Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Tira-dúvidas: 6 dicas para acertar na gravata do noivo e dos padrinhos

Que gravata escolher? Qual cor? Que tecido? Que tamanho? Pode usar estampada? Estas são umas das maiores dúvidas quando o assunto é o traje do noivo. Assim como as joias e acessórios têm papel importante no look da noiva; para eles, a gravata é fundamental! Para esclarecer os principais questionamentos e pegar dicas de combinações, batemos um papo com Ricardo AlmeidaFornecedoresRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo, São Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte, Distrito Federal, Brasília, Pernambuco, RecifeLeia mais, um dos principais representantes da moda masculina brasileira e expert em alfaiataria para noivos.

LARGURA:

“Para mim, pessoas jovens ou com espírito jovem ficam melhores com gravatas estreitas. São minhas favoritas, e uma das marcas do meu trabalho”, diz o estilista, que explica o motivo de deixar os modelos mais largos de lado. “As gravatas largas acho antigas, com uma cara de senhor. E como estamos falando de casamento, acho que foge um pouco da proposta daquele momento de começo, de novo.”

largura-gravata-noivo-ricardo-almeida-600

O cantor Caleb Followill escolheu uma gravata slim dourada para seu casamento com a modelo Lily Aldridge

COR:

Com fraque e meio-fraque, o mais comum é que se use a gravata prata. É mais ou menos “padrão”, mas não regra suprema. Com terno, muitos noivos optam por gravata prata ou branca, as preferidas de Ricardo. Clássica, é uma combinação que, digamos, confere a formalidade de um meio-fraque, sem ter que usá-lo.

Além destas duas, o estilista ainda ressalta outra tendência frequente. “Uso também nos tons de sorvete claro, com um ar perolado”, diz ele. Outra dica é para quando alguma das peças do traje for xadrez: “eu pegaria a gravata na cor do detalhe do xadrez.”

cores-gravata-noivo-prata-branco-ricardo-almeida-600

Gravata branca para noivos e prata para padrinhos

cor-gravata-noivo-sorvete-claro-ricardo-almeida-600

TECIDOS:

A gravata de seda, para Ricardo AlmeidaFornecedoresRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo, São Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte, Distrito Federal, Brasília, Pernambuco, RecifeLeia mais, continua sendo a mais correta, principalmente pela nobreza do tecido. Porém, ele não descarta outras fibras e materiais, como lã, crochê e couro, mas isto se o casamento permitir e se forem de excelente qualidade e acabamento. “É mais ousado, mas se o noivo gosta e combina com o restante do traje e casamento, não acho um problema”, resume ele, excluindo um único tecido para a gravata, o poliéster. “É um tecido muito simples para o altar, não fica legal.”

material-gravata-noivo-seda-ricardo-almeida-600

A gravata de seda de Ricardo Almeida

material-gravata-noivo-croche-johannes-huebl-600

Johannes Huebl escolheu um modelo de crochê para acompanhar o terno branco de seu casamento com Olivia Palermo

NÓ:

Independente do tecido, cor e largura, Ricardo Almeida é categórico quando o assunto é o nó. Para ele, o Windsor é o ideal. “É o que tem o triângulo perfeito. E não precisa ser um nó grande, se for feito de forma correta e prender bem atrás, ele fica pequeno e perfeito para uma gravata estreita.”

BORBOLETA:

“Acho muito interessante, principalmente para um casamento mais moderno. Já tive noivos que optaram pela borboleta, como o cantor Junior Lima”, explica o estilista,

PADRINHOS:

Dar a gravata para o padrinho é um costume que gostamos muito, principalmente porque alivia um pouco todos os custos que já estão embutidos por trás do posto de padrinho (presente, traje, chá-bar…) Neste caso, Ricardo não escolheria outra cor que não o prata. “É elegante, destaca o padrinho dos outros convidados e não polui o altar com informações de cores.”

Veja também: 5 dúvidas sobre padrinho de casamento

E mais: O sapato certo para cada terno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *