Quando o assunto é destination wedding, a Itália é a queridinha dos noivos. Ingleses, americanos, russos e, também, brasileiros, por exemplo, desembarcam por lá em busca de uma experiência dos sonhos. E tem motivo: é um país acolhedor, com gastronomia maravilhosa e cenários diferentes para o “sim” não faltam: primeiro, borgos rústicos na Toscana, em segundo lugar, palácios no Veneto e castelos próximos de Roma, em terceiro lugar, lindas praias em Capri, villas glamurosas no Lago di Como e em Veneza, entre outros… E como são tantas opções, pedimos para Ana Toniolo, assessora de casamentos brasileira radicada na Itália, eleger seus 5 lugares preferidos para casar na Itália. Dá uma olhada:

1. Castello Ruspoli, Vignanello

(Foto: Divulgação)

(Foto: Roberto Marchionne)

– Por que casar aqui?

“Para mim, um castelo italiano é a experiência mais única que um destination wedding na Europa pode proporcionar aos convidados brasileiros – muito pela distância da realidade do Brasil. E a Itália, por exemplo, oferece jóias impecáveis, como o belíssimo Castello Ruspoli. Rodeado por um dos mais clássicos e impactantes jardins italianos, o castelo parece um cenário de filme. Primeiro, tem arquitetura medieval com interior reformado, afrescos históricos decorando as paredes e uma infraestrutura completa para a festa (é possível fazer uma festa para até 180 convidados na parte interna, ou uma para até 600 pessoas no jardim).

Em segundo lugar, os noivos ainda podem se hospedar no castelo para uma experiência completa. Por fim, outra vantagem: a geração atual da família é meio italiana, meio brasileira, o que nos permite ir além em muitos dos serviços, uma vez que eles sabem como é uma festa brasileira e já possuem acordos com várias as empresas da região”, conta Ana Toniolo.

– Como é a logística da região para casamentos?

“O segredo para chegar ao Castello Ruspoli é alugar um carro em Roma, porque dá para curtir a paisagem com calma. Ao longo do trajeto agradável de pouco mais de uma hora até Vignanello, onde está o castelo, a vista é deslumbrante. O vilarejo tem opções de hospedagem para convidados, assim como alguns charmosos restaurantes.”

2. Villa Bonomi, Lago di Como

(Foto: Divulgação)

– Por que casar escolher aqui para casar na Itália?

“A mais recente novidade da região dos lagos italianos para casamentos, a Villa Bonomi, que acaba de se tornar propriedade do famoso designer italiano Vincenzo Dascanio, abre suas portas para casamentos únicos e selecionados. Esta é uma opção que o Lago di Como não oferecia ainda: uma vila que foge dos padrões da beira do lago e proporciona a experiência de uma vista superior panorâmica da região nobre de Cernobbio.

Enriquecida pelo projeto de jardim assinado por Pietro Porcinai, a Villa Bonomi, ainda que em seu primeiro ano de funcionamento para eventos, já é um lugar desejo da região para casamentos. Por exemplo, este ano já teremos um casamento por lá e mal podemos esperar para compartilhar as lindas fotos que estão por vir!”

– Como é a logística da região?

“A logística mais prática para um destination wedding na Itália sem dúvidas está no Lago di Como. Com voos diretos do Brasil à Milão, por exemplo, seus convidados aterrissam no Norte da Itália e chegam ao Lago di Como em menos de uma hora de carro ou trem (em torno de 40 a 50 min de viagem apenas).”

3. Masseria Le Carrube, Puglia

(Foto: Divulgação)

– Por que casar escolher aqui para casar na Itália?

“Costumo dizer que Puglia é o destino dos noivos ‘descolados’ que buscam uma infraestrutura de luxo com atmosfera mais minimalista (fugindo totalmente do padrão clássico do restante da Itália). Puglia é a região das lindas masserias – típicas construções históricas do Sul da Itália: casas brancas que amenizam o calor do verão e são cercadas por campos de árvores de oliveiras centenárias.

Minha masseria preferida é a Masseria Le Carrube, por conta da sua decoração de interiores belíssima e atendimento impecável. Nas redondezas estão alguns dos melhores beach clubs italianos – que são opções perfeitas para uma welcome party memorável aos pés do incrível mar Adriático e seus diferentes tons de azul.”

– Como é a logística da região?

“Chegando ao aeroporto da cidade de Brindisi, em Puglia, basta alugar um carro para acessar a Masseria Le Carrube em apenas 40 minutos. Vale ressaltar que o transporte público em Puglia não funciona no nível dos transportes do Norte da Itália, e por isso contar com um carro alugado ou motorista nesta região será a melhor opção. E, uma vez de carro, você e seus convidados estarão livres para acessar facilmente qualquer uma das lindas praias da região.”

4. Villa Cimbrone, Ravello, Costa Amalfitana

(Fotos: Divulgação)

– Por que escolher este local para casar na Itália?

“A Villa Cimbrone é, na minha opinião, a Villa mais elegante da Costa Amalfitana. Com uma arquitetura clássica, oferece espaços únicos para a experiência de um destination wedding: desde a Cripta histórica até a icônica Stanza del Tè, rodeada por um jardim impecável onde normalmente são realizadas as cerimônias de casamento. Para completar o charme desta Villa, o infinit terrace deles oferece uma vista panorâmica para o mar e garante fotos incríveis para um destination wedding.”

– Como é a logística da região?

“Ravello, vilarejo onde se encontra a Villa Cimbrone, tem acesso de carro restrito e boa parte dos locais precisam ser acessados a pé, o que garante ao centrinho de Ravello um charme todo especial. Para chegar até lá, noivos e convidados costumam chegar de carro de Sorrento ou optar por um roteiro mais completo vindo de ferry de Capri até Amalfitana e adicionando um curto trajeto de carro até Ravello. A vista no caminho da subida até Ravello é lindíssima e faz de qualquer uma destas opções de acesso uma experiência especial.”

5. Il Riccio, no Capri Palace, Anacapri

(Fotos: Divulgação)

– Por que casar escolher aqui para casar na Itália?

“Capri é um sonho de destino e nós adoramos indicá-lo para destination wedding. Primeiro, por ser um local extremamente charmoso. O fato de realizar o casamento em uma ilha faz com que seus convidados convivam muito mais durante os dias de viagem. Em segundo lugar, os encontros pelas ruelas do centrinho pequeno e charmoso de Capri acabam sendo naturais!

Um pouco mais distante do centrinho principal de Capri, por exemplo, está Anacapri e o lindíssimo Capri Palace. Nossa dica de local para casar na região. O terraço do Capri Palace tem uma vista privilegiada para o mar e acaba sendo o espaço ideal para a cerimônia. O Il Riccio – beach club oficial do Capri Palace -, por exemplo, é perfeito para a recepção do casamento, em meio a uma decoração tipicamente mediterrânea e de frente ao pôr-do-sol mais lindo da ilha.”

– Como é a logística da região?

“Por fim, para chegar em Capri é muito mais prático do que muitas pessoas imaginam. Sugerimos, primeiro, a conexão para o aeroporto de Napoli. Em segundo lugar, uma vez em território napolitano, noivos e convidados chegam a Capri com o auxílio de um ferry ou barco privado, que leva apenas alguns minutos até atracar na Marina Grande de Capri”, resume Ana Toniolo.

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Todos os lindos destination wedding que já publicamos aqui no site