Qual a mulher que nunca sofreu desse mal? A TPM ou, no caso, TPN (Tensão Pré Noiva), é uma das principais causas de descontrole alimentar e pode acarretar em alguns quilos a mais na balança. Já imaginou essa situação perto do grande dia? Por isso, resolvi dar algumas dicas sobre o que fazer para controlar esse… descontrole!

A síndrome pré-menstrual é caracterizada por um complexo de sintomas físicos, cognitivos e emocionais que ocorre durante a fase lútea do ciclo menstrual, diminuindo com o início da menstruação. Os sintomas envolvem basicamente mudanças de humor, embora mais de 200 sintomas já tenham sido associados à TPM (com diferentes intensidades), como irritabilidade, tensão e inquietação.

De acordo com o principal sintoma presente e com o fator desencadeante, pesquisadores definiram que existem quatro tipos de TPM (é sério!). Sem se irritar, veja em qual você se enquadra:

GRUPO A: mulheres com predominância de ansiedade, irritabilidade, alterações de humor ou tensão nervosa.

GRUPO C: mulheres com predominância de cefaleia (dor de cabeça), aumento de apetite, desejo por doces, fadiga, tremores e palpitação.

GRUPO D: mulheres com predominância de depressão acompanhada por insônia, choro fácil, esquecimento e confusão mental.

GRUPO H: mulheres com predominância de ganho de peso, dores abdominais, edemas nas extremidades e mastalgia (dores nas mamas).

Se você se identificou com mais de um grupo, não se preocupe, isso pode ocorrer.

A fadiga durante o período pré-menstrual tem sido atribuída à ocorrência de hipoglicemia (queda da glicemia), aumento da inflamação e disfunção tireoidiana. Já a depressão tem sido associada à deficiência de Vitamina B6 e de serotonina. A ocorrência de enxaqueca está associada a um distúrbio na transmissão serotonérgica (de serotonina). Já a mastalgia pode ser consequência da elevação dos níveis de prolactina, um hormônio feminino.

Doces? Nunca! Ao contrario do que muitas mulheres pensam é melhor evitar o consumo chocolates e carboidratos simples durante a TPM. Estes alimentos possuem alto índice glicêmico e vão contribuir ainda mais com a vontade de doces. A cafeína é outra vilã nessa fase, pois, além de aumentar a retenção de líquidos, vai te deixar mais ansiosa e nervosa. Cuidado também com o excesso de sal. Ah, e não se esqueça de beber bastante líquido!

Até a proxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br