Depois de revelado o tão aguardado segredo, muitos se perguntaram de onde veio a inspiração do vestido de noiva de Meghan Markle. Não é possível afirmar nada, já que nem o Palácio de Kensington nem a estilista deram pistas, mas, ainda assim, há especulações:

Carolyn Bessette-Kennedy

Os sites americanos estão puxando a sardinha para o seu lado, claro, dizendo que o vestido de Meghan seria uma referência à Caroline Bessette Kennedy, que representa a “realeza americana” (os Kennedy eram chamados asism).

De onde surgiu essa ideia? Dos lábios da própria noiva em uma entrevista à revista Glamour americana, em 2016. Ao ser perguntada sobre seu vestido de noiva de celebridade preferido, Meghan respondeu: “Carolyn Bessette Kennedy. Everything goals.” Ela também descreveu o vestido ideal para o grande dia como “Classic and simple is the name of the game, perhaps with a modern twist. I personally prefer wedding dresses that are whimsical or subtly romantic“.

O vestido de Carolyn Bessette Kennedy é icônico. E ela foi (até sábado, pelo menos) a personificação da noiva minimalista. Mas os sites apontam que o vestido de noiva de Carolyn teria de certa forma inspirado o segundo vestido de Meghan, assinado por Stella McCartney (apesar dos decotes diferentes); enquanto o da cerimônia, teria sido inspirado em um vestido de festa.

Como nenhum dos dois vestidos de noiva de Meghan é idêntico às referências apontadas (até porque daí seria cópia e não inspiração), não dá para saber se ela realmente tinha a imagem de Carolyn em mente quando escolheu seu modelo. É possível que sim… mas não tem como afirmarmos. Tem sites que dizem que ela se inspira em Carolyn no dia-a-dia também:

Mais uma vez, é bem possível que se inspire… mas os looks (acima) podem muito bem ser coincidência também, afinal são escolhas básicas.

Infanta Cristina da Espanha

Já a revista Hola!, assim como todos os veículos espanhóis, afirma que a inspiração veio de lá! Mais precisamente, do vestido de noiva da Infanta Cristina da Espanha. Ela foi, como contei nesse post aqui, a primeira noiva princesa “importante” (filha de rei) a se casar com os ombros à mostra.

Os modelos não são idênticos. O decote do vestido da infanta é um pouco mais aberto, a manga é longa (a de Meghan é 7/8) e a saia é mais rodada. Pode ter sido uma inspiração? Pode… quem sabe Meghan leu nosso post, brincadeira, quem sabe Meghan não fez uma pesquisa entre as outras noivas-princesas e ficou impressionada com o fato de um vestido de 1997 continuar tão atual 21 anos depois? O modelo clássico e clean é um dos vestidos icônicos da realeza e marcou época!

Princesa Angela de Liechtenstein

Sarah Carty, do Yahoo, defende uma outra fonte de inspiração, que encontrou entusiastas no Brasil: o vestido de noiva da Princesa Angela de Liechtenstein.

Os vestidos são parecidos, apesar de o decote de Meghan ser um mais aberto, o shape da saia ser mais reta (não dá para ver tão bem nessa foto, mas a saia de Angela é evasé) e dos tecidos terem caimentos bem diferentes. Pode ter sido a inspiração? Pode… uma inspiração que talvez tenha vindo acompanhada de homenagem subliminar à primeira princesa afro-descendente da Europa.

De Hollywood

Há ainda quem veja link entre o vestido de J.Lo, no filme Wedding Planner, com o de Meghan:

Mas, novamente, há diferenças… o decote do vestido de J.Lo é mais aberto e arredondado e o tecido tem outro caimento. Pode ter sido uma inspiração? Pode… A comédia romântica foi um sucesso e, muito provavelmente, Meghan deve ter assistido ao filme.

De coleções prontas

Difícil imaginar que Meghan não tenha olhado nenhuma revista, nenhuma fotinho de vestido de noiva na internet…! E se ela o fez, pode muito bem ter se deparado com inúmeros vestidos lisos com decote canoa e manga longa. Afinal, esse tipo de vestido um clássico (não tanto no Brasil, mas na Europa sim!):

À esq., vestido Pronovias; ao centro, vestido Emilia Wickstead; à direita, vestido Franc Sarabia

Algum desses pode ter sido inspiração? Pode… assim como tantos outros! rs

De outras princesas

Além das princesas citadas antes, outras que apostaram em vestidos lisos de manga longa podem, de alguma maneira, ter inspirado também…

Como já comentei no site antes, a maioria das noivas europeias se casam de vestidos lisos, então pode ser até que essa imagem da noiva-princesa clean já estivesse no subconsciente de Meghan…

De seu próprio closet

Nossa leitora Gisele Carrera nos lembrou que Meghan já havia usado um look com decote similar ao do seu vestido de noiva! Foi um casaco Stella McCartney que fez o maior sucesso!

Pode ter sido inspirado nesse look? Pode… ! Afinal, muitas vezes, a pista do que nos veste melhor vem justamente das roupas do dia a dia!

Conclusão

Pode ser até que Meghan tivesse todas essas imagens juntas em mente… mas o modelo pode ter partido do zero também, a partir de um desejo da noiva de ter algo minimalista + um decote que valorizasse seus ombros e ainda ficasse adequado para a igreja + um corte que lhe favorecesse… Uma moulage na frente do espelho seria o suficiente para se chegar ao resultado, dispensando qualquer referência. Porque vamos combinar que em um modelo tão simples o desafio maior não está tanto na criação e, sim, na execução.

A menos que haja um comunicado oficial informando, nunca saberemos se e de onde veio a inspiração! rs