A decoração é um dos itens essenciais do casamento e, talvez, um dos que mais brilhe os olhos das noivas. A decor é uma peça-chave na construção do ambiente que você deseja no seu grande dia – ela transmite ideias, sentimentos e sensações aos convidados. Por isso, fizemos esse bate-papo com Karin MancusiGuia de Fornecedores KARIN MANCUSI CENOGRAFIADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, que é decoradora e cenografista, para tirar dúvidas e dar dicas importantes na construção de um casamento único!

Como você começou na área de eventos?

Comecei organizando uma Rave na minha fazenda junto com meus primos quando eu tinha 20 anos. Ali descobri que os bastidores das festas são incríveis!

De que forma você entrou para o universo dos casamentos?

Comecei tendo um espaço de eventos, o que me fez ter contato com festas de casamento. Depois, eu migrei para assessoria, até me encontrar na décor. Aqui me achei e aqui vou ficar até morrer!

Como você define seu estilo de decoração?

Contemporâneo + a loucura do cliente. Decorar sem a personalidade do cliente não tem a mínima graça. O bacana é juntar as ideias malucas dos noivos com a minha experiência – aí sai coisa boa.

Foto: Douglas Daniel | Para ver essa decor completa, clique aqui.

Quais suas principais inspirações para criar seus projetos?

Os próprios clientes, por mais “clichezenta” que possa parecer minha resposta. Presto atenção até na roupa que os noivos estão usando na reunião de briefing!
Se os noivos buscam inovação e querem ideias novas mesmo, busco sempre nos cenários de desfiles de moda. Sempre tem algum detalhe bacana que a gente usa em décor de eventos.

Onde está o pulo do gato para surpreender na recepção?

Parar de seguir a modinha. Por exemplo: moda da cortina de luzinhas, moda de lustre de cristal em formato de cilindro, moda de flor de papel… Estas coisas. Até seu casamento chegar a modinha já vai ter passado, e você micou com a festa com cara do ano anterior.
O melhor jeito de surpreender é realmente fazer a festa com a cara dos noivos. Assim, se a cortina de luzinhas tiver genuinamente a cara dos noivos, ela não vai estar fora de moda nunca.

Não existe uma fórmula exata, mas qual o segredo para o sucesso de uma decoração, na sua opinião?

Funcionalidade! Tem que pensar em como as pessoas vão se movimentar na festa, por onde vão circular principalmente. Festa micada raramente é culpa do DJ – normalmente, é culpa de um projeto não funcional de um decorador ruim.

Foto: Beto Riginik | Para ver essa decoração completa, clique aqui.

Muitos são seus diferenciais. O primeiro deles é fazer decoração e cenografia. Quais as vantagens de desenvolver ambos? Como isso influencia o processo criativo?

A decoração me ensinou a sempre buscar o melhor custo benefício para meus clientes. Qual a flor que está com melhor valor naquele mês, qual o sofá que já existe pronto e que combina com o projeto etc.
Cenografia já é outro caso: requer muito mais pesquisa, criatividade e personalização. A vantagem de fazer os dois é que consigo ser mais criativa na decoração e consigo ser mais econômica na cenografia!

Outro ponto importante é o mobiliário. Como os móveis influenciam no estilo da decoração?

Eu dou uma importância absurda para mobiliário. Tem festa que gasto mais em mobiliário que em flor, acredite. Sem conforto e pertinência, não tem flor que salve uma cenografia com mobiliário ruim. É preciso ter os móveis adequados para cada tipo de festa para que seja um sucesso.

Você já fez alguns casamentos inspirados em filmes. Filmes, séries e livros podem inspirar decorações de casamento?

Adoro festas temáticas. Dão um trabalho louco, mas amo. Tudo, absolutamente tudo, pode servir de inspiração! Fiz uma vez um casamento no Fasano inspirado numa jóia do Ara Vartanian que vi na vitrine de um shopping. Nem sempre as pessoas percebem de onde vem a inspiração, e é assim que tem que ser. Tem que fazer sentido para os noivos, e para mais ninguém.

Fotos: Beto Riginik | Para ver a decor completa inspirada em Star Wars, clique aqui.

Com quanto tempo de antecedência os noivos devem te procurar?

Hoje em dia, quanto antes melhor, por conta do acúmulo e da quantidade de festas que estão acontecendo. Desta maneira garantimos os móveis e materiais que combinam com a décor.
Um ano seria ótimo. Seis meses antes a gente se vira e adaptamos o que por ventura não estiver disponível. Menos de três meses vamos ter que trabalhar com “o que tem”.

Quais itens são indispensáveis para formar uma boa decoração?

Um bom decorador/cenógrafo. Ok vai, LUZ! Décor linda mal iluminada vira um desastre. Décor mais ou menos bem iluminada fica UAU. Luz é o pulo do gato.
Noivas: jamais economizem na iluminação cênica. Cortem flor, sofá, lustre, mas não cortem iluminação cênica pra fazer mais barato.

Foto: Lucas Lima | Confira aqui o editorial da Revista Constance Zahn Nr.6

Quais as três dicas que você daria para os noivos na hora de definir a decoração do casamento?

Contando que um bom profissional já foi contratado, lá vai:
  1. Um bom layout: Se o projeto não for bom, não tem aéreo lindo que salve a festa.
  2. Equilíbrio: Difícil explicar, mas vejam se: tem coisas altas e coisas baixas, materiais confortáveis e materiais mais duros, coisas mais importantes com coisas que tem bom preço, lounges e mesas com cadeiras… e por aí vai. Tem que ter equilíbrio pra tudo.
  3. Pertinência: A décor tem que combinar com aquele casal e só aquele. Se você conseguir imaginar mais duas amigas se casando neste mesmo projeto, é porque ele está errado!

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Quanto custa uma decoração de casamento?

Veja também: 23 tendências de decoração de casamento 2022

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Decoração e cenografia: Karin MancusiGuia de Fornecedores KARIN MANCUSI CENOGRAFIADecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio