Depois das tendências de vestidos de noiva e de beleza & acessórios, chegou a hora de falar sobre as tendências de decoração para o casamento em 2019-2020. Selecionei algumas coisas que estão em alta lá fora, outras que têm feito sucesso por aqui… Enfim, estas são as minhas apostas:

Casamentos diurnos

Os casamentos que começam à tarde (e se estendem até a noite) vieram para ficar – é algo que considero “consolidado”. Agora, o que tenho visto com maior frequência são os casamentos marcados no horário do almoço! Só este ano, postamos três lindos aqui no site, o da Paula Abi-Ackel (nas fotos 1. e 2., abaixo), o da Sophia Mamede e o da Ilana Tawil (nas fotos 3. e 4., abaixo). Na Europa, é muito comum a cerimônia ser marcada às 11h ou 12h, seguida de almoço. Aqui, ainda há uma certa resistência, pois alguns acham que festa tem que ser à noite pra ser animada. Todos os casos que citei anteriormente, tiveram pista bombando até o anoitecer… então, quanto a isso, ninguém precisa se preocupar. É mais uma questão do clima que os noivos querem para o grande dia.

Da minha parte, os casais terão sempre todo apoio para festas diurnas! rs Porque 1) a luz é maravilhosa; 2) possibilita que as convidadas usem chapéus, fascinators e afins; e 3) a festa costuma terminar em um horário (por volta da meia-noite) em que a gente consegue acordar bem no dia seguinte! Só vejo vantagens! rs

( Fotos: 1. e 2. Rodrigo Sack | 3. e 4. Lucas Lima )

Gazebos

Com os casamentos de dia e em meio à natureza em alta, os gazebos são perfeitos! Eles dão um clima de garden party à moda inglesa, uma maneira muito charmosa e até romântica de criar espaços protegidos do sol, sem necessariamente fazer uma cobertura completa.

No casamento da Stella Jacintho, os gazebos da Sochic Gazebos foram usados nos lounges e mesas de convidados. Ficou super bacana:

( Foto: Marina Malheiros )

E neste casamento na praia, o gazebo (também da Sochic Gazebos) protegeu e valorizou a mesa do bolo:

( Foto: Instagram @sochicgazebos )

E no noivado da Thássia Naves, o gazebo (também da Sochic Gazebos) coberto de flores (by Fabio Borgatto e Telma Hayashi) + cortinado foi o cenário perfeito para as fotos:

( Foto: Luiza Ferraz )

Tropical-Romântico

Quando pensamos em um casamento tropical, a primeira imagem que vem à cabeça são as flores de cores vibrantes, não é? Uma tendência que tem ganhado força lá fora é fazer a decoração com elementos tropicais (principalmente nas folhagens) em tons pastel, mais suaves. Isso pode ser feito misturando flores “românticas” (como rosas, hortênsias, dálias) às folhas de costela de adão, palmeiras, etc ou simplesmente escolhendo flores tropicais em tons de rosa claro, que podem ser alpíneas, proteas, orquídeas…

Acho que essa tendência combina muito com o Brasil, já que temos tantos casamentos na praia! Por isso, quis trazer para um dos editoriais da Revista Constance Zahn Nr. 6 (à venda aqui). A decoração foi assinada pela Museu de Grandes Novidades:

( Fotos: Fratelli | Papelaria: Susana Fujita | Decoração e arranjos florais: Museu de Grandes Novidades | Pratos de cerâmica: Casa das FestasGuia de Fornecedores CASA DAS FESTASAluguel de materiaisSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio )

Outras versões do tropical-romântico, com menos folhagem e mais flores:

( Fotos via Pinterest )

Antúrio

Na onda das tendências do tropical-romântico e do rosa millennial (que tomou conta do design de interiores/design gráfico/etc nos últimos anos), o antúrio teve um comeback! Se a flor ficou com o estigma negativo por conta da novela (as mais jovens que não sabem quem é Jorge Tadeu podem dar um Google), a flor volta com ares do que há de mais moderno e cool! Ajuda o fato de que hoje a flor pode ser encontrada em diferentes tonalidades, muitas em rosa clarinho ou branca com borda rosa, toda verde também é legal… Se a flor que dava o toque de surpresa aos arranjos até pouco tempo atrás eram as proteas, hoje, pode apostar no antúrio!

Em vários tons de rosa:

( Fotos: Pinterest )

Antúrios dando um toque contemporâneo ao arranjo de formas clássicas da florista Lucia Milan:

Foto: Instagram @luciamilan)

Antúrios verdes complementam o arranjo multi-colorido, na decoração da Andréa Kapps:

( Foto: Pro Film )

Colourful & Fun

Num estilo moderninho, tenho visto muuuita coisa super colorida lá fora! Decorações que misturam cores fortes, meio que “tudo-ao-mesmo-tempo-agora”, de uma maneira divertida. Os arranjos podem ser tanto de flores naturais como de flores pintadas, ou de uma mistura das duas coisas.

( Foto: Pinterest )

E para quem duvida que essa tendência tenha a ver com casamento, abaixo, um aéreo super colorido (pintado) que a Museu de Grandes Novidades fez recentemente, em um casamento descolado no campo:

( Foto: Virgínia Mesquita )

Something blue

Os arranjos com toques de azul (de flores naturalmente azuis, vale dizer) também estão super na moda! Abaixo, um arranjo deslumbrante que a Taís Puntel fez para um dos editoriais da Revista Constance Zahn Nr. 6 (à venda aqui), bem ao estilo holandês. É uma maneira clássica e muito chic de incorporar o colorido ao casamento:

( Foto: Fratelli )

Já na Revista Constance Zahn Nr. 5 (à venda aqui) a Bothanica Paulista adicionou o azul aos arranjos de flores do campo, como se fosse um jardim inglês:

( Foto: Fratelli )

Mesas com toalha

Teve um tempo em que mesa com toalha virou sinônimo de decoração careta, ultrapassada. Daí, todo mundo queria mesas bonitas com tampos de madeira à mostra, mesas de laca, mesas de aço escovado, do material que fosse…!rs Mas já faz um tempinho que as toalhas voltaram – não em todas as mesas da festa necessariamente. Elas trazem aconchego e não dá para negar que a mesa “vestida” fica muito chic! Mas o mais legal é quando a toalha complementa a decoração, seja pela cor ou pela estampa. A Mesalinho tem opções lindas para aluguel!

Nesse casamento decorado por Fabio Borgatto e Telma Hayashi, a toalha entrou no “total look pink“:

( Foto: Alice Vicente )

Capim dos Pampas

De tempos em tempos, uma planta vira febre. Lembram do sucesso das suculentas? Agora, é a vez do capim dos pampas! Como se fossem grandes plumas, eles trazem um ar orgânico e retrô ao mesmo tempo. Para casamentos no campo e na praia, nada mais lindo do que o balanço da planta ao vento! Mas o capim dos pampas (e seus primos!rs) também funcionam na cidade.

Decoração de cerimônia da Bossanova FestasGuia de Fornecedores BOSSANOVA FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio com capim dos pampas misturado com verde e branco:

( Foto: instagram da @bossanovafestas )

Decoração da cerimônia do casamento de Bia Perotti, em que o capim dos pampas “abraçou” o altar. A decoração é da Museu de Grandes Novidades:

( Fotos: Lucas Lima )

Um aéreo com mix de capins, também no casamento da Bia Perotti:

( Fotos: Lucas Lima )

Rústico-contemporâneo

A versão mais chic do rústico é, sem dúvida nenhuma, a contemporânea! O que isso significa? Misturar elementos em estado bruto (troncos, galhos, cipós, pedras…) + fibras naturais (palhas, rattan, linho…) com mobiliário contemporâneo.

Não há exemplo melhor para ilustrar o estilo do que esse casamento decorado pela Bossanova FestasGuia de Fornecedores BOSSANOVA FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

( Foto: Aline Ferreira )

( Foto: Aline Ferreira )

( Foto: Aline Ferreira )

Beges com texturas

O mesmo casamento da Bossanova FestasGuia de Fornecedores BOSSANOVA FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio que postei acima também ilustra muito bem a tendência dos beges com texturas!

( Foto: Aline Ferreira )

Que se aplica também aos arranjos, como estes da Museu de Grandes Novidades:

( Fotos: Bel Diniz )

Tons terrosos

Você já deve ter notado a tendência dos tons terrosos na moda, né? Nunca se viu tantas roupas em tons de caramelo, canela, terracota e afins… e essa paleta chegou aos casamentos também!

Lá fora, os arranjos que misturam flores de tons terrosos + folhagens alaranjadas têm feito o maior sucesso! Dá para entrar rosa nessa história? Dá! Mas tem que ser em um tom mais “apagadinho”. A boa notícia é que os produtores de flores de Holambra estão com lindas opções de flores em tons terrosos, ou seja, poderemos ver essas referências em breve por aqui também.

( Fotos: Pinterest )

Em outro estilo, mas ainda nessa paleta terrosa, a mesa de doces da Bossanova FestasGuia de Fornecedores BOSSANOVA FESTASDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

( Fotos: Aline Ferreira )

Folha de begônia

Já faz alguns anos que as folhagens estão em alta! E de uns tempos para cá, um tipo que tem surgido com frequência nos casamento são as folhas de begônia! Lindas, coloridas, rajadas, elas tem um super efeito decorativo! E trazem também um certo ar de “casa” para a festa.

As variedades são infinitas – do verde ao roxo!

Lá fora, tem-se usado muito as folhas de begônia em arranjos descolados (como nas fotos abaixo) e até no bouquet da noiva!

( Fotos: Pinterest )

Por aqui, vimos folhas de begônia em vários casamentos! Separei alguns exemplos, a seguir:

Na mesa de doces do casamento decorado pela Bothanica Paulista:

( Foto: Rafael Canuto )

No lounge do casamento da Andrea Kapps:

( Foto: Pro Film )

Aéreos geométricos

Difícil imaginar uma decoração de casamento hoje em dia sem aéreos! Grandes arranjos florais já são um clássico! Mas os decoradores têm investido mais e mais em aéreos geométricos:

A decoradora Maria Manuela modernizou os aéreos florais usando cubos vazados:

( Foto: Nathalie Bohm )

( Foto: Nathalie Bohm )

Aéreos arquitetônicos no casamento da  1-18 ProjectGuia de Fornecedores 1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

Timecode

Já falamos algumas vezes aqui no site e em lives que o timecode é a principial tendência tecnológica para casamentos. A tecnologia, muito utilizada em grandes shows de música, sincroniza música e luz na mesma batida. O efeito é de um verdadeiro show de luzes!

Nesse casamento idealizado e decorado pela 1-18 PorjectGuia de Fornecedores 1-18 PROJECTDecoração & CenografiaSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio, o timecode feito pela Muzik ProduçõesGuia de Fornecedores MUZIK PRODUÇÕESSom & IluminaçãoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio ajudou a bombar a pista:

( Fotos: Bruno Stucker )