Tudo está pronto, a expectativa é enorme e, óbvio, tudo tem de correr bem. Mas para que isso aconteça, nada mais importante do que a noiva sentir-se segura e bem alimentada. Num dia tão cheio de emoções, “passar mal” é uma expressão que deve ser riscada do dicionário, correto? Por isso, quero dar aqui dicas da alimentação para o dia do seu casamento. Dicas para que você esteja bem disposta e curta a festa com pique total.

No grande dia, você deve se alimentar bem e esquecer um pouco das restrições. A primeira dica é não mudar o padrão da sua alimentação habitual, ou seja, não inventar moda e experimentar algum alimento que não é usual, pois pode não cair bem. O nervosismo e a ansiedade podem interferir no seu funcionamento gastrointestinal, portanto, não é um dia adequado para consumir fibras ou alimentos que podem dar mais gases, como leite, feijão, repolho, refrigerantes ou doces concentrados (eu sei que você estará ansiosa, mas, caso caia de boca nos doces, você pode ficar estufada, o que não vai ser legal).

O dia do casamento é intenso, por isso saia de casa já com a lancheira na mão e não fique muitas horas sem comer, pois você pode ter algum mal-estar na hora do altar. Faça um café da manhã completo, de acordo com o seu habitual, contendo carboidratos como pães ou frutas, uma proteína magra (soja, queijo branco ou peito de peru) e leve frutas ou pequenos lanchinhos para comer no cabelereiro.

Ah! Cuidado com café: além de reter líquido e te deixar mais ansiosa pela cafeína, ele é diurético. Lembre-se que depois de colocar o vestido vai ser difícil conseguir ir ao banheiro toda hora. Beba outros líquidos como água, chás ou sucos, mas também com moderação, principalmente perto da hora da cerimônia.

Você terá um longo dia pela frente e precisa ter energia para dançar, receber, se emocionar… Portanto capriche nos carboidratos, pois são eles que vão te fornecer energia para a maratona.

Disponibilizo aqui um exemplo de cardápio para quem vai se casar à noite. E lembre-se: se esse não for o seu habitual, não tente!

Café da manhã Chá de camomila Pão integral 2 fatias Queijo branco e geléia sem açúcar 1 porção de fruta

Lanche da manhã Mix de castanhas com frutas secas 1 xícara de chá

Almoço Salada de folhas com legumes Arroz integral Batata assada Frango ou peixe no forno ou grelhado Legumes cozidos Fruta

Lanche da tarde I Sanduíche de pão integral com peito de peru ou frango ou atum 1 barrinha pequena de chocolate 70% cacau

Lanche da tarde II Abacate 1 porção

O jantar será na festa! Aproveite o seu dia!

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br