No finalzinho do mês passado, fiz meu primeiro Face to Face com as seguidoras da nossa página no Facebook (se você ainda não segue a gente por lá, clique aqui!). Adorei a nova ferramenta de criar um grupo de discussão virtual com hora marcada do Facebook! Diante de tantas dúvidas em relação aos looks de madrinhas, convidadas e mães, reuni aqui as mais recorrentes e interessantes, bem como alguns links de posts que podem ajudar com cada uma delas. Espero que ajude!

Déli Macedo: Quero padronizar a cor das madrinhas! O que você acha?

Você tem que pensar que pode ser que alguma madrinha não goste da cor escolhida. Imagine só que desagradável, ela ter que gastar uma valor alto em um vestido que não gosta – ou seja, vai infeliz para o seu casamento (e não é essa a energia que você quer no seu altar!) – e depois nunca mais usar a roupa. Então, na minha opinião, isso só pode ser feito quando há uma conversa aberta com todas e se chegue a um consenso! Se todas toparem, maravilha! Fica lindo na foto!

Leia mais em: 

– As madrinhas em tons pastel de Lauren Santo Domingo
– Tendência para madrinhas: vestidos nude
– Diário de Noiva: as minhas madrinhas

20110412144339_204251_large_justus-casa-a-sua-herdeira-fabiana

. . . . . . . . . . . . . . . 

Bianca Calixto: Para um casamento na praia, qual estilo seria ideal? As madrinhas iguais ainda estão em alta?

Para madrinhas de casamento na praia, na minha opinião, o ideal são vestidos longos com tecidos leves, como a mousseline. Cores alegres, vibrantes e estampas combinam com o clima de praia. Sobre as madrinhas iguais, sim, algumas noivas têm coordenado o altar… mas isso só é possível quando todas as madrinhas concordam, não pode ser uma imposição!

Leia mais em: 

– O que usar em casamentos na praia

dress-code-madrinha-casamento-praia

dresscode_vestidos_madrinha_casamento_praia

. . . . . . . . . . . . . . . 

Raquel Mendes: Minha sogra é uma pessoa muito simples, e usar esses vestidos que normalmente a gente vê as mães usando é quase uma tortura para ela. Como posso ajudá-la na escolha do vestido? Por ser no final da tarde e ao ar livre, dá para usar um vestido curto?

Ela não precisa usar um vestido pesado, todo bordado… Pode ser um longo mais clean, mais leve. Gosto bastante do vestido da Helen Mirren do post abaixo. (preferiria sem broche atrás). Já com relação ao comprimento do vestido, não tem problema ser curto (a minha mãe usou curto), mas eu faria do mesmo comprimento para as duas mães (a dele e a sua).

Leia mais em: 

– Diário de Noiva: o look da mãe da noiva
– Ageless style: transparência!

helen-mirren-transparencia

. . . . . . . . . . . . . . . 

Rafaella Gama: Fica indelicado especificar no convite o tipo de traje para os convidados?

Não tenho visto muito convites com especificação de traje ultimamente (exceto pelo black tie, que precisa ser avisado). O que acho, é que muita gente (a maioria) não entende tão bem o que significa “esporte fino”, “passeio completo”, “social” , etc. Contudo, se é um desejo seu, não é indelicado colocar no convite. Lá no meu “Diário de Noiva”, no blog, eu falei sobre a minha escolha. Dá uma olhada no post abaixo.

Leia mais em: 

– Os look dos convidados do meu casamento

vestido-look-convidada-casamento-dia-campo-jardim-chapeu-16

. . . . . . . . . . . . . . . 

Natália Matos: Serei madrinha em setembro e estou grávida de gêmeos. Estarei com quase cinco meses e a barriga está crescendo bem rápido!!! Que look devo usar para associar a estação e imprecisão do tamanho da barriga?

Natália, invista em tecidos leves e uma modelagem mais livre, sem marcações, assim não correrá o risco do vestido ficar apertado. Já sobre o tom, cores claras sempre vão bem na primavera. Em relação ao sapato, procure por algum com salto bem baixinho, até 5 cm!

Leia mais em:

– Looks das blogueiras para madrinhas grávidas
– Vestidos de madrinha para grávidas
– Dicas para madrinhas grávidas

vestidos-madrinha-casamento-gravidas-roxo-lilas-jessica-alba-natalie-portman

. . . . . . . . . . . . . . . 

Ana Verena Boaventura: Uma noiva pode liberar preto no altar? Eu particularmente acho uma bobagem, não usar!

Eu também acho! E esse até foi tema de um post logo no início do blog… meu lema é: “se a noiva usa branco e não é necessariamente virgem, por que a madrinha não pode usar preto sem representar o luto?” rs. Nos Estados Unidos, tem bastante noiva que libera o preto para as suas bridesmaids… e fica super bonito! Nesse moodboard abaixo, que fiz há um tempão, tem uma noiva com as madrinhas de preto. E não está linda a foto?

Leia mais em: 

– Preto para madrinhas
– Paleta de cores preto e branco

4035_1275320196_4007_1274961127_1-BODA-CARRIE-LAS-4

. . . . . . . . . . . . . . . 

Cláudia Espinoza André: O que você sugere para eu usar no casamento do meu filho, em outubro deste ano, às 11h, com traje longo?

Para um casamento de manhã, gosto de cores claras e, eventualmente, estampas florais. Nesse link você encontra algumas sugestões de vestidos para casamento na fazenda (mas que podem ser usados na cidade também!) que eu acho que combinam com celebrações pela manhã.

Leia mais em: 

– O que usar em casamentos na fazenda

vestidos_madrinhas_casamento_16h-01

. . . . . . . . . . . . . . . 

Rita Tagliavini: Para madrinhas acima do peso, o que você sugere?

Cada corpo é um corpo e é difícil falar genericamente… mas aqui vão algumas dicas gerais: Para quem tem bastante busto, acho que decotes amplos ficam lindos e valorizam o colo; Para quem quer cobrir os braços, capinhas são uma ótima opção; e Para quem quer disfarçar o quadril, saias esvoaçantes são ótimas.

Leia mais em: 

– 15 vestidos de noiva com capinha

vestido-de-noiva-capinha-bordada-vintage

. . . . . . . . . . . . . . . 

Elizabeth Van Gysel Franck: Quais as cores mais adequadas para a mãe de noiva? O que é proibido?

Bom, as únicas cores proibidas são branco e preto. Prata e dourado são clássicos para mães, mas não são as únicas opções. O importante é escolher uma cor que te favoreça, porque você tem que estar linda no dia do casamento da sua filha! No site, tem uma seção dedicada para as mães, veja no link abaixo!

Leia mais em: 

– Tudo o que você precisa saber sobre look da mãe dos noivos

jessica-lange-christine-baranski-vestido-golden-globes-2015-mae-de-noiva

. . . . . . . . . . . . . . . 

Fátima Ribeiro: Para um casamento pela manhã no campo, qual a melhor sugestão?

Se você for convidada, vestidos curtos são os mais indicados. Pode tanto ser um tubinho, como um modelo de tecido mais fluido, como mousseline. Cores claras e estampas florais vão bem. Se você for madrinha, deve perguntar para a noiva sobre o comprimento do vestido. A dica do tecido fluido, cores claras e estampas florais também valem para esse caso. Tem alguns modelos neste post abaixo!

Leia mais em: 

– O que usar em um casamento no campo

vestido-look-convidada-casamento-dia-campo-jardim-03