A brasileira Suellen Fernandes e a italiana Lucia Tuttoilmondo são daquelas pessoas que nasceram para se encontrar! As sócias e amigas de longa data sempre foram apaixonadas por realizar sonhos. E o sonho das noivas se tornou o foco delas de uns anos para cá, quando nasceu a Sigillo Events Bridal GuideSIGILLO EVENTS ATELIERDestination WeddingTodas as cidadesPortfólio, assessoria especializada em realizar destination weddings de brasileiros na Itália. Além de estarem sediadas na Itália, elas também possuem a vantagem de conseguir unir as duas culturas muito bem! Para saber mais sobre a histórias delas e ainda pegar boas dicas para os noivos que sonham em casar na Itália, batemos um longo papo. Vem ver:

– Como tudo começou?

Nos conhecemos tomando um chá em uma tarde chuvosa. Enquanto saboreávamos bolos e chá excelentes, nossas experiências e sonhos em organização de casamentos surgiram em sinergia total. Sem perceber que já era tarde, levantamos da mesa “saciadas e entusiasmadas”. Tinhamos um projeto, qualificações, habilidades. Não tivemos que fazer nada além de nos organizarmos para começar.

– Quais serviços vocês oferecem para os noivos?

Somos especializadas em destination wedding na Itália para brasileiros, mas assessoramos também casamentos de italianos. Para o casamento oferecemos esses serviços completos. Principalmente falando de um destination wedding. Criamos o tema do casamento junto com os noivos, montamos o calendário completa de festas, buscamos os profissionais mais competentes e que possuem sinergia com o tema, coordenamos todos os profissionais e a logística dos convidados, e personalizamos uma festa com o mix perfeito entre Brasil e Itália! Ah, e também fazemos elopement wedding e renovações de votos.

– Qual o diferencial da Sigillo com relação as demais assessorias da Itália?

Somos a primeira empresa de wedding planning brasileira e italiana certificada nos órgãos FAC e Triveneto, e credenciada no registro profissional do wedding planner com o “Selo” nº 7 em toda a Itália. Essa importante certificação, que identifica o reconhecimento da credibilidade por um interlocutor reconhecido a nível nacional, foi emitida pela FAC CERTIFICA, um órgão que faz parte da cadeia Accredia, a única instituição credenciada italiana de credibilidade reconhecida pelo Estado. Fora isso, temos a vantagem de unirmos as duas culturas como ninguém, o que nos tornou especializadas em destination wedding. Não somos uma empresa brasileira que realiza casamentos na Itália, somos uma empresa italiana com raízes brasileiras, o que faz muita diferença, pois conhecemos tradições culturais, costumes e dogmas dos dois lados.

– Como vocês se dividem na organização de um casamento?

Nos dividimos assim: Suellen Fernandes, que é brasileira e mora na Itália há mais de 15 anos, é a parte criativa e a ponte perfeita para os noivos brasileiros que querem viver o sonho de um casamento italian style sem perder o toque brasileiro. Já a Lucia Tuttoilmondo cuida da parte organizacional. Por ser italiana, ela expressa ao máximo a típica hospitalidade italiana. Ou seja, são duas forças em sinergias para dar o melhor na produção, e um staff de profissionais que se ativam em cada projeto. Temos também duas assessoras de casamento que nos acompanham, uma dedicada à noiva e outra ao noivo que damos muita importância.

– Como funciona o atendimento com noivos brasileiros?

O atendimento é previamente virtual, mas o nosso WhatsApp também está sempre a disposição e os noivos falam direto com a Suellen em português. Nesse caso, usamos um instrumento muito útil, uma sala meeting virtual para termos nossos briefings. É fácil de acessar: mandamos um link por email para o noivos e eles precisam somente acessar na hora marcada. Uma vez que fechamos o contrato, agendamos todos os encontros no general planning feito para os noivos.

– Vocês cuidam de todos os detalhes, inclusive da hospedagem dos convidados?

Sim! Em um destination wedding é importante dar assistência completa em todos os detalhes, e os convidados também merecem esta atenção. Se o local do evento, por exemplo, não dispõe da acomodação, ficamos à disposição dos noivos para acharmos soluções de hospedagem para os convidados.

– Qual a importância e vantagem de ter uma assessoria local para um destination wedding?

A assistência no local de uma pessoa que fala a sua língua e, acima de tudo, quem conhece as realidades relacionadas com o local que irá sediar o evento, que conhece bem as tradições e as regras comerciais locais será essencial porque:

– o casamento é organizado à distância, e ter alguém in loco é fundamental;
– pela diversificação do território em comparação com o País de origem;
– pela diferentes características das estruturas, locais;
– pelas dificuldades de comunicação;
– pelas diferenças culturais, religiosas e enogastronômicas;
– pela burocracia.

Por exemplo: na Itália, temos uma forte fragmentação de serviços e, consequentemente, os wedding planners que não são do território terão dificuldade em entrar em contato com fornecedores locais. E o tempo é claramente um elemento muito importante a ser levado em consideração, principalmente porque nos preparativos os noivos possuem, normalmente, pouco tempo disponível aqui para conferir e visitar todos os profissionais.

– O que só uma assessoria local pode resolver?

Resolve, de fato, todos os problemas comerciais, que não são diferentes somente no âmbito das tratativas por uma questão de cultura e organização, principalmente quando o casamento acontece longe dos principais centros. Sem um assessor local, o risco de problemas de logística é bem grande.

– Uma tradição italiana que faz o maior sucesso nos casamentos brasileiros na Itália?

A torta italiana típica para o casamento, que é feita com massa folhada, recheada com creme de confeiteiro e coberta por uma camada de açúcar de confeiteiro. O que a torna mais especial é que ela é montada em frente aos convidados, na hora da festa, proporcionando uma experiência totalmente diferente do momento da torta, para ninguém esquecer! E com certeza não pode faltar a música típica italiana-tarantella e os “confetti” , que são as amêndoas confeitadas, o nosso bem-casado do Brasil.

– O que você mais gosta e recomenda para evento pré-wedding?

Um jantar informal com degustação típica e que seja bem diferente do mood geral do casamento. Assim, os convidados conseguem ter mais de uma experiência italiana.

– E pós-wedding?

Um piquenique ou um brunch com vista panorâmica!

– Qual a melhor época para casar na Itália?

Primavera e verão: entre os meses de março e setembro, com exceção de agosto, porque é o alto verão e período de férias, nas quais muitas coisas fecham além das cidades ficarem lotadas de turistas. E recentemente estamos apaixonadas pela primeira semana de outubro, que nos últimos anos tem ficado muita linda com a mudança das folhas por conta do outono.

– Com quanto tempo de antecedência as noivas devem procurar você?

Podemos realizar eventos com até um mês de antecedência sem problemas, mas pensando em um destination wedding, onde os convidados também precisam se programar, aconselhamos que os noivos nos procurem com pelo menos seis meses de antecedência.

Ficha Técnica

Fornecedores que

Destination Wedding: SIGILLO EVENTS ATELIER Bridal GuideSIGILLO EVENTS ATELIERDestination WeddingTodas as cidadesPortfólio