O bouquet é um item super importante do look da noiva – ele aparece mais que as joias! E escolher o bouquet ideal não é tarefa tão simples… ele deve estar de acordo com o estilo da roupa, ser proporcional à altura da noiva, ter uma composição harmoniosa de flores e cores… E já que esta semana estamos falando de royal weddings, separei aqui os 10 bouquets de noiva de princesas mais bonitos dos últimos tempos, na minha opinião, para inspirar vocês!

KATE MIDDLETON

O bouquet de Kate Middleton, atual duquesa de Cambridge, deu o que falar na época de seu casamento com o príncipe William. O motivo? Seu tamanho, considerado pequeno demais por alguns. Talvez pudesse ser um pouco maior, mas eu gostei. Feito por Shane Connolly, ele trazia muita simbologia: lírio-do-vale (representa a felicidade), jacinto (simboliza o amor constante) e hera (que remete à felicidade e amizade).

MEGHAN MARKLE

Philippa Caddock assinou a decoração da igreja e o bouquet de flores brancas de Meghan Markle. A composição teve espécies como astilbe (que significa “eu vou estar à sua espera”), muguets (que remete à ternura e o retorno da felicidade) e astrantia (que simboliza força, coragem e proteção), além do ramo de murta (outra tradição, que vem desde o reinado da Rainha Victoria). O bouquet teve ainda uma linda homenagem à mãe do noivo: as miosótis, uma das flores preferidas de Lady Diana, que foram colhidas pelo próprio Harry! Gosto bastante do formato e das pontinhas das astilbes saindo para fora! Muita gente achou, dentre os bouquets de noiva, o dela pequeno demais… o tamanho diminuto não me incomoda, mas, sim, poderia ser um pouco maior.

PRINCESA EUGENIE

O bouquet cascata da princesa Eugenie também estava lindo! Tamanho ótimo, super proporcional para ela e sem esconder o vestido. Gostei do mix de flores, que incluiu o ramo de murta (como manda a tradição da família) e as flores de cardo azuis. Além de serem um something blue no bouquet, as flores de cardo fazem parte do brasão da família da mãe da noiva (e estavam até bordadas no vestido de noiva de Sarah Ferguson), e são símbolo nacional da Escócia. Assinado por Patrice Van Helden Oakes, irmã de Rob Van Helden, designer floral responsável pelo casamento, o bouquet trazia também outras espécies, como, muguet, sementes de stephanotis, rosa spray branca e hera.

PRINCESA BEATRICE

A princesa Beatrice escolheu um bouquet de ares boho, o que certamente é pouco comum entre as noivas da realeza. E ele combinou com a decoração (o que não é regra!), tanto pelas flores quanto pelas cores. Pelas fotos do casamento não dava para saber o tom exato das flores, porque as imagens ganharam um tratamento meio vintage (um pouco dessaturado e levemente amarronzado). Mas nas imagens divulgadas do bouquet depositado sobre o túmulo do Soldado Desconhecido na Westminster Abbey (uma tradição das princesas da Inglaterra), dá para ver a real cor das flores. Destaque para as garden roses e para as flores de cera (as miudinhas com fundo mais escuro).

LADY GABRIELLA

Lady Gabriella Windsor, “Ella” para os íntimos, filha do príncipe Michael of Kent, primo-irmão da Rainha Elizabeth II, foi a terceira a dizer “sim” em menos de um ano na capela de St. George, no Castelo de Windsor. E para a ocasião, escolheu um bouquet de noiva nos mesmos tons das guirlandas das daminhas, e combinando com a gravata amarela de seu pai. Entre as flores escolhidas por Lady Gabriella havia rosas em tons pastel, hortênsias brancas e delfínios brancos, e algumas flores em tom de damasco. Peônias (que simbolizam um casamento feliz) também foram usadas, assim como a rosa Ella, um tipo que foi assim batizado em sua homenagem.

PRINCESA MADELEINE DA SUÉCIA

Para seu grande dia, a princesa Madeleine da Suécia escolheu um bouquet redondo, só de flores claras (quase brancas) e sem folhagens. Dentre as flores que o compuseram, havia english roses de diferentes espécies (como Austin, Schneewittchen, Winchester Cathedral e Alabaster), muguets e a murta de Sofiero.

TATIANA BLATNIK

Dentre nossa seleção de bouquets de noiva, não poderia faltar este! Em seu casamento com o príncipe Nikolaos da Grécia, na ilha de Spetses, em 2010, Tatiana Blatnik levou um delicado e clássico bouquet. O modelo redondinho era de jasmim e muguet, com uma base de folhagens (detalhe que adoro).

RAINHA MÁXIMA DA HOLANDA

A rainha Máxima da Holanda foi uma noiva clássica perfeita! E seu bouquet cascata com rosas brancas, gardênias e muguets se provou tão atemporal quanto o vestido. O fato de ter bastante verde em sua composição garantiu leveza ao bouquet e o tamanho, para um modelo cascata, estava ótimo e proporcional à altura dela!

PRINCESA MARIE-CHANTAL DA GRÉCIA

O casamento de Marie-Chantal Miller com o príncipe Pavlos da Grécia, em 1995, foi um dos royal weddings mais extravagantes (=caros) de todos os tempos. Mas, apesar disso, o look da noiva não teve exageros – nem mesmo no bouquet, que era discreto e tinha perfume vintage. Marie-Chantal surpreendeu ao escolher um “composite bouquet” de rosa – um modelo que parece ser uma grande flor única, mas que, na verdade, é construído com várias pétalas de um mesmo tipo de flor (deu para entender?). Ponto pela originalidade!

CAMILA PARKER-BOWLES

Por fim, um dos bouquets de noiva mais lindos, na minha opinião (mas que poderia ter sido um pouco maior), o de Camilla Parker-Bowles. Para a benção religiosa, Camilla escolheu um vestido azul-acinzentado com dourado e o bouquet colorido complementou perfeitamente o look, além de fugir do tradicional. Ele era composto por muguets e prímulas em branco, lavanda e amarelo.

. . . . . . . . 

Aproveito o tema para lembrar que no meu IGTV tem um vídeo sobre como segurar o bouquet de noiva corretamente. Porque, por incrível que pareça, este é um dos erros mais comuns entre as noivas. Então confira o vídeo para assistir e treinar antes do grande dia!

. . . . . . . . . .

Já segue a gente no InstagramPinterest e Facebook?

Leia mais: Decorações das igrejas nos casamentos da realeza britânica 

Veja também: O casamento da Princesa Beatrice e Edoardo Mozzi