case-saudavel-1

estrategias-para-emagrecer-as-melhores-estrategias-para-combater-os-quilos-extras

Todo mundo sabe que, depois das férias e festas de fim de ano, é sempre mais difícil voltar à rotina de alimentação saudável e atividade física, por isso vou dar uma mãozinha para as noivas de plantão com 10 dicas que podem ajudar a eliminar gordura. Vamos lá!

1. Crie o hábito de tomar chás, sejam frios ou quentes. Mas nada daqueles chás de caixinha. Estou falando de chás de verdade – de sachê ou da própria folha seca. Duas xícaras por dia já são suficientes. Sabores como gengibre, canela, chá verde e hibisco, por exemplo, têm efeito oxidante, além de serem termogênicos. Mas atenção, se você usar a folha seca, faça uma infusão para extrair todo o princípio ativo da planta.

2. Procure diminuir o índice glicêmico do seu café da manhã, ou seja, evite pães, tapioca ou frutas em excesso. No lugar, coloque alguma fonte de gordura boa, como ovo ou abacate, por exemplo. Em substituição aos pães, você pode optar por um tubérculo, como batata doce ou mandioca, que são mais saudáveis.

3. Atente-se ao consumo de pães, mesmo os sem glúten, pois muitos possuem alto índice glicêmico e pouca quantidade de fibras.

4. Para os lanches intermediários – entre café da manhã e almoço e entre o almoço e o jantar – indico as castanhas, que são práticas, saudáveis e ajudam no controle do apetite, além de serem fáceis de carregar. Evite frutas isoladas. É mais interessante consumi-las junto com alguma fibra, como aveia.

5. Adicione uma porção de salada em todas as refeições. Ela possui fibras, vitaminas e minerais.

6. Um lanche da tarde bem feito é uma poderosa estratégia para acabar com aquela compulsão que insiste em chegar no fim da tarde. Assim, no jantar, você pode escolher uma gordura boa (castanhas, abacate, homus, ovo, etc.) ou uma proteína (queijos, iogurtes, atum, frango, tofú, etc.) e um carboidrato (fruta, tubérculos ou pães de baixo índice glicêmico).

7. Se você ainda toma refrigerantes, essa é a hora para exclui-los de vez da sua vida, mesmo as versões light e zero.

8. Praticar atividades físicas é uma dica bastante óbvia, mas que não canso de falar. Nosso corpo necessita de movimento constante.

9. O sono é um ótimo aliado na perda de peso e controle de apetite, portanto, trate de cuidar do seu sono e dormir bem. Estudos comprovam que dormir mal ou ter poucas horas de sono atrapalha o metabolismo e gera compulsão alimentar.

10. Evite adoçar as bebidas como café, chás e sucos. Quanto mais natural, melhor. Ingerir muito adoçante pode ativar a vontade de comer doces.

11. E um bônus! Procure um nutricionista, pois é ele quem vai poder colocar todas essas dicas no papel, organizando-as de acordo com a sua rotina, necessidades e preferências.

Boa sorte e até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.