Com mais de 25 anos de carreira, Ricardo Almeida é um dos grandes nomes da moda masculina no Brasil. Desde pequeno, acompanhava seu pai em sua loja, a tradicional Casa Almeida, especializada em cama, mesa e banho. Na adolescência, tornou-se representante de vendas em uma confecção. Não demorou para montar sua primeira fábrica e consolidar sua carreira em torno de ternos, costumes e camisas sob medida. Suas peças são eleitas por homens de estilo contemporâneo, que não abrem mão da qualidade. Nesta entrevista, aproveitamos a expertise de Ricardo Almeida para tirar dúvidas sobre o traje do noivo e dos padrinhos.

Bate-Papo-Ricardo-Almeida Por que você optou pela alfaiataria masculina?

Foi paixão à primeira vista! Ingressei no ramo da moda por acaso. Na adolescência, meu sonho era ser piloto profissional de moto de velocidade. Um dia, saí em busca de patrocínio e fui a uma confecção. Ao invés de patrocínio, fui contratado pelo dono e virei representante comercial. Comecei a estudar muito sobre tecidos. Em 1977, trabalhei em uma camisaria e me interessei pela produção e construção das peças, principalmente pela modelagem. Em 1983, chamei quatro pessoas e montei meu próprio negócio, dentro da minha casa mesmo. De lá para cá, são mais de 36 anos de história. Hoje, além de alfaiataria masculina, lancei a Ricardo Almeida For Special Ladies, para mulheres. Além de uma linha de sapatos, roupas casuais e tênis, Extreme Comfort. Todas essas linhas foram pensadas para serem usadas com alfaiataria.

As mulheres continuam escolhendo o traje dos noivos ou você acha que, hoje em dia, eles se sentem mais à vontade para fazer a própria escolha?

A noiva ainda exerce forte influência na decisão do traje do noivo. Porém, cada vez mais o homem chega ao meu ateliê com mais informação de moda, sabendo o que quer, que viu alguém usando em um filme ou na revista. Acredito que com internet o homem brasileiro passou a se interessar mais por moda.

O que levar em conta na hora de escolher o traje do noivo? A cerimônia: o estilo, o horário e o local.

Quais os erros mais comuns que os noivos cometem na hora de escolher o traje? Alugar. Quando os noivos optam por um dress code diferente, os padrinhos e convidados muitas vezes acabam tendo que alugar e nem sempre encontram peças bacanas e em ordem. E o que era para parecer chique acaba sendo uma escolha errada.

Com quanto tempo de antecedência você recomenda que os noivos te procurem? E quantas provas são necessárias?

São necessárias de 3 a 4 provas. Na primeira vez que o noivo vai a meu ateliê, conversamos sobre as expectativas do noivo e da noiva, o estilo da cerimônia, hora e local. Tiramos as medidas e na segunda ida já fazemos a prova do molde e alguns acertos. No terceiro encontro, provamos a roupa e fazemos os ajustes finais, e na quarta prova já entregamos. Por isso, a antecedência depende muito da agenda do noivo. Eu indico dois meses de antecedência.

O que você sugere para um:

– Casamento diurno informal (pé na areia): Tecidos naturais como linho e algodão. Cores claras: Off white, branco, gelo e cinza claro. No quesito camisa, pode ser de linho e até uma bata sob medida fica incrível. Nesse estilo de casamento não é necessário o uso de gravata. Nos pés, tênis e até sandália. Acho bacana flor de lapela ou lenço, sempre um ou outro.

– Casamento diurno com certo grau de formalidade: tons de cinza: claro, médio e chumbo. Gosto muito do uso do colete. Camisa sempre branca. Gravata opcional. Nos pés, sapatos de cadarço. Flor de lapela ou lenço, sempre um ou outro. O uso da abotoadura é super bacana também.

– Casamento à noite: Terno (colete, calça e paletó) em cores escuras. Indico preto ou chumbo. Camisa branca. Gravata clara. Sapato social de amarrar preto. Flor na lapela.

Qual a cor ideal para a gravata do noivo? Gravatas claras em tons de branco, pérola ou prata. A gravata slim (aquela mais fininha) combina com todo tipo de noivo? Quem pode optar por ela?

Não. Indico a gravata slim para noivos mais jovens, modernos e de biótipo mais esguio. Se o homem está com quilinhos extras ou se tem o rosto mais redondo, a gravata slim irá destacar ainda mais essas características. Para essas gravatas, o nó deve ter mais volume, pois não deve existir espaço entre o colarinho e a gravata.

Existe uma hierarquia entre a roupa do noivo e a roupa dos padrinhos?

Eu indico colete para noivos justamente para diferenciá-lo dos demais convidados. O noivo pode tirar o paletó sem preocupação, pois ainda assim estará elegante e caracterizado. Além disso, o colete emagrece e deixa o look mais elaborado.

Abaixo, alguns dos ternos e acessórios de Ricardo Almeida:

terno-noivo-estilista-ricardo-almeida-1

terno-noivo-estilista-ricardo-almeida-2

terno-noivo-estilista-ricardo-almeida-3

terno-noivo-estilista-ricardo-almeida-4

terno-noivo-estilista-ricardo-almeida-5

gravata-noivo-estilista-ricardo-almeida-6

gravata-noivo-estilista-ricardo-almeida-7

sapato-noivo-estilista-ricardo-almeida-8