas que não interfiram na decoração, podendo serem usadas em qualquer ambiente e/ou espaço escolhido pela pessoa presenteada. Já sobre as novidades, tenho sim. Para os padrinhos são os copinhos de shot e taças pintadas, ótimos para compor as caixas com a bebida a ser presenteada; para as madrinhas, difusor e porta-vela de porcelana, ambos com a pintura que remete a identidade visual. Por último, uma novidade que considero atualmente como “best-seller” é o vaso com a pintura inspirada na identidade visual para a decoração do espaço onde será realizada a festa do casamento.

– Qual foi a lembrancinha mais diferente que você já fez?

As lembrancinhas mais diferentes foram para os padrinhos de um casal praticantes de rally com Jipe, somada a tradição familiar como cafeicultores, cujos motivos ensejaram na escolha de xícaras de café pintadas em verde (cor do Jipe usado pelo casal), com o desenho da grade frontal do veículo. Achei muito sugestiva e interessante essa idéia que, na sua originalidade, agradou bastante os convidados jipeiros.

– Com quanto tempo de antecedência é ideal encomendar as lembrancinhas?

Depende da quantidade de peças, mas, em geral, recomendo que seja com três meses de antecedência.

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Fiquei noiva! Tudo para o planejamento de casamento

Veja também: Checklist da decoração de casamento

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Lembrancinhas & Presentes: ANETTE CERÂMICAGuia de Fornecedores ANETTE CERÂMICALembrancinhas & PresentesSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio