O lenço de bolso no paletó é um acessório que dá um toque especial ao traje do casamento. E pode, sim, ser usado mesmo quando se tem flor na lapela. Na hora de escolher o lenço, uma regrinha sempre ajuda: ou ele combina com a gravata ou com a cor da camisa. E como há diversas maneiras de dobrá-lo, reunimos aqui as 4 mais famosas. Vem ver:

DOBRA RETA: a mais formal de todas, que mostra apenas um pequena faixa de tecido fora do bolso. Minimalista, ela não briga com o restante dos acessórios, como a gravata que está na mesma altura do lenço. O ideal é aparecer, no máximo, um centímetro. A dobra reta fica linda no smoking, por exemplo.

DOBRA TRIANGULAR: uma das mais usadas, ela ficou famosa na época áurea do jazz, década de 1920 e 1930, e continua vigorando até hoje. Ela também é uma dobra formal, porém menos minimalista que a reta.

DOBRA DE QUATRO PONTAS: a mais “extravagante” de todas, ela pede um cuidado essencial: tecidos em cores discretas, já que o formato chama atenção suficiente.

DOBRA FROUXA: a menos formal de todas, a dobra frouxa traz um ar despojado para o acessório, como se o noivo tivesse colocado “as pressas” o lenço no bolso. Sua maior vantagem é que ele nunca estará errado ou desarrumado!