Brigadeiro é paixão nacional! E, claro, ele teria um dia só para ele. Nesta sexta-feira (10/9), se comemora o Dia do Brigadeiro. O doce é típico da culinário brasileira, está presente em quase todos nossos eventos e faz muito sucesso em todas elas. Mas, afinal, você conhece a origem dele? Hoje a gente conta cada detalhe de como o brigadeiro surgiu.

A história do brigadeiro como doce típico nacional

A sua receite e nome tem origem lá em 1945, a partir da campanha presidencial de Brigadeiro Eduardo Gomes para 1946, pertencente ao partido UDN.

Para apoiar a candidatura de Brigadeiro Gomes, a carioca Heloísa Nabuco decidiu criar um novo tipo de doce -bem  diferente de todos que já existiam- e decidiu patenteá-lo com o cargo de seu candidato. Além de oferecer mais visibilidade para Gomes com a nova criação, todas as arrecadações financeiras também iriam para sua candidatura.

Só tinha um porém: como se estava em um período pós- guerra, pela Segunda Guerra Mundial, tinha uma falta enorme de açúcar e leite no mercado. Então, Heloísa usou a mistura de leite condensado, manteiga e brigadeiro, dando origem a delícia que temos hoje.

Brigadeiro Eduardo Gomes não ganhou a eleição, mas o efeito do doce foi imediato: logo ele começou a se espalhar pelo país e, com tempo, começaram a abreviá-lo para “brigadeiro”

Desde então, brigadeiro nunca mais deixou de fazer sucesso! Até alguns turistas que chegam ao Brasil querem experimentar o tão famoso doce.

Ideias de brigadeiro para seu casamento

Se o doce faz sucesso nos eventos do país, o casamento não poderia ficar de fora! Mais do que para enfeitar sua mesa de doces, com certeza as pessoas vão se deliciar com os diferentes tipos de brigadeiro. Por isso, separamos algumas inspirações do doce para o seu grande dia.

Bombom de brigadeiro de Bicho de Pé, Somethin’ Sweet:

Brigadeiro de churros, da Somethin’ Sweet:

Brigadeiro de Pistache, da Somethin’ Sweet:

Erika Lobo oferece vários sabores, entre eles o Belga Branco, o Casadinho e o Belga Preto:

Brigadeiro 70%, Fleur de Sucre Bridal GuideFLEUR DE SUCREBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

Brigadeiro de pistache banhado por uma fina camada crocante de caramelo e coberto por pistaches picados, da Petite Fleur Bridal GuidePETITE FLEURBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

Petite Fleur Bridal GuidePETITE FLEURBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio assina esta versão Farofino, de brigadeiro coberto com caramelo e bolacha amanteigada: 

Brigadeiro de coco queimado, Fleur de Sucre Bridal GuideFLEUR DE SUCREBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

Brigadeiros variados, na versão Casadinho, paçoca, ninho e pistache, da Ana Borgonovi Doces Saudáveis:

Ana Borgonovi Doces Saudáveis tem também uma versão de brigadeiro tradicional sem açúcar, glúten, lactose e com ingredientes saudáveis:

Brigadeiro de paçoca, Fleur de Sucre Bridal GuideFLEUR DE SUCREBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

Brigadeiro recheado de Amarula da Erika Lobo:

Brigadeiro de café, Fleur de Sucre Bridal GuideFLEUR DE SUCREBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

Brigadeiro cremoso com um sabor irresistível, da Mariana Junqueira

Mariana Junqueira ainda tem mais duas versões de brigadeiro, a primeira de pistache:

…e de paçoca:

Carmella Patisserie tem um brigadeiro com textura macia:

O Atelier Mariza Doces Bridal GuideATELIER MARIZA DOCESBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio tem uma irresistível bala caramelada de brigadeiro:

Brigadeiro chic do Atelier Mariza Doces Bridal GuideATELIER MARIZA DOCESBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

Brigadeiro tradicional delicioso do Atelier Mariza Doces Bridal GuideATELIER MARIZA DOCESBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio:

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Tendências de bolo de casamento 2022: 9 inspirações para a sua mesa de doces

Veja também: Bolo e doces para o casamento civil

Ficha Técnica

Fornecedores do CZ Bridal Guide

Bolos & Doces para casamentos: FLEUR DE SUCRE Bridal GuideFLEUR DE SUCREBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Bolos & Doces para casamentos: PETITE FLEUR Bridal GuidePETITE FLEURBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio
Bolos & Doces para casamentos: ATELIER MARIZA DOCES Bridal GuideATELIER MARIZA DOCESBolos & Doces para casamentosSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio