Fábio Borgatto, da Duo Borgatto, é um dos fotógrafos queridinho dos noivos que buscam um estilo de fotografia natural e poético. Suas fotos encantam não só os brasileiros, como muitos casais na Europa, onde ele mantém um escritório em Portugal. E desde 2016, ele se dedica a um novo projeto, a Fratelli Bridal GuideFRATELLIFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital), LisboaPortfólio. A empresa, que comanda ao lado dos sócios Rafa Ramos e o Renato Aoki, traz sua filosofia no DNA, mas possibilita muitas outras opções para os noivos, como o vídeo do casamento. E a gente já fez vários trabalhos com a Fratelli Bridal GuideFRATELLIFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital), LisboaPortfólio, inclusive editoriais lindos para a Revista Constance Zahn (à venda neste link). Aproveitamos que Fábio passou pelo nosso escritório para bater um papo com ele e pegar boas dicas para ter o álbum de casamento perfeito! Dá uma olhada:

Como começou a Fratelli?

O Projeto Fratelli Bridal GuideFRATELLIFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital), LisboaPortfólio, nasceu da natural expansão do Duo Borgatto. Como sempre foi uma prioridade o conceito de boutique fotográfica, nossa agenda é restrita e nos impedia de atender mais de um cliente por data. E os fotógrafos do Fratelli são o Rafa e o Renato que iniciaram no Duo Borgatto, justamente num momento de novos projetos e o início da base Europa. Rapidamente entenderam o conceito e abraçaram o estilo (tanto estético como de vida e profissão), iniciando assim uma sociedade Duo Borgatto e Fratelli.

Qual a diferença entre a Duo Borgatto e a Fratelli?

No Duo Borgatto, Fabio e Julia fotografam os casamentos, sempre. Na Fratelli, Fabio e Julia participam criativamente, desde o atendimento, passando pela pós-produção, até a entrega. Mas não necessariamente estarão como fotógrafos no dia do evento.

E como vocês se dividem dentro da empresa?

Eu, Fabio, sou o criativo do estúdio. Já o Rafa, formado em cinema, o Renato, diretor de arte, fotografam e filmam.

Que produtos / serviços vocês oferecem?

Fotografia e vídeo de casamento, ensaios pré e pós-wedidng.

Como você define o estilo do trabalho da Fratelli?

Não oferecemos produtos, oferecemos um time de criativos: com bagagem de moda, publicidade e design, essa soma é a nossa marca.

Qual o diferencial da Fratelli?

Estilo: a soma de nossos olhares trazem uma bagagem estética muito forte, e a soma com o espontâneo faz uma dupla incrível. A bagagem dos criativos envolvidos é muito rica, e entendemos que a construção da imagem precisa ser feita pensando num registro atemporal. Ou seja, não compramos filtros prontos, não ficamos loucos atrás de novidades tecnológicas ou meras tendências. Entendemos que nossa fotografia precisa ser boa hoje, amanha e daqui algumas décadas. Conteúdo com estética.

Vocês fazem destination weddings? O que muda na logística?

A Fratelli praticamente nasceu em um destination wedding.rs! Pra nós é tão natural estar com o pé na estrada que nada muda.

Como explorar o melhor do cenário em destination weddings?

Entender o motivo pelo qual o casamento está sendo realizado lá. Por questões históricas, por motivos religiosos? Por logística? E a partir dessas perguntas, vamos começar a nos aprofundar em arquitetura, contexto e criar o suporte visual para registrar uma história de forma a contar para as próximas gerações como tudo aconteceu, em detalhes.

Quais são as maiores vantagens de fazer casamentos fora com a Fratelli?

Para o cliente, a vantagem é termos sempre equipe no exterior, com conhecimento em diversos ritos e cerimônias, garantindo que tudo aconteça e seja fotografado com qualidade. E contamos também com toda a burocracia local já resolvida, desde passaportes/vistos até contas bancárias e fornecedores.

Como funciona a equipe da Fratelli no dia do casamento?

Basicamente fotografamos tudo em dupla, com um set up de lentes que mantém a cena limpa, não atrapalhando os convidados mas mantendo um fotógrafo mais perto do casal e outro mais distante criando outros clique e variações. A ideia é estar no dia do casamento a partir da preparação do casal e ficar até a festa. Para casamentos maiores ou com logística mais complicada, contamos com um fotógrafo de festa e um fotógrafo adicional para as famílias.

O que se deve tomar cuidado em um casamento de dia?

Luz! Nem sempre o dia ensolarado resultará nas fotos bonitas. Em espaços a céu aberto, o sol direto pode produzir zonas de alto contraste, com sombras indesejadas e o desconforto dos convidados pode ser um fator negativo na horas das fotos protocolares e do ensaio do casa.

O que se deve tomar cuidado em um casamento de noite?

Luz! Nossa fotografia é o mais espontânea possível, não gostamos de invadir os espaços com tripés e ‘tochas‘ para iluminar tudo. Por isso, a importância de pensar com o decorador/equipe de luz os pontos certos para que tudo seja confortável e que funcione esteticamente para a fotografia.

Casamento em Cascais, em Portugal:

O dia do casamento é muito corrido. Mas se você pudesse elencar os momentos que vale a pena separar alguns minutos para as fotos, quais seriam?

Dos momentos que podemos dirigir mais, gostamos de reservar tempo para o ensaio do casal e as fotos protocolares, que apresar de menos criativas são de grande importância sentimental.

Conte sobre um pedido inusitado e como você o atendeu?

Tivemos alguns casos curiosos, mas o que nos marcou foi ter como cliente uma fotógrafa autoral, premiada e artista do Museu da Imagem e do Som – MIS, que nos deixou livre pra criarmos e ainda fizemos o registro com filme analógico todo em preto e branco. Uma contra-tendência, pois fomos pra criatividade em trabalhar com o mais simples e básico, respeitando as limitações físicas de luz, ISO e câmeras. O resultado foi espetacular, com muita textura, grão, revelação manual em processo artesanal.

Como funciona o atendimento – do começo ao fim?

Estamos sempre entre viagens, por isso resolvemos trabalhar com agendamento para atendimento e apresentações. Estamos muito acostumados com clientes de outros Estados e Países e, por isso, reuniões por FaceTime/Skype são bem comuns. Mas, claro, que adoramos um papo com café a mesa sem olhar pro relógio. Hoje temos mais facilidade em atender presencial em SP e Lisboa.

Em que momento dos preparativos ou com quanto tempo de antecedência a noiva deve te procurar?

Acreditamos que assim que ela souber a data e já tenha local definido. Assim, conseguimos reservar a agenda e já ter certeza que os estilos, do casamento e do fotógrafo são compatíveis. Mas tendo a data livre, alguns dias antes é o suficiente para casos como ensaios.

Quais as dicas que vocês dariam para as noivas em relação à fotografia de casamento?

  1. Escolha o fotógrafo por estilo e afinidades estética;
  2. Escolha o fotografo pela forma que ele entende o mundo e como é seu olhar sobre a vida;
  3. Escolha o fotografo que pensa nas imagens como relíquia de família e não como imagens de portfólio ou prêmios;
  4. Busque entender a relação do local que você planejou casar com a luz e a a data do evento. Vemos muitas noivas com referências de Pinterest sem perceber que tais referências de luz ou cenário podem não funcionar pro evento dela. Muito por conta da geografia do lugar e da estação do ano que ela vai casar.

Ficha Técnica

Fornecedores que

Fotografia: FRATELLI Bridal GuideFRATELLIFotografiaSão Paulo, São Paulo (Capital), LisboaPortfólio