Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Saiba mais sobre os probióticos

case-saudavel-1

destaque

Parece loucura, mas dentro do nosso intestino habitam milhões de bactérias, mais até do que todas as células que compõem o nosso organismo! Sim, quer você queira ou não, elas também farão parte do seu casamento, rs. O mais interessante, no entanto, é que muitos estudos indicam que essas bactérias podem ter grande participação no ganho ou perda de peso e também nas nossas emoções, como ansiedade e depressão, por exemplo. Mas por que falar de tudo isso? Oras, para apresentá-las aos probióticos, as bactérias boas do nosso intestino.

Sim, dentre as bactérias que moram no nosso intestino, existem as boas e as ruins e, dependendo de qual delas está em maior quantidade, teremos efeitos bons ou ruins para o nosso organismo. Os probióticos podem existir na forma de iogurtes – atualmente, várias marcas adicionam bactérias boas ao alimento – ou como suplementos isolados, que podem estar na forma de cápsulas ou em pó, concentrando uma bactéria isolada ou uma combinação de bactérias. Os probióticos conferem diversos benefícios para nossa saúde, como melhora do sistema imunológico, efeito anti-inflamatório, diminuição do estresse, melhora do sono, melhora do funcionamento do intestino e equilíbrio do organismo como um todo.

Mas… Todo mundo precisa de probióticos? Não. Isso depende muito de como está a população de bactérias do seu intestino. Em geral, sintomas como gases, diarreia ou intestino mais preso podem indicar um desequilíbrio na flora intestinal. Pessoas que ficam doentes com frequência ou possuem algum tipo de alergia alimentar também podem se beneficiar dessas boas bactérias. Esses probióticos, entretanto, não são a única solução de equilibrar a sua microbiota. O consumo regular de fibras, presentes em verduras, legumes, aveia, linhaça, chia e frutas, pode fazer esse trabalho contribuindo para a melhora do trânsito intestinal, o que por sua vez ajuda a controlar o apetite e melhorar a pele. Tudo que uma noiva quer, não é mesmo?

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *