A gente já falou aqui no site sobre a cor de sapato que mais combina com cada traje. Porém, faltava um assunto que muitos noivos nos perguntam: o modelo mais adequado para cada cerimônia. Seja na praia, no campo ou na cidade, escolher um sapato mais ou menos formal pode prejudicar o look do noivo. Para tirar estas dúvidas, conversamos com o estilista Ricardo Almeida Bridal GuideRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo, São Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte, Distrito Federal, Brasília, Pernambuco, RecifePortfólio e a personal stylist Sara Passaglia, da marca italiana de sapatos Principi Milano.

CASAMENTO À NOITE NA CIDADE

Ricardo Almeida Bridal GuideRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo, São Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte, Distrito Federal, Brasília, Pernambuco, RecifePortfólio: “Indico um sapato de amarrar sem costura na cor preta. A costura já indica menos formalidade, por isso não é tão recomendado para cerimônias deste tipo. Caso o noivo esteja de fraque, o que mostra ser um casamento bem formal, as costuras devem ser evitadas sempre.”

Modelo Oxford Ricardo Almeida

CASAMENTO NA PRAIA

Sara Passaglia, da Principi Milano: “Um mocassim é uma boa pedida para casamentos na praia. Nesta ocasião, as costuras e os tecidos além do couro podem ser bem-vindos. Gosto dos modelos de camurça.”

CASAMENTO NO CAMPO

Ricardo Almeida Bridal GuideRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo, São Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte, Distrito Federal, Brasília, Pernambuco, RecifePortfólio: “Mocassim de cor havanna, caramelo, marrom vão muito bem em casamento no campo, quando o clima é menos formal. Se o casamento for muito chique, a dica muda, tem que ser um mais formal e na cor marrom, por exemplo.”

Modelos do estilista Ricardo Almeida

Sara Passaglia, da Principi Milano: “Aqui, as costuras podem aparecer e para estas ocasiões, os modelos derby (parece com o Oxford, mas neste caso os buracos do cadarço estão em uma aba extra, costurada sobre o corpo do sapato) e brogue (sapatos com decorações ou aqueles buraquinhos perfurados na superfície) são indicados.”

Modelo brogue da Principi Milano

Modelo Derby da Principi Milano

USAR OU NÃO O SAPATO ANTES DO CASAMENTO?

Ricardo Almeida Bridal GuideRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo, São Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte, Distrito Federal, Brasília, Pernambuco, RecifePortfólio: “Deve-se usar sim antes do casamento, principalmente para ver se está confortável. Recomendo usar por dois dias antes do evento, mas não pode ser a ponto de desgastar a sola, pois em alguns casos o noivo se ajoelha no altar e a sola pode estar visivelmente feia/desgastada.”

Veja também: 6 dicas para acertar na gravata do noivo e padrinhos

E mais: Terno marsala para os noivos estilosos

Ficha Técnica

Fornecedores que

Noivos & Padrinhos: RICARDO ALMEIDA Bridal GuideRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo, São Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte, Distrito Federal, Brasília, Pernambuco, RecifePortfólio