A história de um casamento começa com uma joia: o anel de noivado! E assim como o vestido, penteado e maquiagem, as joias que a noiva vai usar no casamento são escolhas muito importantes para complementar o visual. Além das alianças que simbolizam a união do casal no altar, as outras peças do grande dia podem transmitir a personalidade da noiva ou até mesmo carregar memórias e lembranças de família.

Para te ajudar a escolher as joias perfeitas para o casamento, nós batemos um papo com a designer e joalheira Priscila do Vale, que falou sobre os modelos de alianças mais pedidos, as possibilidades de personalização e detalhes do processo de criação de uma joia exclusiva. Confira!

– Como tudo começou? Como você entrou para o universo de casamentos? 

Como filha de joalheiro, cresci vendo todo o trabalho de desenvolvimento de uma joia. Sempre acompanhei o mundo da joalheria em seus detalhes: suas simbologias, parte técnica, processos de produção, gemologia, criação. Desde pequena já tinha contato com a realização e finalização de uma joia.

No atelier tenho um contato muito próximo com meus clientes. Sempre gostei de fazer parte dos momentos felizes das vidas das pessoas e acredito que uma joia ganha um significado ainda mais especial quando usada no grande dia. Será uma joia lembrada para sempre com carinho! Além disso, notei espaço na área de joalheria sob medida para o universo dos casamentos. Existem várias possibilidades de presentes personalizados também.

– Hoje, quais são os tipos de joias que os noivos mais procuram para fazer o pedido de casamento?  

O anel solitário ainda é o mais procurado, porém com algumas variações, como por exemplo, com complementos de outros diamantes. Alianças de diamantes também são opções interessantes e desejadas.

– Quais são os tipos de alianças que você oferece? O ouro amarelo ainda é o mais pedido?

Sim, o ouro amarelo predomina! No geral, os casais preferem alianças elegantes e com um design discreto. Alguns me pedem pequenos detalhes personalizados, como inscrições internas, texturas rendadas, elementos simbólicos…. Outra opção que costumo desenvolver são alianças com características um pouco diferentes uma da outra, o par não precisa ser idêntico. A da noiva, por exemplo, pode vir com algum acabamento, um diamante…

– Quais são seus best-sellers?

Joias desenvolvidas com a nossa renda de ouro exclusiva fazem muito sucesso! Sem dúvida, é um ícone da Priscila do Vale Jewellery. Outras peças de destaque são aquelas com diferentes texturas no ouro.

– Como é o processo de criação de uma joia exclusiva? Quanto tempo leva?

O processo de criação de uma joia exclusiva contempla várias etapas. Num primeiro momento, converso com a noiva e tento entender o que ela está buscando, seus sonhos e gostos pessoais, estilo do casamento e de todos os preparativos.

O próximo passo é buscar referências e desenvolver alguns projetos. Num segundo ou terceiro encontro, selecionamos o desenho ideal. E só a partir do projeto e orçamento definidos que a joia vai para produção.

Cada etapa é cuidadosamente preparada e a noiva tem a possibilidade de acompanhar bem de perto o desenvolvimento da sua joia. Posso dizer que o tempo médio de desenvolvimento de uma joia exclusiva, do começo ao fim, é de aproximadamente 3 meses.

– É possível reformar uma joia de família para ser usada no grande dia?

Sim, com certeza! Um novo design para uma joia cheia de significados especiais traz o que nos é precioso para o momento do grande dia. O processo criativo é muito gratificante e segue as mesmas etapas de criação de uma joia exclusiva, ou seja, alguns encontros com a cliente e mais alguns meses de produção para a joia final.

– Caso o noiva escolha um anel de noivado em ouro branco, as alianças podem ser de ouro amarelo, ou você recomenda que sejam de ouro branco também? 

A aliança em ouro amarelo também combina com o anel de noivado em ouro branco. Misturar as cores de ouro entre as joias é uma boa opção. O que conta também é o gosto e estilo pessoal de cada noiva.

– Conte-nos sobre algum pedido especial que já recebeu.

Um pedido diferente que me marcou foi o de um casal que pediu um par de alianças que deveriam ser confeccionadas com o ouro das alianças dos avós. Para eles isso era um símbolo de amor, continuidade e tradição. O par ficou lindo!

– Além do anel de noivado, meia aliança e alianças, quais outras joias podem compor o visual da noiva no altar?

Existem várias opções, como brincos, terço, pulseira ou bracelete, colar de pérolas ou de diamantes. Tudo vai depender do estilo da noiva, do vestido que escolheu, do penteado que irá usar… O que sempre busco é um equilíbrio perfeito.

– Pérolas são um clássico para o visual do altar. Como uma noiva moderninha pode incluí-las no look do casamento?

Através de um design mais contemporâneo, como por exemplo, um par de brincos estilo ear cuff ou ear jacket, com pérolas de diferentes tamanhos ou formatos com ou sem aplicações de diamantes.

– Quais são seus modelos de brincos favoritos para casamento? 

Gosto de várias opções, depende do horário e local do casamento, estilo da festa e da noiva. Tudo tem que estar em harmonia, inclusive com o penteado da noiva. A noiva pode ousar um pouco mais no brinco, no efeito, brilho e no tamanho da joia para um casamento mais festivo. 

Meus preferidos para um casamento à noite na cidade são brincos com pedras preciosas como diamantes, morganitas, águas marinhas e esmeraldas. Para um casamento de dia na cidade, gosto de brincos de tamanho médio, com pérolas e diamantes, pedras em tons pastel também ficam bonitas, pois imagino um vestido mais curto, com menos volume.

Já para um casamento na praia ou no campo, penso em joias menores, brincos mais curtos, tipo button ou ear cuffs de pedras preciosas. 

– Quais são boas ideias de joias para presentear mães, madrinhas e daminhas na hora do convite?

As mães e madrinhas podem ser presenteadas com pingentes personalizados com as iniciais de cada uma, ou uma medalha com um símbolo religioso, ou ainda uma pulseira com um desenho que faça parte da identidade visual do casamento. Para as daminhas, gosto de brincos ou pulseiras que elas possam usar no dia do casamento.

– Falando sobre daminhas, qual o tamanho, tipo e material de joias que você recomenda?

Sobre o tamanho, depende um pouco da idade da criança. Já sobre o tipo e material, recomendo joias em ouro, que são eternas. As joias devem ter peso adequado para não incomodar. No caso dos brincos, cantos arredondados, pinos e tarraxas proporcionais. As peças devem ter formas delicadas e design próprio, criado exclusivamente para as crianças.

– Noivas que querem usar um terço no grande dia podem personalizar a peça com as pedras de sua preferência?

Todos os terços da Priscila do Vale Jewellery são criados sob medida, de acordo com o estilo da noiva e do casamento. Para mim, o terço é como um vestido de noiva, uma peça importante e exclusiva desenvolvida em conjunto com a noiva, que pode sim personalizar a joia com as pedras de sua preferência.

– Tem alguma tendência que você gosta?

Alianças diferentes para noivo e noiva. A ideia de ter as alianças escolhidas em casal, com as considerações e preferências de cada um é muito legal e torna a peça ainda mais especial. Antes, era comum o homem escolher as alianças de casamento sozinho. Hoje é uma experiência única para os noivos.

– Em que momento dos preparativos recomenda que a noiva procure as joias do grande dia? 

Aproximadamente seis meses antes do casamento. Esse momento especial faz parte dos preparativos e também une muito o casal.

– 3 conselhos para as noivas na hora de escolher as joias do casamento:

1) Pense na sua joia com muito carinho! A joia é um dos poucos itens do casamento que pode eternizar esse momento tão especial, inclusive passando de geração para geração.

2) Não deixe para escolher as joias na última hora. São itens super importantes e com grande significado. O último mês antes do casamento é corrido, cheio de ansiedade e detalhes para serem finalizados.

3) Compre uma joia de ouro, de acordo com o seu estilo e de origem certificada, que possa ser usada em outras ocasiões. Um brinco, por exemplo, poderá ser usado no grande dia e depois em outros momentos.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: 5 alianças que fogem do comum

Veja também: 7 brincos fofos para daminhas