Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Tendência de penteado para noivas: chignon soltinho

Já faz um tempo que um certo tipo de coque vem fazendo muito sucesso nas redes sociais. Apelidei-o de “chignon soltinho“.

Chignon (lê-se “chinhon”) significa coque, qualquer coque, em francês. Mas vejo muito em sites americanos a palavra sendo usada para designar um coque baixo relativamente simples, por isso a escolhi. E o soltinho se refere às mechas puxadas com os dedos que dão o efeito “afofado” do penteado. Para deixar mais claro, fiz uma comparação entre dois coques:

Ambos os penteados tem volume no topo da cabeça e no coque em si. Enquanto o da esquerda tem um acabamento mais “maciço”, o da direita tem o efeito soltinho por causa das mechas penteadas com os dedos e puxadas para “afrouxar” o penteado. (Nessa foto talvez não dê para perceber, mas nas próximas vocês podem reparar que quando o penteado é soltinho, é possível ver através das mechas, ele fica “aerado”.)

Para mim, o “chignon soltinho” não se confunde com um “messy updo” (“coque bagunçado”, em português), porque, bem, ele não é bagunçado. Ambos podem ser fofos e soltinhos, mas o tipo de coque é diferente. Enquanto os messy updos podem ser um ninho de mafagafos (alto ou baixo, não importa) com mechas em todas as direções, o “chignon soltinho” é um coque simples, torcido basicamente pra um único sentido. Eu diria que o “chignon soltinho” é um penteado clássico, que ganhou um toque despojado.

E por que esse tipo de coque tem feito tanto sucesso? Primeiro, porque é lindo! rs Se vocês repararem, a proporção entre o volume do topo da cabeça e o tamanho do coque deixa o penteado bem delicado. Segundo, porque ele tem esse ar despretensioso, quase parecendo que foi feito em casa – e isso é sempre charmoso. Terceiro, porque esse efeito soltinho-afofado dá um ar sexy. Ou seja, é sexy e chic, ao mesmo tempo!

A responsável por vários “chignons soltinhos” amplamente pinados e regramados é a cabeleireira russa Tonya Pushkareva (@tonyastylist). Ela é tão maravilhosa que ensina a fazer o penteado no post abaixo. É só clicar encima para dar o play: 

Para salvar na pastinha, mais algumas inspirações do Instagram da @tonyastylist. O penteado pode variar um pouco – mais ou menos soltinho, o coque um pouco mais alto ou um pouco mais baixo:

Aqui, dá para ver como fica o penteado de frente, afofadinho e como se tivesse sido penteado com os dedos:

E por fim, duas sugestões do penteado que fizemos com o cabeleireiro Sandro DessouFornecedoresRODOLFO ALMEIDA E SANDRO DESSOUBeleza & Dia de NoivaSão Paulo (Capital)Leia mais + acessórios de cabelo da Wanda BorgesFornecedoresWANDA BORGESVestidos de NoivaSão Paulo (Capital)Leia mais. Fotografia da Larissa Felsen:

Veja também: Editorial de penteados “Clássico e Natural”

E mais: Penteados de noiva com flores naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *