Além de documentar o casamento, o álbum ajuda a contar a história do grande dia, por isso, tem que combinar com o estilo da festa. Isso quer dizer que cada escolha deve ser feita com cuidado e pensada nos mínimos detalhes! Para ajudar os noivos que ainda não sabem por onde começar, Anna Quast e Ricky ArrudaGuia de Fornecedores ANNA QUAST E RICKY ARRUDAFotografia de casamentoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio dão 10 dicas sobre álbum de casamento que podem fazer toda a diferença no resultado final!

– Qual o número ideal de fotos em um álbum?

Na prática, nossos álbuns tem uma media de 130 a 160 fotos, o que cabe perfeitamente em um volume de 40 folhas. Porém, o essencial em um álbum de casamento não é o número de fotos, mas sim que tenha todas as histórias que acontecem em um casamento, e isso varia muito de acordo com os casais e também com o tamanho e dinâmica do evento. Por isso, não quantificamos nossos álbuns pelo número de fotos.

– Quais momentos são indispensáveis para o álbum?

O álbum de casamento não é apenas uma reunião de fotos bonitas juntas, ele precisa ter um enredo. Do making of, destacamos as fotos da noiva e do noivo prontos, sozinhos e eventualmente com pais e irmãos antes do casamento. Os retratos de beleza também são importantes nesse momento. Na cerimonia, as entradas, troca de alianças, momentos de emoção e de conexão. Por fim, a saída dos noivos. Em seguida, as fotos protocolares com pais e familiares mais próximos. Para as fotos dos padrinhos, normalmente recomendamos uma foto de um grande grupo ao invés de casal a casal (mas há casais que gostam das fotos individualizadas também, o que não são um problema). Depois disso, as fotos dirigidas do casal. Na festa, primeira dança e eventualmente o casal na mesa de doces ou cortando o bolo. Por fim, a festa. Os momentos de felicidade e alegria, os grupos de amigos juntos, as atrações e acontecimentos. Mas nada disso faz sentido sem o mais importante: levar em conta a personalidade dos noivos, para que o álbum tenha “a cara deles” e eles se reconheçam nas escolhas. Então, sempre há essas pitadas de especificidades, de casal para casal.

E para contar todos esses momentos, o álbum precisa ter um layout agradável, dinâmico e interessante. Tem páginas com uma foto, outras com algumas fotos. Há fotos maiores e menores. Tem respiros, espaços, ritmo…

Aproveitando, a dupla Anna Quast e Ricky ArrudaGuia de Fornecedores ANNA QUAST E RICKY ARRUDAFotografia de casamentoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio já deu dicas valiosas dos 10 momentos que não podem ficar de fora do álbum no nosso iGTV. Dá uma olhada:

– Quais os formatos mais comuns e mais recomendados?

Pode ser horizontal, vertical ou quadrado. Para os retangulares, gostamos dos tamanhos 30×40 ou 30×35; e para os quadrados 30×30 ou 35×35. Podemos também desenvolver projetos bastante especiais e interessantes. Para presentear os pais, temos alternativas de álbuns menores.

– Quais os tipos de papéis disponíveis?

Nós gostamos de um papel fotográfico chamado Silk, que é um pouco texturizado, mas sem brilho. Esse é um papel que reproduz bem as cores e texturas e em geral fica muito bonito. Mas existem varias outras possibilidades. Uma alternativa ao papel fotográfico é o papel de fibra, 100% de algodão, com impressão em jato de tinta com pigmentos minerais e qualidade museológica. É a chamada impressão “fineart”, a mesma usada para impressão de obras de arte. Normalmente casais que moram na praia ou em locais com muita umidade ou maresia precisam estar mais atentos à conservação dos álbuns, que são sensíveis a umidade e exposição a luz/sol.

– Quais são os tipos de acabamento que existem? A escolha precisa ter relação com o estilo do casamento?

Há uma infinidade de possibilidades de acabamentos, capas e caixas. O álbum pode ser de couro, tecido ou com capa fotográfica. Pode ter uma cara mais moderna, mais atemporal ou mais clássica. E o nível de personalização que conseguimos atingir é muito grande. Já mandamos fazer, por exemplo, tecido com padronagem especifica que remetia à identidade visual do casamento. Fizemos até álbum encadernado com o papel de parede usado em parte da decoração. Atualmente temos feito muitos álbuns bordados à mão, mas acreditamos que a escolha do acabamento pode levar em conta o estilo dos noivos e do casamento e, eventualmente, também da casa deles.

– Para os noivos que querem o álbum no estilo de livro de arte, qual a combinação de papel e acabamento que vocês recomendam?

Normalmente usamos uma capa fotográfica especial e miolo feito de papel fotográfico, ficam lindos livros de “coffee table”.

– Pensando em durabilidade, quais os materiais mais duráveis?

A durabilidade está mais relacionada aos cuidados no manuseio e armazenagem, do que ao material em si.Por isso, o que fazemos, além de trabalharmos com matérias de alta qualidade, é alojar os álbuns em caixas também personalizadas; e sempre recomendamos que os álbuns não sejam guardados em armários e gavetas, ele precisa “respirar”. Falando de materiais, o couro sempre é considerado algo bem durável. Mas com os cuidados básicos, as demais alternativas também duram uma vida toda.

– Como conservar / armazenar o álbum do casamento?

  • mantenha seu álbum em lugar seco e arejado;
  • evite exposição ao sol ou locais muito quentes;
  • manuseie o álbum sempre com as mãos secas e limpas;
  • guarde-o na posição horizontal;
  • apoie-o em superfície planas e não rugosas;
  • tome cuidado com objetos pontiagudos que podem riscar ou danificar o álbum;
  • limpe o álbum apenas quando for necessário e sempre com pano seco e macio;
  • se perceber qualquer sujeira ou umidade como, por exemplo, gotículas de saliva após o manuseio do álbum, limpe antes de guardar.

– O que não fazer de jeito nenhum na manutenção?

Utilizar produtos químicos de limpeza e panos coloridos (como a flanela amarela). Eles podem soltar tinta.

– Vemos que muitos casais demoram para dar o start na produção do álbum de casamento. Qual o momento que vocês consideram ideal para começar a produzir o álbum? Como vocês ajudam os noivos neste processo?

Acreditamos que o álbum deve ser feito pouco depois do casamento, seja para que as lembranças e memórias fiquem logo perpetuadas, ou pela facilidade na construção dos mesmos. Sabemos que para muitos dos casais a escolha das fotos é algo muito difícil. E sabemos também que, na maior parte dos casos, essas escolhas iniciais podem não ser tão assertivas para que as historias sejam contadas adequadamente. Então, em geral, nós iniciamos esse processo, fazendo a escolha das fotos e criação do layout. Depois, enviamos o projeto para revisão e aprovação através de um aplicativo que usamos, onde é possível indicar as alterações que desejarem. Dessa forma, o processo fica muito mais simples, rápido e eficiente. Usamos todos os recursos disponíveis para ajudar nossos noivos nessa missão!

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Veja também: Os lindos casamentos de Anna Quast e Ricky Arruda que já saíram no nosso site

Ficha Técnica

Profissionais do Guia de Fornecedores CZ

Fotografia de casamento: ANNA QUAST E RICKY ARRUDAGuia de Fornecedores ANNA QUAST E RICKY ARRUDAFotografia de casamentoSão Paulo, São Paulo (Capital)Portfólio