Decoração de casamento no campo pede integração à natureza – e disso Karina SaabGuia de Fornecedores KARINA SAAB FLORES E DECORAÇÕESDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio entende muito bem! Com formação em arquitetura e mais de 20 anos de carreira, a decoradora traz a arte floral em seu DNA e, por isso, a empresa que leva seu nome é uma das queridinhas dos noivos que sonham em se casar no campo.

Batemos um papo com Karina SaabGuia de Fornecedores KARINA SAAB FLORES E DECORAÇÕESDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Interior), Campinas e regiãoPortfólio para entender como criar uma harmonia entre o projeto floral e a cenografia do casamento e ainda pegar várias dicas para os noivos começarem a planejar a decoração do grande dia com o pé direito. Confira:

– Como tudo começou?

Cresci dentro da floricultura da minha mãe e fui cada vez mais me apaixonando por esse universo! Um dos momentos mais esperados por mim eram os sábados, quando ia junto com minha mãe levar as flores para arranjos de cabelo e bouquets das noivas… Era encantada por noivas desde pequena!

Entrei na faculdade de arquitetura querendo me qualificar para me tornar paisagista, mas já no curso me encantei pela cenografia – criar algo grandioso para um momento efêmero! Criar, planejar executar para durar horas… Logo que me formei, há 20 anos, assumi a parte de eventos.

Foto: Juliana Vicente Fotografia

– De que forma você entrou para o universo de casamentos?

Logo que me formei, começou uma fase no mercado de eventos onde o mobiliário, antes fornecido em sua maioria pelo buffet, passou a ser nossa responsabilidade. A decoração de um casamento é complexa, e pude unir minhas duas profissões – arquiteta e florista – para atender aos noivos que chegavam com essas demandas. E como trabalho no interior de São Paulo, uma região rica em espaços abertos para eventos, as grandes fazendas foram se tornando opções para a cerimônia e recepção de casamento – hoje sendo a queridinha dos noivos. E foi assim que comecei, com um movimento grande de casamentos migrando para o interior e pela carência em profissionais completos, que possuíssem expertise em cenografia, arquitetura e flores.

Foto: Rafaela Azevedo

– Hoje você completa 20 anos de carreira. Fazendo uma avaliação de todo esse tempo, o que você acha que mais mudou nas decorações de casamento?

Sempre temos muitas novidades, mas a decoração hoje é com certeza o ponto alto de um casamento! Antes, ela não tinha tanta força em uma festa, servia mais como um “simples” cenário para a festa. Por isso, é preciso estar antenado nas tendências e, acima de tudo, ter uma linha e estilo de trabalho. Ao longo dos anos consegui deixar meu DNA forte e virar referência em casamentos no campo, fazendas, etc.

Foto: Juliana Kneipp

Foto: Lucas Lima

– Como você define seu estilo de decoração? 

Acredito que definiria como versátil! Cada estilo tem seu valor, e a grande arte do meu trabalho é identificar o estilo de cada cliente e transmitir isso na ambientação. Antes gostava de arranjos mais limpos e lineares. Porém, hoje transito muito entre o estilo formal, mais clássico, e uma proposta mais contemporânea, com arranjos assimétricos e orgânicos.

Foto: Thiago Farias

Foto: Fratelli

– Quais suas principais inspirações para criar seus projetos?

Vivenciar o dia a dia de uma floricultura está no meu sangue. As flores fazem parte da minha vida e sempre me inspiram! Me inspiro demais na natureza, no campo, nas viagens que faço e na arquitetura.

Foto: Família Buzetti

– Não existe uma fórmula exata, mas qual o segredo para o sucesso de uma decoração, na sua opinião?

Com certeza contar a história daquela festa, dos noivos. A decoração precisa refletir o estilo e gostos do casal. Quando o cliente se identifica com o projeto, se sente confortável naquele cenário para receber seus convidados, temos certeza que a decoração foi acertada!

Foto: Juliana Kneipp

– Como a bagagem de arquitetura contribui para o projeto?

Minha formação em arquitetura e urbanismo é um diferencial para a concepção e realização de cada evento e decoração. Além de toda a parte técnica que envolve, por exemplo, construção de um piso, consigo com minha formação ter uma visão mais ampla e aplicá-la na hora de criar o projeto para os noivos, que conseguem visualizar melhor como vai ficar a festa.

Foto: Renata e Yuri

– Muitos são seus diferenciais. O primeiro deles é fazer decoração e projeto floral. Quais as vantagens de desenvolver ambos? Como isso influencia o processo criativo?

Acredito que um decorador de eventos tenha que ter os conhecimentos e qualificação de arquitetura e arte floral. Os dois se completam e a harmonia entre ambos é fundamental. Poder pensar os dois juntos é sensacional! E ter este domínio facilita também no controle dos itens, do projeto, do orçamento e até de possíveis mudanças, como o aumento da lista de convidados, que é comum em casamentos.

Foto: Juliana Vicente Fotografia

– Outro diferencial seu é o fato de você possuir um acervo enorme de peças e mobiliário. Como ele funciona hoje em dia? O que vocês mais possuem? Está tudo à disposição dos noivos?

Com certeza nosso acervo está inteiro à disposição dos noivos, e busco sempre trazer novidades para ele. Temos de tapetes a vasos, por exemplo – itens que fazem grande diferença na decoração de uma festa! Com as peças, a decoração fica única, exclusiva e mais aconchegante.

Foto: Rafaela Azevedo

Foto: Água Benta

– Aliás, o mobiliário é super importante no projeto. Qual a dica para quem quer uma decoração moderna no campo?

Acredito no complemento de decoração com móveis, objetos e flores. O mobiliário traz aconchego, completa o ambiente e muitas vezes dá a conexão para os arranjos florais. Para um decoração moderna no campo, aposto em móveis de madeiras, mas com desenhos mais atuais; uma cadeira de telinha, mas com uma releitura moderna; arranjos mais contemporâneos, não tão formais… Tudo isso se complementa e torna o projeto mais moderno.

Foto: Lucas Lima

– Com quanto tempo de antecedência os noivos devem te procurar?

A decoração deve ser um dos primeiros itens do casamento a ser fechado. Entre 1 ano e meio e 2 anos seria o ideal, mas surgem em prazos menores e, se tivermos agenda, sempre tentamos atender.

Foto: Família Buzetti

– Quais as três dicas que você daria para os noivos na hora de definir a decoração do casamento?

  1. A decoração deve refletir o gosto e estilo dos noivos;
  2. Ela deve ser alinhada com o espaço escolhido e modelo de cerimônia (noite / dia);
  3. E, por fim, alinhar expectativa com orçamento.

Foto: Lucas Lima

Foto: Lucas Lima

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Decoração de casamento integrada à natureza no Terras de Clara

Veja também: Casamento clássico-campestre: Fernanda + Matheus