Bate-papo sobre casamento na Suíça com Nati Felli, proprietária do hotel Guarda Golf
Aproveitamos que os melhores hotéis da Suíça desembarcaram no Brasil para os nossos eventos (tem todos os detalhes aqui e aqui), para bater um papo com Nati Felli, brasileira radicada na Suíça, dona do lindo hotel Guarda Golf e integrante da Swiss Deluxe Hotels – poderosa organização que reúne os melhores hotéis de luxo do país. Nati deu várias dicas e aproveitou para desmistificar a ideia que muitos noivos tem de que casamento na Suíça é excessivamente caro. “Temos fornecedores locais, uma gastronomia impecável, com os melhores ingredientes, vinhos suíços maravilhosos e o melhor serviço do mundo”, garante ela.

(Foto: Rodolfo Santos)
– Por que casar na Suíça?
São muitas vantagens se casar na Suíça:
1) localização privilegiada, no coração da Europa, e paisagens maravilhosas e intactas. Por sermos um país pequeno, em questão de minutos você sai da cidade (que reúne centros modernos e históricos) e chega à natureza, em paisagens de tirar o fôlego. E pensando em um casamento, a ideia é sempre fazer um mix completo de passeios e experiências.

Vista do hotel Guarda Golf
2) o mix de quatro culturas (italiana, alemã, francesa e romanche), que só agrega ao país e às festas. Brinco que o que há de melhor em cada um desses países vizinhos está na Suíça! Além disso, vejo os casamentos brasileiros costumam seguir uma linha gastronômica francesa, mas com toques e pratos de outras origens, como a italiana. E nós conseguimos fazer exatamente isso: misturar as culturas e agregar em todos os sentidos, o que não acontece em muitos outros países da Europa.
3) o melhor serviço do mundo. A Suíça é o berço da hotelaria, ninguém recebe tão bem quanto nós. É uma bandeira que nós hoteleiros e membros da Swiss Deluxe Hotels fazemos questão de honrar.

As montanhas da região de Crans-Montana

Hotel Guarda Golf

Hotel Guarda Golf
– Destination weddings são eventos que duram vários dias. O que você sugere de programação pré e pós-wedding?
A Suíça oferece muitas possibilidades! Vou listar algumas:
- Que tal um almoço gostoso em um barco no lago Leman?
- Para quem gosta de natureza, uma caminhada guiada ou um picnic em qualquer uma das montanhas maravilhosas são experiências inesquecíveis! Picnic é cultural na Suíça, tanto na montanha quanto nos lagos. Estar em meio à natureza, totalmente em segurança, respirando o ar mais puro da Europa, com uma vista deslumbrante… impossível os convidados não se encantarem!
- Degustação de vinhos suíços. A produção local de vinhos é pequena e exportamos apenas 1%, por isso, nem todo mundo conhece, mas temos vinhos de altíssima qualidade, e premiados! Uma degustação, com certeza, surpreenderá os convidados!
- Degustação de raclette em um dos castelos medievais da região. A raclette é um prato típico suíço, originário da região de Valais, onde fica o Guarda Golf, que tradicionalmente era servido em casamentos. Normalmente, a degustação leva cinco tipos de queijo, de variados produtores do alto da montanha.

Produção de queijos de Valais

Raclette

Vilarejo tipicamente suíço
– É muito mais caro casar na Suíça?
Posso garantir que os valores de cardápios suíços são equivalentes aos brasileiros. Em um menu de quatro pratos e entradinhas, por exemplo, podemos começar a pensar em US$ 140 por pessoa. Um bom vinho suíço está na faixa de US$ 20. Caso prefira um vinho francês ou italiano, por exemplo, não há problemas, porque eles também saem mais barato. A Suíça tem acordos com muitos países, nossos impostos são infinitamente menores que os brasileiros. Um champanhe é até quatro vezes mais barato no restaurante do meu hotel, que em qualquer loja aqui do Brasil.
Temos algumas regras “chiques” na Suíça, como gosto de chamá-las, com relação ao serviço. A partir do momento que os noivos e convidados estão no hotel, não se cobra valores extras de aluguel pelas salas de eventos, nem mesmo para fechar o restaurante. Exige-se apenas que se tenha um número mínimo de convidados.