Já tem algum tempo que o blazer de abotoamento duplo voltou a figurar no guarda-roupa masculino (2015 +/-). Entre os famosos que aderiram à peça no tapete vermelho, o ator Chris Pine e o cantor Nick Jonas são disparados os mais fãs! A peça também tem feito a cabeça de noivos antenados, e é uma boa escolha para os que buscam para o grande dia uma alternativa elegante para o traje clássico. Se há alguma ressalva, vale lembrar que atenção estará nos botões, portanto, as chances do noivo ficar achatado ou não conseguir disfarçar os quilinhos a mais são grandes.

CORTES E NÚMERO DE BOTÕES

O blazer com abotoamento duplo traz como herança os peacoat dos anos 1920 (os fãs do cinema antigo vão reconhecer a peça no uniforme dos marinheiros da época). O mais tradicional tem os ombros e as lapelas largas, o que hoje não é obrigatório graças às releituras de marcas como Dolce & Gabbana, Armani e Hermès. As peças sob medida são as melhores opções neste caso neste caso, principalmente porque você chamará mais atenção do que se estivesse com um terno de abotoamento simples. (aqui no Brasil estilistas como Ricardo Almeida Bridal GuideRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo, São Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte, Distrito Federal, Brasília, Pernambuco, RecifePortfólio e Vasco Vasconcellos oferecem este tipo de serviço). Porém, se esta não é uma opção, o maior cuidado é com os botões. Fuja dos modelos prontos que ao fechar e sentar fiquem repuxando o tecido.

(Foto: reprodução/ Black Label blog)

ABOTOANDO DE FORMA CERTA

A quantidade pode variar de quatro para seis botões No primeiro caso, deve-se abotoar os dois de cima e um debaixo. Já no de seis botões, fecha-se os do meio e um da dupla inferior. Esta na verdade é uma regra mais modernas, os alfaiates clássicos ainda defendem que todos devam ser fechados. Acredito que este um aberto faz sentido na hora de sentar e não apertar muito. O botão interno (“âncora”) faz toda a diferença. É ele que vai evitar que os externos fiquem esticados e franzindo o tecido.

Exemplo de como abotoar o blazer de 6 botões

Exemplo de como abotoar modelo de 4 botões

E, abaixo, alguns exemplos para inspirar os noivos:

O ator Chris Pine em duas versões: terno e smoking

(Fotos: reprodução/Getty Images)

O blazer azul com camisa branca sem gravata é uma boa ideia para um casamento na praia. Na foto, o noivo Louis Leeman (o casamento inteiro dele está neste link) e clique do editorial da Revista Constance Zahn nr. 3 (a nova edição está à venda aqui!).

(Fotos: The Coveteur e Larissa Felsen)

Veja também: Terno azul para os noivos

E mais: Terno marsala para os noivos

Ficha Técnica

Fornecedores que

Noivos & Padrinhos: RICARDO ALMEIDA Bridal GuideRICARDO ALMEIDANoivos & PadrinhosSão Paulo, São Paulo (Capital), São Paulo (Interior), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Belo Horizonte, Distrito Federal, Brasília, Pernambuco, RecifePortfólio