Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

O papel da assessoria de casamento

Na época dos nossos pais, casar era muito simples. Casava-se em casa ou no único salão da cidade. Havia um ou dois buffets, um florista, a costureira da família e um costureiro famoso. A mãe decidia tudo pela noiva, já que ela, muito nova, não entendia das coisas. Tudo muito fácil.

Com o passar do tempo, as coisas foram tomando uma dimensão maior. Mais convidados, mais opções de fornecedores, mais itens no casamento. As próprias noivas foram tomando as rédeas das decisões e passaram a sonhar com um casamento “único”. Ah, e os valore$ envolvidos também mudaram – para cima.

Foi nesse contexto de maior complexidade que surgiu e ganhou fama a assessoria de casamento. Um profissional dedicado a alinhar o sonho com a realidade e, de quebra, exercer o papel de psicólogo(a) da noiva (e eventualmente da mãe da noiva também). Um trabalho que pode parecer fácil à primeira vista, mas que requer muita dedicação e responsabilidade.

Bom, o tema do post surgiu porque recebo duas perguntas freqüentemente:

1) Você acha necessário contratar uma assessora de casamento?

2) Depois do meu casamento, percebi que me apaixonei pelo assunto e gostaria de trabalhar como assessora de casamento. O que devo fazer?

Para responder ambas as perguntas, acho importante desvendar diversos aspectos da profissão.

assessoria-de-casamento

Mas, afinal, no que consiste o trabalho da assessoria?

O trabalho da assessoria é a gestão do evento como um todo – o que não começa no dia do casamento. Alguns pontos importantes do antes, durante e depois:

Nos preparativos

Traçar o perfil da noiva para dar um norte aos preparativos. Conhecer muito bem os noivos é fundamental, pois no dia do casamento, se tiver algum problema a assessora deve pensar com a cabeça dos noivos. Indicar profissionais que se enquadram no perfil (estilo & orçamento) do casal. É preciso conhecer a reputação dos fornecedores que se indica. Dar uma orientação financeira realista, pois os noivos costumam não ter noção de quanto custam, na realidade, todos os sonhos. Eventualmente, ajudar na negociação com os fornecedores. Verificar os contratos para que todas as cláusulas importantes estejam inclusas. Fazer e administrar o cronograma para que todos os itens sejam resolvidos dentro do prazo certo. Cuidar do RSVP ativo e passivo. Fazer o link entre os fornecedores (enviando a planta e o timeline da festa para todo mundo), porque nem todos os fornecedores não conversam entre si espontâneamente.

No dia

Acompanhar a montagem da festa. Certificar-se de que tudo chegou da forma como foi contratado e no prazo estipulado. Ter planos B na manga, caso necessário. Garantir que todos os profissionais tenham boas condições para realizar seu trabalho. Cuidar do cerimonial na Igreja. Verificar se todos os fornecedores estão atentos ao timeline da festa. Resolver eventuais problemas sem comunicar os noivos e familiares.

Pós

Já deixar combinado quem sai, quem leva o que, conferir as quebras de louça, gente que leva talheres, porta-guardanapos. Verificar pendências, ver o que sobrou (acerto final de bebidas, buffet, etc).

Contratar ou não? Eis a questão.

Na minha opinião, uma boa assessoria não tem preço! Quer dizer, tem e pode até parecer alto em um primeiro instante, mas, ao fim, os noivos sempre reconhecem o valor! Gabriela Martinez Camargo, da Festività, comentou na penúltima edição do nosso curso, que está acostumada com noivos (os homens, principalmente) que foram muito resistentes na hora da contratação agradecendo infinitamente no fim da festa, “alguns chegam até a brincar, dizendo que se soubessem antes como tudo acontece, teriam aceitado pagar o dobro“. O tamanho do casamento não torna a necessidade de uma assessora maior ou menor. Como apontou Lizie Chermann no nosso bate-papo, “tudo que é programado e organizado por especialistas sai mais perfeito, ou seja, com menos erros. Não importa o tamanho do casamento, mas sim a qualidade que ele terá“. Se você tem uma irmã ou amiga muito prendada, apaixonada por casamentos, que pesquisa tudo sobre o assunto, etc, ela pode ser sua companheira nas visitas aos fornecedores, sua confidente durante a fase dos preparativos… mas, no dia do casamento, ela será como uma convidada qualquer. Diante de imprevistos, é preciso ter profissionais que saibam como resolver as questões. Assim como muitas assessoras experientes, Jamine Tinoco, da Dreams by Lead!, já passou por situações que renderiam um livro. A mais complicada delas? “Talvez tenha sido tirar uma senhorinha que faleceu no toilette sem que ninguém percebesse.” Longe de querer assustar alguém, mas quando se fala de eventos, tudo pode acontecer.

Como escolher a assessoria e quando contratar?

Quem vê site (de assessoria) não vê coração. Quer dizer, não se deixe levar somente por um site bonitinho, palavras açucaradas e um blog cheio de fotos bonitas. Para saber se a assessoria tem profissionalismo, o mais indicado é pesquisar referências e opiniões (em sites, com ex-clientes, com amigas, com profissionais do meio). Desconfie de assessorias que combram valores muito baixos. Além de ter que se sustentar, o profissional ainda precisa pagar pelos assistentes que estarão presentes no dia. Quando o valor cobrado é baixo demais, pode ter certeza de que ele(a) está ganhando por fora (=comissões dos demais fornecedores) – o que significa que você pagará mais caro por todo o resto (já que as comissões serão embutidas no preço). O ideal é contratar a assessoria desde o início, quando se define a data do casamento. O orçamento está apertado? Nesses casos, normalmente, as pessoas optam por contratar uma assessoria somente para o dia (ou para o último mês e o dia). Entretanto, uma boa assessora contratada desde o princípio pode ser de grande importância justamente na gestão de um orçamento limitado, aconselhando bons fornecedores com preços melhores e indicando no que realmente vale a pena investir.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Organizar o próprio casamento é uma delícia! São meses pesquisando coisas lindas, a realização de um sonho, a noiva é paparicada por todos… quem não gosta? Organizar o casamento de terceiros é um pouco (bem) diferente. O papel da assessora é ajudar a tornar realidade o sonho de determinada noiva dentro de suas possibilidades – o que é diferente de organizar um casamento como você gostaria que fosse o seu para outra pessoa. Por isso, a assessora não se deve confundir as suas opiniões com as da cliente. Como Vera Simão lembrou no workshop do evento Casar, “uma assessora nunca deve dizer para a noiva: isso é cafona!“. Não cabe a ela julgar o gosto dos clientes, muito menos impor o seu.

O perfil ideal para se trabalhar como assessor(a), segundo Camila Relva, da Compagnie:

– Gostar de gente (!)
– Ser paciente e firme ao mesmo tempo
– Ter responsabilidade (!!!)
– Ter jogo de cintura
– Ser organizado(a)

Nova carreira = novos estudos + novos estágios

O próprio casamento não é experiência suficiente para se lançar na profissão. Os fornecedores do mercado costumam dizer que sabem que “lá vem bomba” quando atendem uma noiva com sua assessora e esta repete “ah, no meu casamento eu fiz assim, no meu casamento eu fiz assado“, demonstrando que seu próprio casamento é sua única referência. Por isso, deve-se estudar (há alguns cursos e workshops disponíveis) e, acima de tudo, trabalhar com profissionais do ramo antes de se lançar em uma carreira solo. Como diz Monica Almeida, da Alligare Wedding Planner, “a responsabilidade de cuidar de um casamento é imensurável. O evento é ao vivo, sem opção de segunda chance“.

O valor da experiência

Ter um conhecimento global de como funciona o evento é fundamental. Vivi Farah ressalta que “é importante entender um pouco de cada setor de uma festa – som, luz, o que comporta em uma planta de decoração, etc  – para garantir que a festa tenha um bom andamento“. A experiência também ajuda no trato com com fornecedores. Vivi afirma que “é preciso ter uma noção dos trabalhos de todos os envolvidos para não solicitar coisas absurdas aos fornecedores“. A assessora não trabalha com uma ciência exata, os eventos diferem entre si em vários aspectos. E é na vivência que se percebe o que pode acontecer. Por isso, a bagagem é o maior ativo de uma assessoria.

* E respondendo à pergunta mais freqüente de todas: Não, eu não sou assessora de casamentos. Este site/blog foi criado para inspirar noivas com uma curadoria cuidadosa de referências, dicas e informações. O Guia de Fornecedores, assim como as planilhas e listas para download dos Goodies, são ferramentas que ajudam nos preparativos. Mas, ainda assim, recomendamos que busquem a ajuda de uma assessoria profissional.

47 Comentários

  1. camila 21 de Janeiro de 2013

    AMEI O POST!!! DEMAIS….

  2. Maria Claudia 21 de Janeiro de 2013

    Acho que assessoria é essencial para todos os casamento, adorei o tema do post. No dia seguinte do meu casamento, depois de ter dado tudo 100% certo (e a assessora ter sido responsável por tudo ocorrer bem) meu pai até comentou: “Vamos falar para a sua assessora que ela deve cobrar mais caro o serviço dela… ela foi simplesmente a pessoa mais importante na organização e ao mesmo tempo, foi a que cobrou mais barato, ela precisa aumentar o valor dela” hehehe

    • Camila cruz dos Santos 7 de novembro de 2014

      Boa tarde Maria Claudia. Por gentileza me envie o contato da sua assessora.
      Muito obrigada. Att Camila

    • Geiza 15 de novembro de 2015

      E quem foi sua assessora? Preciso de indicações meninas

      • Constance Zahn 16 de novembro de 2015

        Geiza, a minha assessora foi uma italiana (me casei na Itália) que não recomendo! bjs

  3. Suzana Carvalho 21 de Janeiro de 2013

    Adorei o post! Fui identificando situações em cada linha.
    Infelizmente existe duas situações: casais que buscam apenas preço e, infelizmente, quando percebem o erro já é tarde (dia do casamento) e pessoas que “acham” que estão preparadas para o mercado e destroem dias importantes da vida de um casal.
    Algumas pessoas ficam chateadas quando não envio orçamento por email, mas não vejo sentido avaliar um profissional para assessoria através de uma proposta escrita.
    Tem muitas coisas nas entrelinhas para ser avaliado que somente pessoalmente o casal poderá confirmar.
    Parabéns pelo post!

    SUZANA CARVALHO – Cerimonialista

  4. Alessandra Lacreta 21 de Janeiro de 2013

    Oi Constance, adorei seu post! Alías me casei em Dezembro de 2012 e não consegui aposentar a frequência aos sites de casamento! Sempre que posso dou uma lidinha …

    Realmente as assessoras fazem todo a diferença, ainda mais porque hoje em dia os contratos podem ser com mais de 15 fornecedores (um pra bebida, outro para a mesa de doce, o bar, o jantar, as lembrançinhas, o bem-casado, o mobiliário) enfim, pra organizar tudo isso precisa ter uma pessoa especializada e com uma equipe que no dia da festa fará toda a diferença! Minha dica pra quem vai casar é que contrate uma assessora, posso garantir que o dinheiro é muito bem gasto!

    beijos

  5. Patrícia 21 de Janeiro de 2013

    Sempre acompanho o blog, principalmente para tirar inspirações para o meu casamento que ocorrerá em breve. Mas hoje, ao ler este post, senti a necessidade de comentar e elogiar esta iniciativa de escrever sobre este assunto tão importante.
    O mundo casamentício é lindo e encanta muita gente, mas realmente é necessário muito mais para ser uma boa cerimonialista e esta profissional não tem preço mesmo. A minha tem sido fundamental!
    Parabéns ao blog por abordar tão bem este tema.

  6. Renata Delduque 21 de Janeiro de 2013

    Só mesmo Constance para definir com clareza tudo o que envolve o trabalho de ser Assessora & Cerimonialista. Nós, que tanto amamos nossas noivas e colocamos em prática diversas ferramentas de gestão, conhecimentos de etiqueta e protocolo para eventos ficamos imensamente agradecidas, pois o trabalho que fazemos faz muito mais sentido para os noivos do fim para o início do que do início para o fim. Obrigada de coração!

  7. Camila Albuquerque 21 de Janeiro de 2013

    Olá, boa tarde!

    Gostaria de indicações de cursos e workshops sobre Assessoria de Casamentos.

    Aguardo retorno.

    Obrigada.

    Att,

  8. Mônica Marques Bononi 21 de Janeiro de 2013

    Perfeita as colocações…..conheço muita gente que a partir do casamento de uma filha já se acha uma profissional…. e acha que sabe tudo e os outros não entedem de nada.Que conhece todos os fornecedores e tudo mais….´´e dose para aguentar….jogo de cintura é primordial…cada pessoa gosta de uma coisa e tem que ser respeitada por isso!

  9. Marina Rios 21 de Janeiro de 2013

    A minha super assessora (Camila Relva, da Compagnie) merece todos os elogios do mundo! Me acompanhou por mais de 1 ano! Todos os detalhes da festa, fornecedores, crises emocionais rsrsrs

    Tenho que confessar que meu noivo não entendeu o gasto no início e eu tive que insistir muito. Logo depois mudou de ideia, não só pela ajuda, mas porque eu dividia com ele e a Ca todas as minhas ansiedades rsrsrs

    Cá, cobra mais caro viu! rsrsrs Seu trabalho é incrível!!!!!!!

    Beijos! Saudades =)

  10. Andrea 21 de Janeiro de 2013

    Adorei… é isso mesmo…
    Muito bom saber que somos importantes neste dia tão especial..

    Parabéns pelas palavras..

    ANDREA – AGP cerimonial

  11. Alessandra 21 de Janeiro de 2013

    Olá, gostei muito do post, pois me ajudou muito.

    Mas queria mesmo dicas de cursos e workshops sobre Assessoria de Casamentos.

    Fico esperando a resposta.

    Obrigada

  12. Josy 22 de Janeiro de 2013

    Mas afinal, quanto custa uma cerimonialista?

  13. Célia Borghi 22 de Janeiro de 2013

    Esse trabalho me fascina – elaborar o sonho de uma princesa e ajudar a tornar real, com realeza.
    Peço indicação de cursos que posso fazer para tornar-me uma realizadora de sonhos!!!
    Obrigada.

  14. Leticia 23 de Janeiro de 2013

    Perfeito!!!!!

  15. Stephanie Helvadjian 24 de Janeiro de 2013

    Eu achava que ia conseguir fazer tudo sozinha, mas se não fosse a Camila (da Compagnie)!!! Meu marido concorda plenamente que ela foi a melhor ajuda! E ainda por cima super querida, minha família amou e todos ficam pensando numa desculpa para chamá-la de novo!

  16. Camila Relva 26 de Janeiro de 2013

    Constance,

    O Post ficou demais !!! Super claro, conseguiu definir de forma simples e diria até prática nosso trabalho! Muito obrigada !! 🙂

    A minha querida Noiva Marina Rios, só tenho a agradecer o carinho e dizer que, são gestos como esse que me fazem amar cada dia mais meu trabalho e ter certeza de que estou no caminho certo, cumprindo minha missão !!!

    Beijos !!!

  17. Renata Balthazar 28 de Janeiro de 2013

    Muito obrigada Constance pelo olhar que tem sobre o nosso trabalho de assessoria e por transmitir com clareza a importância da nossa profissão.
    Espero que ajude muito as noivas na hora de decidir pela contratação.
    Seu blog sempre inspira a nós profissionais e aos noivos.

    Beijos
    Renata Balthazar – Wedding Planner

  18. Sílvia Helena Caserta de Souza 29 de Janeiro de 2013

    preciso de orientações sobre como trabalhar como cerimonialista e onde posso aprender tudo sobre esta função.Já faço o cerimonial na igreja.

    Atenciosamente
    SILVIA HELENA

  19. Lindélfia Fraga Miranda 4 de Fevereiro de 2013

    Constance,gosto muito do seu trabalho e gostaria que me indicasse um bom livro sobre cerimonial e assessoria em eventos e um bom curso em Brasilia.Aguardo sua orientação .Atenciosamente,Linda Miranda.

  20. Marília 8 de Fevereiro de 2013

    Excelente post, retrata muito bem nosso mundo de assessoria!

  21. Solange 15 de Fevereiro de 2013

    Adorei o post! Obrigada Constance, por esclarecer a profissão e valorizar esse trabalho de total dedicação das cerimonialista!

  22. lucimar nascimento 18 de Fevereiro de 2013

    adorei tudo que li nesta linhas sou cerimonialista a dez anos e tudo que esta escrito aqui e verdadeiro .

  23. Rosemeire 17 de Março de 2013

    Bom dia meu nome é Rosemeire sou organizadora de eventos a seis anos, realmente foi ótima a colocação da importancia do serviço que é prestado por este profissional. rgb@lbm.com.br

  24. Mariella Carvalho 26 de Março de 2013

    Constance querida…

    Você, como sempre, arrasou no post!

    Informações valiosas para os noivos!

    Me identifiquei em vários pontos!!

    Os noivos realmente as vezes falam isso mesmo!! Tenho um que fala que se sentia órfão qdo eu saia de perto dele, mesmo sendo por poucos minutos e deixando uma recepcionista a disposição dele!

    Eu comecei sim após o meu casamento, mas estudei e me atualizo sempre!E graças a Deus só tenho tido bons resultados e reconhecimento dos meus clientes amados!

    Bju

  25. Daniele 2 de Abril de 2013

    Gostaria de ter indicação de cursos para iniciante em assessoria de casamento no RJ ??
    Vc poderia me ajudar??

    Obrigada

    Daniele

  26. Leleka Alessandra 1 de Maio de 2013

    Adorei a matéria, cheia de informações.

  27. ITAMAR CHAGAS 21 de Maio de 2013

    ADOREI A POSTAGEM , MUITO ESCLARECEDORA . SOU ASSESSOR AQUI EM SALVADOR NA BAHIA E VEJO MUITO ISSO QUE FOI RELATADO .

    BJOKS

  28. Márcia Campos 19 de julho de 2013

    Olá Constance, tudo bem?
    Tudo o que foi escrito é muito verdade. Parece que passou um filme da minha cabeça de todos os eventos em cada frase.
    Realmente é muito chato esta explosão do mercado de assessoria com muita gente querendo ser assessora sem formação adequada. Investimos tanto nesta área e muitas vezes o preço final é o que conta. Claro que tudo isso tem um peso e infelizmente só aparece na hora do evento.
    Adoro o blog e continue tendo este grande sucesso, pois é muito merecido.
    Abraços,
    Márcia Campos – Márcia Campos Assessoria

  29. Vera 22 de agosto de 2013

    Gostaria de saber qual o papel exatamente de uma assessora, quando a noiva contrata somente para o dia do casamento.

  30. Robeane Barbosa 7 de outubro de 2013

    Nossa, amei o post! Eu escolhi esta como profissão, estudei bastente e continuo constantemente me reciclando, sem dúvida este post irá me ajudar a ser uma profissional ainda melhor e abre os olhos para os cuidados que as noivas precisão ter ao contratar um profissional do ramo! Obrigada!!!

  31. Bruno Albuquerque 15 de Janeiro de 2014

    Sem palavras o post, muito bom mesmo, sou maestro e trabalho com coral e orquestra em casamentos, como tenho um atendimento direto com os casais, vi e entendo perfeitamente que é imprescindível contratar o serviço de assessoria, pois os casais não possuem conhecimento algum sobre os fornecedores, e muitos outros detalhes que renderiam um livro se fossemos analisar tudo, gostaria de me aperfeiçoar nesse seguimento, não como trabalho, mas sim para ajudar e instruir aqueles que as vezes não podem contratar os serviços de assessoria.. não adianta você ter um belo jantar, uma bela decoração, uma maravilhosa orquestra tocando no seu casamento, se não houver a presença de uma equipe de assessores, o investimento em todo o casamento pode ir por água abaixo. Bruno Albuquerque Maestro

  32. Roseli Busko 4 de Fevereiro de 2014

    Nossa, amei o post! Amo minha profissão, estou sempre atenta a estudar, pesquisar e me reciclar, para cada dia mais ter um atendimento perfeito.
    Sinto muito honrada, quando os noivos confiam, o seu casamento, em minhas mãos,
    Todo evento é único e ficará eternamente registrado na lembrança dos seus participantes, sabemos que o único replay é o da filmagem, portanto, me esmero em transformar esse evento em um momento inesquecível.

  33. Patrícia Toledo 1 de Março de 2014

    Olá, gostaria de alguma recomendação de cerimonialista. Eu sou de São Paulo, porém meu casamento será em Campos do Jordão. Já tentei entrar em contato com algumas, porém elas não aceitaram por ser em outra cidade. Poderia me indicar alguém? Obrigada

  34. Sandra 24 de Abril de 2014

    Gostei muito do seu post , já trabalho com eventos , gostaria

    muito de me tornar uma assessora, o que você me indica ?

  35. Fotografia de casamento 11 de agosto de 2014

    Muito bom texto. As idéias são bastante criativa para aqueles que querem iniciar seus projetos e serviços de planejamento e qualidade necessárias organizacionais para o público ..

  36. Cibele 26 de Março de 2015

    Adoro seu trabalho, meu sonho é um dia trabalhar para você. Bjos

  37. Alan Daniel 10 de junho de 2015

    Boa tarde! Li todo o posto, trabalho como dj e fotografo há 15 anos, e qdo vou fechar algum evento peço para o cliente entrar em contato com um de meus clientes, e já vi mtas assessorias em casamento e várias péssimas sem assistência alguma, e como tenho uma equipe de som, dj iluminação, filmagem e fotografia, e tbém uma gráfica em SP forneço quase que tudo para o ciente e agora quero colocar minha esposa para assessorar as noivas e tbém preciso de pessoas que trabalham nesta área para me ajudar e desde já deixo aqui meus Parabéns e sucesso!!!
    OBS meu site fiz a pouco tempo ainda não tem fotos mas em breve irei colocar

  38. Patricia 23 de setembro de 2015

    Bom dia !!!! Amo trabalhar nessa aréa, tento a cada dia me aperfeiçoar e poder passar o melhor para as minhas noivas, estamos trabalhando com os sonhos das pessoas e precisamos cada dia estar mais qualificado.
    Fico feliz quando as noivas confiam no meu trabalho, um dia magico que temos que fazer o melhor.
    Uma profissão que a cada dia conhecemos uma historia de amor diferente, e aprendemos com elas.

    • giovanna 5 de novembro de 2015

      bom dia patricia, vi no comentario que voce trabalha nessa area, voce poderia me passar seu email? deixo no cadastro o meu.. agradeço

  39. Rosi de Souza 3 de Fevereiro de 2016

    Boa tarde, Camila.
    Li, seu post e adorei as dicas.

    Amo casamento, eventos, amo essa agitação toda, essa expectativa para o grande dia! Quando tem festas a família logo me chama para eu que ficar na frente para organizar. Tenho pensado em fazer curso de assessoria de casamento/eventos. Por gentileza, quem você indica para cursos, pessoas responsáveis para acompanhar/seguir e entrar no mercado com qualificação e bagagem?

    Tem uma casamento na família agora em Agosto, e gostaria de começar a vivenciar, apoiar neste evento. Parabéns pelo trabalho e sucesso sempre!!

    Abs!

  40. Cristiane Oliveira Tassini 7 de novembro de 2016

    Que linda matéria Constance. Uma ótima reflexão a todas as assessoras e as noivinhas.
    Amamos esse mundo, focamos e zelamos pelos sonhos dos nossos noivos. Afinal, um dia e não há chances para erros. Experiência, criatividade, bagagem são essenciais mesmo!
    Cris Tassini – Bride’s Dream assessoria em eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *