Quem casa, quer casa! Por isso, me juntei ao QuintoAndar para ajudar os noivos a encontrarem o primeiro apartamento / casa. Na página que montamos especialmente para este parceiro, você vai encontrar uma seleção de imóveis que considero boas escolhas, assim como dicas valiosas para acertar em cheio no contrato antes de comprar ou alugar um imóvel.

Mas antes de falar de o que é mais vantajoso, comprar ou alugar, ou mesmo os detalhes do contrato, reuni pontos importantes que você já precisa saber para fazer uma visita inteligente. São detalhes muitas vezes pequenos, mas que farão a diferença no começo da vida a dois. Dá uma olhada! Neste primeiro post, vamos falar sobre a estrutura e as boas práticas do condomínio que valem a pena prestar atenção na hora da escolha do primeiro apartamento ou casa.

Ah, mas antes uma dica importante: não vá de mãos abanando. Toda e qualquer visita precisa de itens básicos! Lanterna, caso a energia esteja cortada, trena para medir tudo e, se possível, um abajur para checar, caso tenha energia, o sistema elétrico do imóvel.

1. Vizinhança

Quem mora em prédio sabe bem que este é um dos pontos cruciais. Entender a vizinhança é sinônimo de viver em paz! Verifique com porteiro e sindico qual é o perfil dos vizinhos. São em sua maioria idosos? Há muitas crianças? É um prédio de jovens casais festeiros? Todas as opções existem e são válidas, você só precisa ver se serão positivas ou negativas para o seu momento atual.

Além da vizinhança “interna”, a externa também merece atenção. Visite o imóvel em dias e horários alternativos, para verificar desde a condição do transito, até o barulho, se há festas noturnas com frequência, se é um bairro seguro, se existe feira ou qualquer outra atividade que possa bloquear sua rua ou saída do bairro. Com uma boa conversa com os vizinhos e comerciantes locais antes de comprar ou alugar, você tira todas as dúvidas.

2. Pets

Pets é um assunto que deve ser tratado desde o primeiro contato, antes de comprar ou alugar. Tanto se você tem quanto se você não quer ter por perto. Diversos imóveis não aceitam pets, e os que aceitam precisam garantir que isso não será um problema para o prédio. Outro ponto que vale atenção: danos ao imóvel. Quando se tem pets maiores, que podem danificar a propriedade, é importante que tudo seja documentado (em fotos) antes da entrada. Assim, quando você sair, o acerto de contas ficará mais fácil e claro.

3. Sustentabilidade

Quem me acompanha sabe que este é um assunto que prezo muito e que faço questão de sempre colocar em pauta aqui no site. Pensar no coletivo e no planeta não é mais uma questão de ser ou não cool, é uma obrigação de todos e não só na hora de comprar ou alugar. Por isso, não deixe de checar quais medidas são tomadas para amenizar os impactos causados pelo condomínio no meio ambiente. Há placas solares? Se reutiliza água de chuva? O prédio faz coleta seletiva de lixo?

( Foto: Pexels )

4. Saúde financeira do condomínio

Quebrar o elevador, ter que pintar a fachada, repaginar o jardim, trocar equipamentos das áreas comuns… tudo isso faz parte de qualquer imóvel e não é pela necessidade ou possibilidade destas demandas terem que acontecer que você vai deixar de mudar. Mas o que você precisa garantir é que estes afazeres não se tornem dores de cabeça. Pergunte sobre a saúde financeira do prédio, se há reservas e fundos, se todos os proprietários estão em dia com seus pagamentos, se há inadimplentes e quantos são… Aqui você já consegue ter um panorama de como será a vida coletiva. antes de comprar ou alugar o imóvel.

5. Garagem

Com relação a garagem, as dúvidas são: número de vagas, se elas são demarcadas, se há rodízio de vagas e qual a periodicidade em caso afirmativo, se os carros ficam bloqueados e qual a prática (tem manobrista ou se os próprios moradores movimentam os carros). Aproveitando o tema carro, pensando nas futuras visitas, seria importante você verificar se há vaga de visitantes, se é tranquilo estacionar na rua ou se há estacionamentos no entorno.

6. Áreas comuns

Valores para utilização das áreas comuns, como salões de festas, academias, quadras evitam surpresas negativas. Assim como os horários de funcionamento, principalmente se o imóvel que você está interessado fica em um andar baixo e próximo a estas áreas. Por fim, vale checar quais áreas comuns podem ser compartilhadas com externos. Há prédios em que tudo é liberado, inclusive a piscina, e há outros que nada é compartilhável.

( Foto: FreePik )

O que achou dessas primeiras dicas para fazer uma visita antes de comprar ou alugar um imóvel? Aproveite para saber mais em nosso próximo post, dedicado às dicas para ficar atento ao imóvel em si!

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?