duvidas1

Tendência gastronômica, o menu degustação aparece como uma opção prática e descolada para casamentos. Neste tipo de serviço, os convidados podem degustar diferentes sabores durante toda a festa, servidos em mini porções. Normalmente, são passados cerca de 20 itens em tacinhas, panelinhas e cumbucas. O conceito é muito bacana, mas será que funciona na prática? Para tirar essa dúvida, nós conversamos com o Zazá Bistrô, buffet do Rio de Janeiro especializado, entre outras coisas, em mini degustações volantes, e com o Buffet Vivi Barros, de São Paulo, um dos pioneiros nesse tipo de serviço. Abaixo, eles esclarecem as principais dúvidas das noivas sobre menu degustação.

menu-degustacao-casamento-buffet-zaza-1

( Zazá Bistrô )

Para quais tipos de casamento o menu degustação é mais indicado?

Vivi Barros – O jantar degustação foi criado para atender aos noivos que querem fugir dos serviços mais tradicionais, como franco-americano e empratado, mas não querem deixar de surpreender seus convidados pela escolha dos sabores, apresentação e, principalmente, fartura. É a escolha perfeita para oferecer aos convidados uma verdadeira experiência gastronômica. Normalmente, são casais jovens, que gostam de comer bem, experimentar novas coisas e que querem uma festa animada.

E para quais tipos de casamentos ele não é indicado?

Vivi Barros – Não indico o serviço para casamentos com mais de 350 convidados. O perfil dos convidados também é muito importante – para os mais tradicionais, o ideal é fazer franco-americano ou empratado, assim você agrada a todos.

menu-degustacao-casamento-buffet-vivi-barros-risoto-de-beterraba-com-polvo-e-pesto-rustico

( Vivi Barros )

Quais são as principais vantagens do menu degustação em relação aos outros serviços de buffet?

Zazá Bistrô – A principal vantagem é a fartura e a variedade de pratos. Algumas pessoas acham que, por serem mini porções, elas não se sentiriam saciadas, mas isso é um mito. Além de variado, o  menu degustação é muito farto! É um serviço contínuo que pode durar a festa inteira, com pratos apetitosos e variados.

Também podemos falar da comodidade. As pessoas não precisam se deslocar para se servir e enfrentar filas, já que no menu degustação as comidas são levadas até elas. Além disso, elas podem experimentar de tudo, sem estragar a dinâmica da festa.

Hoje em dias as festas têm mais lounges e menos mesas para os convidados. Nesse sentido, o menu degustação acaba oferecendo mais praticidade, a festa fica com mais movimento, menos engessada.

O menu degustação também é uma opção mais charmosa. Tem gente que, por preguiça de voltar à fila do buffet montado, acaba misturando toda a variedade de comida em um horrendo prato só – massa, carne, peixe…tudo! As mini porções têm uma apresentação charmosa e evitam que esse tipo de constrangimento aconteça.

menu-degustacao-casamento-buffet-zaza-2

( Zazá Bistrô )

O menu degustação precisa de um outro tipo de serviço complementar?

Vivi Barros – Gosto de incluir uma ilha gastronômica para ser um complemento a mais e deixar as pessoas mais à vontade para se servirem quantas vezes quiserem. Essa ilha pode ser de finger food, de entradas ou antepastos. Alguns noivos pedem mais de uma ilha e nós sugerimos as estações pop-up (que são montadas durante o evento, surpreendendo os convidados) como Cevicheria, Polentaria, Taqueria e o nosso Bar de Tapas, que tem feito muito sucesso. Outra opção é montar uma ilha com os pratos quentes principais, após passá-los volantes para toda a festa – assim os convidados podem repetir os pratos que mais gostaram quantas vezes quiserem.

menu-degustacao-vivi-barros-ilha-gastronomica

( Ilha gastronômica do Buffet Vivi Barros )

O menu degustação sai mais em conta que os outros tipos de serviço de buffet?

Vivi Barros – Não necessariamente. O menu degustação é um tipo de serviço diferente, mas a quantidade de comida por convidado é calculada como em um jantar franco-americano – a variedade pode ser maior, mas a quantidade em kgs ou unidades é a mesma. Além disso, a quantidade de material usado é grande – já que todos os itens vão em porcelaninhas, panelinhas com seus respectivos talheres, bandejas etc. E para um excelente serviço, devemos contratar mais garçons, já que a maioria do serviço é volante.

Zazá Bistrô – Vale destacar que o menu degustação é a melhor opção para quem quer evitar o desperdício, o que, de certa forma, significa economia. Ao montar um buffet, além de se pensar no número de pessoas, há de se pensar também na apresentação perfeita durante todo o tempo, o que faz com que os pratos expostos sejam sempre trocados antes de serem finalizados, levando ao desperdício de comida. Com as cumbuquinhas, o investimento é mais ajustado ao número de pessoas, com comida abundante, mas sem desperdício.

Quantas rodadas de pratos são recomendas no menu degustação?

Vivi Barros – Recomendamos 25 itens volantes, que depois são dispostos em ilhas gastronômicas.