Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
de 29/09 a 01/10 de 2017 Casa Petra São Paulo

Navegue como ou

Tira-dúvidas: 6 dicas para acertar na gravata do noivo e dos padrinhos

Que gravata escolher? Qual cor? Que tecido? Que tamanho? Pode usar estampada? Estas são umas das maiores dúvidas quando o assunto é o traje do noivo. Assim como as joias e acessórios têm papel importante no look da noiva; para eles, a gravata é fundamental! Para esclarecer os principais questionamentos e pegar dicas de combinações, batemos um papo com Ricardo AlmeidaFornecedoresRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, RecifeLeia mais, um dos principais representantes da moda masculina brasileira e expert em alfaiataria para noivos.

LARGURA:

“Para mim, pessoas jovens ou com espírito jovem ficam melhores com gravatas estreitas. São minhas favoritas, e uma das marcas do meu trabalho”, diz o estilista, que explica o motivo de deixar os modelos mais largos de lado. “As gravatas largas acho antigas, com uma cara de senhor. E como estamos falando de casamento, acho que foge um pouco da proposta daquele momento de começo, de novo.”

largura-gravata-noivo-ricardo-almeida-600

O cantor Caleb Followill escolheu uma gravata slim dourada para seu casamento com a modelo Lily Aldridge

COR:

Com fraque e meio-fraque, o mais comum é que se use a gravata prata. É mais ou menos “padrão”, mas não regra suprema. Com terno, muitos noivos optam por gravata prata ou branca, as preferidas de Ricardo. Clássica, é uma combinação que, digamos, confere a formalidade de um meio-fraque, sem ter que usá-lo.

Além destas duas, o estilista ainda ressalta outra tendência frequente. “Uso também nos tons de sorvete claro, com um ar perolado”, diz ele. Outra dica é para quando alguma das peças do traje for xadrez: “eu pegaria a gravata na cor do detalhe do xadrez.”

cores-gravata-noivo-prata-branco-ricardo-almeida-600

Gravata branca para noivos e prata para padrinhos

cor-gravata-noivo-sorvete-claro-ricardo-almeida-600

TECIDOS:

A gravata de seda, para Ricardo AlmeidaFornecedoresRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, RecifeLeia mais, continua sendo a mais correta, principalmente pela nobreza do tecido. Porém, ele não descarta outras fibras e materiais, como lã, crochê e couro, mas isto se o casamento permitir e se forem de excelente qualidade e acabamento. “É mais ousado, mas se o noivo gosta e combina com o restante do traje e casamento, não acho um problema”, resume ele, excluindo um único tecido para a gravata, o poliéster. “É um tecido muito simples para o altar, não fica legal.”

material-gravata-noivo-seda-ricardo-almeida-600

A gravata de seda de Ricardo Almeida

material-gravata-noivo-croche-johannes-huebl-600

Johannes Huebl escolheu um modelo de crochê para acompanhar o terno branco de seu casamento com Olivia Palermo

NÓ:

Independente do tecido, cor e largura, Ricardo Almeida é categórico quando o assunto é o nó. Para ele, o Windsor é o ideal. “É o que tem o triângulo perfeito. E não precisa ser um nó grande, se for feito de forma correta e prender bem atrás, ele fica pequeno e perfeito para uma gravata estreita.”

BORBOLETA:

“Acho muito interessante, principalmente para um casamento mais moderno. Já tive noivos que optaram pela borboleta, como o cantor Junior Lima”, explica o estilista,

PADRINHOS:

Dar a gravata para o padrinho é um costume que gostamos muito, principalmente porque alivia um pouco todos os custos que já estão embutidos por trás do posto de padrinho (presente, traje, chá-bar…) Neste caso, Ricardo não escolheria outra cor que não o prata. “É elegante, destaca o padrinho dos outros convidados e não polui o altar com informações de cores.”

Veja também: 5 dúvidas sobre padrinho de casamento

E mais: O sapato certo para cada terno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *