As mechas tem o poder de evidenciar o movimento do penteado. E, não à toa, os penteados que mais fazem sucesso aqui no nosso site (já viu a nossa Galeria de Imagens, repleta de referências de penteados?) são de cabelos com mechas. O hairstylist Sandro Dessou, que é craque em penteados de noiva e em coloração, sabe bem disso e deu dicas para ter as mechas perfeitas no grande dia. Dá uma olhada:

“Quando a gente fala em mechas, precisa ficar claro de que não estamos falando em virar loira. A maior vantagem é que, fotograficamente, o penteado fica muito interessante com mechas. E quando bem feitas, as mechas dão efeito de contraste, leveza e efeitos de luz incrível. Esse resultado é muito importante para aquelas fotos mais próximas, do beijo dos noivos, do altar… Diferente de quanto temos um cabelo monocromático, que vira um bloco único na foto, perdendo todo o movimento.”

Dois coques torcidos, por Sandro Dessou, para ilustrar a diferença de efeito com as mechas

Diferença entre fazer mechas para o dia a dia e para o casamento

“Existe, sim, diferença. Ao contrário da opção do dia a dia, mechas para noivas precisam ser feitas na cabeça inteira, com muito cuidado e em todos os contornos, porque são esses contornos que, ao serem prendidos, darão profundidade e volume ao penteado. E aqui uma coisa importante: escolha um profissional que entenda de penteado, caso contrário, ele pode não conseguir o resultado perfeito. E, se a noiva for loira, precisa sempre ficar um pouco mais loira que o normal. Quando você prende o cabelo, aquelas divisões ficam escuras e isso aparece no vídeo e na foto.

Outra coisa, mechas muito finas não farão nenhuma diferença no resultado, ao mesmo tempo que muito largas deixarão marcas grosseiras.”

Coque por Sandro Dessou

Técnicas mais usadas

“Gosto de trabalhar três técnicas principais:

  1. Hair contour: são mechas feitas no contorno do rosto para iluminar e dar um efeito de profundidade especial. Elas são as grandes responsáveis por iluminar e desenhar o penteado. Recomendo para as noivas que querem ficar mais loiras e para as que possuem pouco cabelo, pois dão volume.
  2. Baby blond: é aquele loiro de neném, bem suave, quase não dá para ver as mechas e não fazemos perto da raiz. São os mais recomendados para as noivas com cabelos mais escuros, ou as praianas que querem um efeito especial para o casamento pé na areia.
  3. Bright brunette: Para as morenas que querem apenas dar uma iluminada ao penteado, mas sem sair do estilo e cor delas. Chamamos de um nude, porque buscamos a cor no tom da pele dela, então varia de pessoa para pessoa.”

Noivas que têm pouco cabelo

“Se a gente pensar em maquiagem, quando queremos ampliar alguma região do rosto, iluminamos a make, não é? Para o cabelo é a mesma coisa. Neste caso, a técnica de hair contour desenha e dá volume ao cabelo, o que é uma boa pedida para quem tem poucos fios.”

Coques por Sandro Dessou

Antecedência ideal para fazer as mechas

“Sempre recomendo que as noivas me procurem com um ano de antecedência. O cabelo cresce cerca de um centímetro por mês, então conseguimos mudar completamente o visual, a cor e a textura – parte mais importante quando falamos de química. Ao longo deste período, vamos fazendo as mechas, esfumando-as e trabalhando um resultado maravilhoso para as fotos e penteado do grande dia. Este período é importante também para que a noiva se sinta confortável com elas, e em paralelo, a gente vai hidratando, deixando o cabelo cada vez mais saudável e lindo.

Falando exclusivamente de mechas, precisamos entender que a mulher as faz, em média, três vezes por ano. Pensando em noiva, gosto sempre de trabalhar com 15 dias antes do casamento. Primeiro, porque as mechas ficam mais bonitas depois de alguns dias. Segundo, porque se houver a necessidade de algum retoque, como, por exemplo, escurecer, tirar um pouco do dourado…. ainda temos alguns dias antes do casamento. E não recomendo fazer muito antes dos 15 dias, porque corre-se o risco de crescer o cabelo até o grande dia e a noiva subir ao altar com uma faixa escura na raiz.”

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?