Difícil falar de doces e bolo de casamento sem mencionar o nome de Isabella Suplicy. Formada em 1995 na antiga Peter Kumps NY Cooking School, um ano depois, voltou ao Brasil, onde começou a fazer bolos e doces para seus amigos na garagem da casa de seus pais. O que era apenas um hobby, virou um negócio de família. Com festas realizadas Brasil afora e um belo livro inteiramente dedicado à arte de fazer bolos de casamento, Isabella Suplicy é hoje considerada um dos grandes nomes da confeitaria nacional. Neste bate-papo, ela nos fala sobre como foi fazer o seu próprio bolo de casamento, aponta tendências e dá dicas para a noiva escolher o bolo ideal.

Bate-Papo-isabella-suplicy

Você trabalha ao lado da família na sua Cozinha de Doces, certo? Como acontece a divisão de funções?

Sim, eu tenho esse privilégio de trabalhar com a minha família. Meu pai, John, cuida da administração; minha mãe, Flavia, é a chefe dos bolos de casamento; e minha irmã, Daniella, cuida dos bolos divertidos e modela os noivinhos.

Quais são suas maiores inspirações na hora de criar um bolo de casamento?

Qualquer detalhe pode servir de inspiração. Um objeto de família, as flores do buquê, um pedaço de renda do vestido…no fim, a grande inspiração é mesmo a noiva e o seu casamento.

 Alguns bolos de casamento que você faz têm muitos andares. Nesses casos, os bolos são de verdade?

Meus bolos nunca são inteiramente falsos, pois acho que, além de agradar os olhos, o bolo tem que agradar também o paladar! Não gosto da ideia de criar um bolo todo de isopor e deixar o verdadeiro na cozinha apenas para a hora de servir. Os andares falsos funcionam quando é necessário dar sustentação ou quando se quer criar um grande efeito estético.

E como a noiva deve escolher o tamanho do bolo? É em relação ao número de convidados, o tamanho da mesa ou o tamanho do sonho?

O tamanho do sonho, claro, mas usando o bom senso! rs

O seu bolo de casamento foi lindo e bem diferente! Foi mais difícil escolher o bolo ou o vestido de noiva? (rs)

Sou suspeita para falar, pois me preocupei mais com o bolo!rs Fiz meu bolo, assim como todos os doces, com a minha mãe e deixei tudo pronto um dia antes, pois casei às 11 da manhã. Meu bolo tinha cinco andares, era todo branco de piquê com margaridas brancas, que eu amo. Cada andar do bolo tinha um sabor diferente, foi um sucesso!

Hoje, você faria alguma coisa diferente no seu bolo de casamento?

Nada!!!

Até alguns anos atrás, a gente percebe que os bolos com pois na cobertura eram uma febre. E hoje em dia, você vê alguma tendência?

Vejo uma tendência muito forte para os bolos com coberturas de texturas.

Você já nos falou sobre os tipos de cobertura para o bolo de casamento (clique aqui para ler a matéria). Mas em relação aos sabores, quais são os mais escolhidos?

Nozes com baba de moça, doce de leite e brigadeiro!

Qual foi o pedido de bolo mais inusitado que você já recebeu?

Uma vez, fiz um bolo com toda a história de amor dos noivos. A história era representada por cenas com bonequinhos e textos ao redor dos andares. Tipo, eles brigaram, ele “tomou todas”, ela dormiu chateada, eles se reencontraram numa festa junina…rs.

Por fim, que dica você daria para uma noiva na hora de escolher o seu bolo de casamento?

Para definir como será o bolo, é importante saber o conceito da festa, as cores, tendências e o estilo da noiva. Para uma noiva moderna, por exemplo, indico utilizar texturas lisas, o canelado ou o plissado. Já para as românticas eu indico poás, laços e muitas flores.

Mas independente de tudo isso, a grande dica que eu dou é pensar em um bolo clássico, eterno. Um bolo que você achará lindo hoje e sempre, bem como suas filhas, netas e bisnetas.

Abaixo, alguns bolos de casamento criados por Isabella Suplicy:

bolo-casamento-isabella-suplicy-01

bolo-casamento-isabella-suplicy-02

bolo-casamento-isabella-suplicy-03

bolo-casamento-isabella-suplicy-04

bolo-casamento-isabella-suplicy-05

bolo-casamento-isabella-suplicy-06