case-saudavel-1

Gluten

Na hora de adotar uma dieta mais saudável durante os preparativos do casamento, muitas pessoas ficam na dúvida sobre se devem retirar o glúten da alimentação. No entanto, devemos tomar alguns cuidados com esse modismo. Existem pessoas que são alérgicas ao glúten e, ao consumir alimentos que contenham a substância, podem ter diversas reações, como alergias de pele, deficiências nutricionais, distensão abdominal, má digestão, cansaço, dores de cabeça, entre outros desconfortos. Essas pessoas devem excluir essa proteína da dieta por um tempo e acompanhar a melhora dos sintomas para, mais tarde, reintroduzi-los novamente à alimentação.

Também existem as pessoas celíacas, que não podem, sob hipótese alguma, consumir nenhum alimento que tenha glúten ou que tenha tido contato com glúten (contaminação cruzada), e isso é para a vida toda. Para saber se você tem alguma dessas condições – seja uma alergia ou a própria doença celíaca – é necessário fazer uma série de exames, além de ter acompanhamento com um gastroenterologista e com um nutricionista.

Caso você já saiba que não tem nenhum tipo de alergia ou doença celíaca, mas quiser investir em uma alimentação sem glúten apenas para perder aqueles quilinhos, cuidado! Você pode estar cometendo um erro, pois muitos dos produtos sem glúten não são integrais ou saudáveis. Alguns deles, inclusive, são feitos com maior quantidade de gordura para que fiquem palatáveis. E se você não tem nenhum problema com a substância, essa troca vai ser pior para você.

Mas uma coisa é certa: mesmo para quem não tem nenhum tipo de intolerância, uma dieta rica em alimentos feitos com farinha refinada, como pães brancos, bolachas, tortas e massas, vai fazer com que você ganhe peso. Portanto, quando tirar esses alimentos da alimentação, que não são saudáveis para ninguém, vai acabar emagrecendo.

Um estudo publicado na revista British Journal of Nutrition concluiu que é improvável que o consumo de produtos sem glúten confira benefícios à saúde, a menos que haja clara evidência de doença celíaca, intolerância ou alergia à proteína. Então, se, por algum motivo, você desconfia que tem uma alergia ou até mesmo a doença celíaca, antes de excluir o glúten da dieta, é importante procurar um médico especializado e um nutricionista, para que uma investigação completa seja feita. Depois de realizados os exames necessários, aí sim você saberá se deve ou não retirar o glúten da sua alimentação.

Portanto, antes de promover mudanças bruscas na sua alimentação, procure um profissional para que ele possa montar o melhor plano alimentar para você.

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.