Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

White tie

A Maira perguntou se gosto de white tie (casaca, em português) para os “mortais”.

Ainda na época do Bem-Casadas, recebi um email de uma noiva dizendo que queria que o noivo usasse white tie, como Rex Harrison em My Fair Lady:

Confesso que até então nunca tinha pensado em noivo de white tie. Já havia visto muitas vezes em filmes, no Wiener Opernball, no banquete do Prêmio Nobel e em recepções de Chefes de Estado, mas não é um traje tão comum em casamentos. Nos casamentos da realeza, por exemplo, vemos quase sempre os uniformes militares dos príncipes ou os fraques (até porque, na Europa, os casamentos costumam ser de dia e o fraque é o traje formal para eventos diurnos lá). Mas a imagem acima é uma bela referência, não?

O white tie é o mais formal de todos trajes, usado, quando exigido no convite, em eventos de extrema importância pós-18h. O traje é composto por casaco curto na frente e abas longas atrás, colete branco e gravata borboleta branca (tem outras especificidades que não vêm ao caso…).

A partir dos anos 50, o white tie foi sendo substituído pelo black tie na maioria dos eventos formais noturnos.  Não dá para negar que o mundo está cada vez mais informal…

Um casamento white tie, portanto, nos dias de hoje, deve ser de uma pompa fora do comum, (quase) real! Um “casamento-baile” com local de acordo (Estação Julio Prestes?), jantar empratado, homens de casaca e mulheres de longo.

(convidados do casamento da princesa Victoria e Daniel)

Adoro a idéia, que vem com o perfume do glamour dos velhos tempos, mas não sei se seria um pouco too much para o Brasil. Muitos mega-casamentos aqui têm noivos de terno! Imaginem os convidados tendo que ir de casaca?! Bom, eu, particularmente, ia amar, ia me sentir a própria Audrey Hepburn no baile!rsrs Mas, apesar de achar tudo muito lindo, me parece um pouco fora da realidade da nossa geração e da cultura do nosso país…

Mas, enfim, para quem gostar muito da idéia, talvez uma opção seja deixar apenas o noivo de white tie e os convidados de black tie… Ao menos o smoking deve ser mais fácil de se alugar, para quem não tiver em casa.

10 Comentários

  1. Glauce 21 de junho de 2010

    É de uma extrema elegância, né? Ficaria lindo mesmo, mas eu acho q aqui no Brasil é fora da realidade mesmo, até porque ia ser difícil os convidados acharem para comprar ou alugar… iam acabar tendo que encontrar um bom alfaiate para fazer, e com ctza deve ser mto caro…

  2. Bem Florido 21 de junho de 2010

    Con, eu acho que se o noivo veste um traje os convidados teriam que estar trajados da mesma forma. Assim como quando o dono da festa usa black tie.
    Portanto, concordando com você que isto seria too much para o Brasil, acho que um terno bem elegante é insubstituível.
    Bjs
    Sandra Bacchin

  3. Renée Samora 21 de junho de 2010

    Olá Constance, há tempos nao lhe escrevo, é a correria (gostosa) do casamento, estou amando e curtindo cada detalhe.
    Gostaria de lhe perguntar, meu casamento vai ser bem simples, não exigi vestido londo das madrinhas, pq acho que como somos bem jovens ainda nao há tanta necessidade, e simplesmente pq nao queria minhas madrinhas de longo (apesar do horario – 20:30)… o noivo vai estar igualmente simples, mas de acordo com o dia e momento, vai estar de terno simples 3 peças em preto, só estamos em duvida em relaçao a camisa e gravata, o casamento esta todo bem simples e com a nossa cara, nada de extravagancias pq nao gostamos, é tudo em branco…entao pensamos em algumas opçoes: camisa branca e gravata fina preta; camisa branca e gravata larga azul; camisa azul e gravata preta, ou ainda alguma opçao com a gravata branca ou perola, nao sei se fica bom, pq nao vimos nenhuma foto com essa ultima, o que vc acha e sugere?

    bjoks – Renée

  4. Dani-se 21 de junho de 2010

    Concordo com a Glauce.

    É lindo, mas o problema é os convidados, tenho certeza que a maioria não iria vestido como pede no convite, o que ia deixa o noivo e a familia elegantes demais para os trajes dos convidados.

  5. Constance Zahn 21 de junho de 2010

    Sandra,

    nos casamentos europeus, vejo os convidados também irem de fraque, acompanhando o traje do noivo. Mas aqui nunca vi. Quando o noivo está de meio-fraque ou fraque, os convidados sempre vão de terno. Por isso, concluo que, segundo a etiqueta local, é permitido ao noivo estar com um traje um nível acima de formalidade em relação aos demais. rsrs

    ……………..

    Renée, acho que toda gravata “branca” é um pouco pérola, não? Porque, sendo de seda, o branco nunca é muito branco… Mas, enfim, depende do gosto de vocês. Gravata branca (pérola) ou prata é o mais “característico”. Gravata fininha fica mais moderninho. Gravata azul pode ser que fique como alguns convidados. O noivo não demonstrou nenhuma preferência?

    …………….

    Bjss

  6. Felipe 21 de junho de 2010

    Constance,
    A noiva a que você se refere no seu texto é minha atual esposa.
    Na verdade a ideia do white tie foi minha, e surgiu exatamente assistindo My Fair Lady com ela. Resolvemos por colocar o traje dos convidados como Black Tie, pois realmente exigir casaca de todos ia ser complicado…
    O casamento foi muito bacana e a festa igualmente fantástica…
    Aos curiosos sei que minha mulher andou trocando mensagens com a Constance e quem sabe ela não coloca umas fotos aqui pra mostrar como foi a coisa…
    Beijos.

  7. Maira 22 de junho de 2010

    Constance,
    Obrigada pela atenção e pela aula! 🙂

  8. vestidosnoiva.org 31 de Janeiro de 2012

    Gostei muito do post! Vou-me casar em 8 meses e estou ansiosa para escolher o vestido de noiva assim como todos os pormenores da organização do casamento. Quero algo que se identifique comigo e com o meu marido, tenho pesquisado muito e são tantas as coisas em que pensar e a que recorrer que muitas vezes não sei para onde me virar confesso.

    Blog bacana 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *