Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Tira-dúvidas: Menu degustação para casamentos

duvidas1

Tendência gastronômica, o menu degustação aparece como uma opção prática e descolada para casamentos. Neste tipo de serviço, os convidados podem degustar diferentes sabores durante toda a festa, servidos em mini porções. Normalmente, são passados cerca de 20 itens em tacinhas, panelinhas e cumbucas. O conceito é muito bacana, mas será que funciona na prática? Para tirar essa dúvida, nós conversamos com o Zazá Bistrô, buffet do Rio de Janeiro especializado, entre outras coisas, em mini degustações volantes, e com o Buffet Vivi BarrosFornecedoresBUFFET VIVI BARROSBuffets & BanqueteirosSão Paulo (Capital)Leia mais, de São Paulo, um dos pioneiros nesse tipo de serviço. Abaixo, eles esclarecem as principais dúvidas das noivas sobre menu degustação.

menu-degustacao-casamento-buffet-zaza-1

( Zazá Bistrô )

Para quais tipos de casamento o menu degustação é mais indicado?

Vivi Barros – O jantar degustação foi criado para atender aos noivos que querem fugir dos serviços mais tradicionais, como franco-americano e empratado, mas não querem deixar de surpreender seus convidados pela escolha dos sabores, apresentação e, principalmente, fartura. É a escolha perfeita para oferecer aos convidados uma verdadeira experiência gastronômica. Normalmente, são casais jovens, que gostam de comer bem, experimentar novas coisas e que querem uma festa animada.

E para quais tipos de casamentos ele não é indicado?

Vivi Barros – Não indico o serviço para casamentos com mais de 350 convidados. O perfil dos convidados também é muito importante – para os mais tradicionais, o ideal é fazer franco-americano ou empratado, assim você agrada a todos.

menu-degustacao-casamento-buffet-vivi-barros-risoto-de-beterraba-com-polvo-e-pesto-rustico

( Vivi BarrosFornecedoresBUFFET VIVI BARROSBuffets & BanqueteirosSão Paulo (Capital)Leia mais )

Quais são as principais vantagens do menu degustação em relação aos outros serviços de buffet?

Zazá Bistrô – A principal vantagem é a fartura e a variedade de pratos. Algumas pessoas acham que, por serem mini porções, elas não se sentiriam saciadas, mas isso é um mito. Além de variado, o  menu degustação é muito farto! É um serviço contínuo que pode durar a festa inteira, com pratos apetitosos e variados.

Também podemos falar da comodidade. As pessoas não precisam se deslocar para se servir e enfrentar filas, já que no menu degustação as comidas são levadas até elas. Além disso, elas podem experimentar de tudo, sem estragar a dinâmica da festa.

Hoje em dias as festas têm mais lounges e menos mesas para os convidados. Nesse sentido, o menu degustação acaba oferecendo mais praticidade, a festa fica com mais movimento, menos engessada.

O menu degustação também é uma opção mais charmosa. Tem gente que, por preguiça de voltar à fila do buffet montado, acaba misturando toda a variedade de comida em um horrendo prato só – massa, carne, peixe…tudo! As mini porções têm uma apresentação charmosa e evitam que esse tipo de constrangimento aconteça.

menu-degustacao-casamento-buffet-zaza-2

( Zazá Bistrô )

O menu degustação precisa de um outro tipo de serviço complementar?

Vivi Barros – Gosto de incluir uma ilha gastronômica para ser um complemento a mais e deixar as pessoas mais à vontade para se servirem quantas vezes quiserem. Essa ilha pode ser de finger food, de entradas ou antepastos. Alguns noivos pedem mais de uma ilha e nós sugerimos as estações pop-up (que são montadas durante o evento, surpreendendo os convidados) como Cevicheria, Polentaria, Taqueria e o nosso Bar de Tapas, que tem feito muito sucesso. Outra opção é montar uma ilha com os pratos quentes principais, após passá-los volantes para toda a festa – assim os convidados podem repetir os pratos que mais gostaram quantas vezes quiserem.

menu-degustacao-vivi-barros-ilha-gastronomica

( Ilha gastronômica do Buffet Vivi BarrosFornecedoresBUFFET VIVI BARROSBuffets & BanqueteirosSão Paulo (Capital)Leia mais )

O menu degustação sai mais em conta que os outros tipos de serviço de buffet?

Vivi Barros – Não necessariamente. O menu degustação é um tipo de serviço diferente, mas a quantidade de comida por convidado é calculada como em um jantar franco-americano – a variedade pode ser maior, mas a quantidade em kgs ou unidades é a mesma. Além disso, a quantidade de material usado é grande – já que todos os itens vão em porcelaninhas, panelinhas com seus respectivos talheres, bandejas etc. E para um excelente serviço, devemos contratar mais garçons, já que a maioria do serviço é volante.

Zazá Bistrô – Vale destacar que o menu degustação é a melhor opção para quem quer evitar o desperdício, o que, de certa forma, significa economia. Ao montar um buffet, além de se pensar no número de pessoas, há de se pensar também na apresentação perfeita durante todo o tempo, o que faz com que os pratos expostos sejam sempre trocados antes de serem finalizados, levando ao desperdício de comida. Com as cumbuquinhas, o investimento é mais ajustado ao número de pessoas, com comida abundante, mas sem desperdício.

Quantas rodadas de pratos são recomendas no menu degustação?

Vivi Barros – Recomendamos 25 itens volantes, que depois são dispostos em ilhas gastronômicas.

6 Comentários

  1. Thereza 8 de novembro de 2014

    No meu casamento foi assim, há um ano, e até hoje nossos convidados elogiam a qualidade do serviço, o sabor de cada empratado. Fizemos uma escolha criteriosa do buffet, que ofertasse produtos de qualidade e com boa execução. Nunca quisemos um serviço tradicional, de um buffet americano e esse tipo de serviço foi a escolha acertada.

    • Constance Zahn 11 de novembro de 2014

      Oi, Thereza! Tudo bom?

      Fico feliz de saber que acertou em sua escolha!! 🙂 Acho que quando é um bom buffet, que faz um menu gostoso e variado, não tem como não gostar!

      Beijos

  2. Juliana 9 de novembro de 2014

    Meu casamento teve menu degustação, do Zest, e foi simplesmente incrível. Todo mundo elogiou muito, e mesmo os convidados mais velhos e tradicionais ficaram impressionados em como a comida era farta e gostosa, e como a dinâmica da festa foi melhor assim. Super recomendo – acho que foi a melhor decisão da minha festa.

  3. Marilia 10 de novembro de 2014

    Meu casamento será assim, em um buffet muito bacana na Vila Madalena, o Oca Tupiniquim. Tenho certeza que a festa será muito mais dinamica e, pela degustação que já fiz do cardápio, os convidados ficarão muito satisfeitos!

  4. Barbara Capecce 30 de dezembro de 2014

    ótimo post!
    meu casamento será em junho agora e terá também o Menu Degustação.
    Só tenho uma dúvida, como organizo as mesas dos convidados? Digo, o salão só possui mesas grandes, devo reduzir o numero de mesas?
    Obrigada!

  5. Lidiana 3 de agosto de 2015

    Gostaria de ter mais receitas. E como é onde servi os fing fourds?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *