Renato Aguiar é sinônimo de festa!25 anos comandando o renomado buffet que leva seu nome e, desde 2007, assinando suntuosas decorações, ele é referência não só em Ribeirão Preto, onde está situado, mas em todo o País! Também pudera, Renato Aguiar vai com sua estrutura de Norte a Sul do Brasil para realizar os casamentos mais badalados. Com uma clientela fiel, que faz questão de sua assinatura nas comemorações familiares, Renato precisa estar sempre antenado para surpreender os convidados. Criativo, observador e exigente, já lançou inúmeras tendências tanto na gastronomia como no decor de eventos. Aqui, batemos um papo com ele sobre o que é luxo e o que é essencial em casamentos nos dias de hoje. Mas, antes de ler o bate-papo, assiste ao vídeo que gravamos com ele. Nesse CZ Backstage, ele conta sobre a sua trajetória e mostra uma prova de flores e buffet:

– Você que sempre faz festas luxuosas, o que é luxo em casamento hoje?

A melhor festa é aquela que tem personalidade, e cada vez mais busco captar as características mais dos noivos e da família. Se para eles o importante é ter a natureza, por exemplo, é com ela que vou trabalhar. E trabalhamos a festa como um todo, desde pensar no local e na decoração e até os detalhes, como tecnologia, projeções, som, iluminação, gerador, mesa de doces…

– Quais são as tendências em casamento para 2019/2020?

Mistura de flores, com inspiração botânica. Arranjos e decorações que tenham um ar de colhidos na hora, além de folhagens, não somente nas cores verdes, como também nos tons terrosos e vinho estão em alta. O casamento da Meghan Markle ditou muitas tendências no quesito decoração: folhagens, flores frescas com aspecto de jardim é o que mais as noivas têm pedido. Tudo muito chic, natural e fresco, essas são as palavras de ordem.

– Seu acervo de peças e louças é invejável. Quantas coleções de louças você já lançou? Como é seu processo criativo: do desejos dos noivos ou do que vê pelo mundo?

Por conta de ter começado o Buffet Renato Aguiar no interior de São Paulo, meu acervo ficou muito grande. Tenho muitas peças. Trabalho das duas formas, crio de acordo com a vontade dos noivas e também através de minhas pesquisas fora do País.

– O fato de você fazer buffet e decoração te dá uma visão mais completa da dinâmica de uma festa. O que é para você uma festa que funciona perfeitamente?

Sou muito criterioso com a circulação da festa, tudo é montado e pensado para que os garçons possam circular livremente. Sou também muito exigente com a gastronomia, além de ser tudo muito bem apresentado, tem que ser tudo muito gostoso. Festa tem de ter um dono, que seja capacitado para gerenciar todo o processo, desde o gerador, o caminhão pipa, o convite, a decoração geral, o ar-condicionado e as flores, até os pequenos detalhes, como os doces e as forminhas, que também são muito importantes. Esse é o corpo da festa. É a estrutura geral: o lugar construído, o mobiliário, a gastronomia e a decoração. Seja em lugar construído ou ao ar livre.

– Quais os cuidados essenciais em uma decoração diurna?

Se for na praia, vale explorar as texturas e materiais naturais. Orquídeas das mais variadas espécies são lindas e fazem toda a diferença, perfeitas para o clima praiano. Na fazenda, aconselho que os arranjos tenham aquele ar de colhidos na hora, tudo muito fresco e chic.

– E noturna?

Precisa de decoração aérea para dar resultado. E uma luz cenográfica surpreendente. No aéreo pode ter velas suspensas e mini luzes.

– Quais os erros mais comuns que você vê em decoração de casamento?

Sempre oriento a fugir do Pantone do ano e das tendências mais fortes e datadas.

– Falando de buffet, o que você não sugere para seus noivos?

Novamente as tendências, comidas temáticas. Muitas vezes, por ter muitos jovens, acham que é dispensável o jantar. Eu não acho. Desde que seja um casamento, o jantar não é dispensável.

– E para o buffet, quais as melhores maneiras de surpreender?

Há várias maneiras de surpreender no buffet. Os pães feitos na hora, como sempre faço, fazem o maior sucesso. Levo uma boulangerie com vários tipos de pãe e frios para dentro da festa, todo mundo gosta! Também já montei uma espécie de mercado em um casamento, e tinha até fabricação de burrata própria. Foi incrível!

– O que você mais gosta para um menu na fazenda?

Sugiro que tenha sempre algo que remeta ao local, por exemplo, na mesa de recepção, ter mini pão de queijo, mini broa. Se for uma região de cana de açúcar, porque não ter uma garapa? Se é região de laranja, ter um suco de laranja. Produtos que sejam da região é uma grande aposta.

– E na praia?

A mesma coisa produtos que remetam à região. Água de coco não pode faltar, nem peixes e frutos do mar.

– E para finalizar, a gente sabe que você não para. O que podemos esperar de novidades?

Muitas novidades. Cada vez mais venho trazendo para as festas a identidade do local onde ele é realizado. Vou fazer um casamento no Sul, onde vou incluir no cardápio, queijos e geleias locais. Tenho buscado muito integrar a região ao casamento. Nada mais chic do que celebrar as origens em uma festa tão familiar e cheia de significados como o casamento.