Há algumas semanas fizemos um post com os vestidos de noiva mais lindos das princesas, na minha opinião. Agora é a vez de olhar para os vestidos mais marcantes das princesas da Inglaterra! Uma retrospectiva que não deixa de ser uma viagem na história da moda bridal!

Será que Meghan se inspirou de alguma maneira em algum dos modelos abaixo? Referência é o que não falta se ela olhar para trás nos casamentos da família… 🙂

Rainha Victoria (1840)

A Rainha Victoria é conhecida, entre outras coisas, por ter instituído a tradição do branco para noivas e o casamento por amor! Musa, né?! rs

Falando do modelo do seu vestido de noiva, ele é bem… vitoriano! rs Ou seja, corset pontiagudo, saia bem volumosa, decote amplo ombro-a-ombro (uma boa moldura para joias) e mangas bufantes. O vestido era de cetim de seda com renda inglesa no decote e nas mangas. E o modelo foi adornado com florzinhas de laranjeira (como as que ela usou na guirlanda do cabelo), além do broche de safira presenteado pelo noivo, o príncipe Albert.

O casamento na ficção: à esq., o seriado “Victoria” e, à dir., o filme “The Young Victoria”

Lady Elizabeth Bowes-Lyon, Rainha Mãe (1923)

Lady Elizabeth Bowes-Lyon (mãe da Rainha Elizabeth II) seguiu à risca a moda da época e escolheu um vestido reto de mangas curtas. O modelo era de chiffon marfim, com bordados prata e com micro pérolas, fazendo referência aos trajes medievais italianos.

A mantilha foi emprestada pela sogra, a Rainha Mary de Teck. Feita de renda antiga, era bem longa e compensou o fato de o vestido não ter cauda. A mantilha foi presa na testa, bem no estilo dos anos 20, por uma guirlanda com rosas em cada lado.

Até hoje, vestidos de noiva com prata são uma característica forte na moda bridal britânica!

À esq., exposição do vestido (bordados prata escurecem com o tempo) e, à dir., croqui para a revista Vogue da época.

Wallis Simpson, Duquesa de Windsor (1937)

Podem dizer o que quiserem de Wallis Simpson, mas uma coisa não dá para negar: era uma mulher extremamente elegante e com muito estilo!

Americana e divorciada (2 vezes), Wallis é tida como o motivo pelo qual o Duque de Windsor abdicou ao trono da Inglaterra (outros tempos…!). A família não aprovou o romance e eles tiveram que abandonar o país. Exilados na França, fizeram um casamento intimista e discreto, sem a presença de nenhum familiar do noivo.

E o que usar em tal ocasião? A noiva escolheu um vestido sem volume de crepe azul claro (um tom que foi batizado de “Wallis blue”) bem fechado, com botõezinhos na frente, um franzido no busto e golinha alta. Absolutely perfect! 

A foto é pintada (não foram feitos retratos coloridos na ocasião). Apesar de imaginar o Wallis Blue mais suave, quis deixar a foto para que vocês pudessem visualizá-la de azul.

O vestido foi doado ao Metropolitan Museum, onde permanece. A cor desbotou com o tempo…

Rainha Elizabeth II (1947)

A Rainha Elizabeth (então princesa) se casou no pós-guerra e seu vestido refletia a austeridade da época ao mesmo tempo em que trazia uma aura de glamour e novos tempos para a população. Dizem que, assim como a população, ela também sofreu o racionamento de tecido – e para poder ter seu vestido, teve que juntar muitos cupons!

Apesar dessa “dificuldade”, uma vez com os materiais em mãos, o estilista caprichou no modelo. Todo de cetim de seda marfim, ganhou um rico bordado com mais de 10.000 mini-pérolas, fios prateados e cristais.

A longa cauda tule (bordada com os mesmos motivos do vestido) foi presa nos ombros. E para arrematar o look, a imponente Queen Mary’s Fringe Tiara.

Tecidos de seda pura amarelam com o tempo… o que parece ter acontecido com o vestido da Rainha

Princesa Margaret (1960)

A Princesa Margaret foi uma noiva minimalista-maximalista, sabe como é? É assim: um vestido todo liso, de organza de seda (tecido mais leve impossível), mas com muuuito volume, assim como o véu. Os acessórios? Tudo o que o bouquet tinha de discreto, a tiara tinha de vistosa. E apesar de não ter usado brincos, Margaret levou no pescoço um colar de diamantes em que cada pedrinha devia ter o tamanho de uma moeda de um pound! rs

Uma curiosidade sobre o casamento: foi o primeiro televisionado na história!

O vestido achatou um pouco a sua silhueta por conta do volume excessivo…:

Aqui dá para ver bem o tamanho da tiara e o tamanho dos diamantes do colar (ambas as joias foram leiloadas pelos filhos da princesa…):

Katharine Worsley, Duquesa de Kent (1961)

A Duquesa de Kent (casada com o primo da Rainha Elizabeth) é uma das minhas preferidas da realeza britânica! Uma noiva clássica, com vestido de manga longa e saia farta. A golinha afastada do pescoço dá o toque anos 60. E a textura do tecido é uma surpresa interessante.

Princesa Anne (1973)

A filha da Rainha Elizabeth II escolheu um modelo bem, digamos, original! De inspiração Tudor, o ponto principal do modelo liso de cetim são as mangas trumpet. Com a volta dos vestidos de noiva com mangas grandes/bufantes/afins, achei que valia relembrar esse modelo – mais por curiosidade do que para inspiração…rs

Para complementar o look, Anne usou a mesma tiara que sua mãe.

Mas eu gosto mesmo é do vestido que Anne usou nos retratos de noivado! Super anos 70! Me lembra um pouco o vestido da Caroline de Mônaco. Se eu fosse ela, teria me casado com ele! rs

Maria Cristina, Princesa Michael of Kent (1978)

A controversa Princesa Michael of Kent nunca fez a linha básica/clássica. Quando se casou com o primo da Rainha Elizabeth II, a princesa fez um look anos 70 com glamour – escolheu um leve vestido de inspiração eduardiana, com babados e rendas, combinado com joias poderosas (uma farta coleira de pérolas, brincos longos e uma fringe tiara).

Lady Diana Spencer, Princesa de Gales (1981)

O que dizer sobre o vestido de noiva da Princesa Diana? É simplesmente o mais icônico de todos os tempos! Um sonho que tomou a forma de tafetá para que a ingênua menina de 20 anos se casasse com o seu príncipe encantado!

De forte inspiração vitoriana, tinha as mangas hiper bufantes (que viraram a norma nos anos 80 depois de Diana), saia hiper farta e cauda a perder de vista. Além do tafetá, tecido principal, tinha também detalhes em renda bordada no decote, nas mangas e na blusa.

Não acho o vestido de Diana exatamente bonito, mas não teria causado o mesmo impacto se não fosse tão volumoso, tão grandioso! E ninguém mais poderia ter usado esse modelo se não fosse ela, naquele dia, naquele lugar!

Sarah Chatto (1994)

A cena da noiva saindo do carro rodeadas por suas damas igualmente vestidas de branco com flores na cabeça é, para mim, uma das mais lindas da história! Parece cena de filme!

Assim como sua mãe, a Princesa Margaret, Lady Sarah Armstrong-Jones (seu nome de solteira) escolheu um modelo liso para o grande dia. O modelo esvoaçante de georgette parecia ter inspirações de outrora: o corset pontiagudo remete à moda vitoriana, enquanto o decote quadrado me lembra os vestidos medievais.

 

Camilla Parker-Bowles, Duquesa de Cornwall (2005)

Sentimentos à parte, vamos focar no vestido! O look de noiva de Camilla Parker-Bowles foi muito apropriado para a ocasião, além de ser muito chic também.

Casando-se pela segunda vez e em uma cerimônia discreta, a noiva escolheu uma capa azul-acinzentado com detalhes em dourado, combinada com um vestido de chiffon igualmente azul-acinzentado. No cabelo, ao invés de tiara (o que não seria bem visto na época), Camilla usou um belo fascinator dourado.

O bouquet, apesar de pequenino, era lindo – em tons de amarelo, azul e branco:

Kate Middleton, Duquesa de Cambridge (2011)

Sobre o vestido de Kate Middleton já falamos bastante…! Como eu disse no outro post, foi um vestido perfeito para um conto de fadas! Um modelo clássico, atual e romântico, com referências vitorianas, precioso trabalho artesanal e corte impecável! E que inspirou muuuuitas noivas depois!

O detalhe da basque na parte de trás que, na minha opinião, foi o detalhe surpresa que deu ao vestido um toque vintage revisitado e que fez o modelo fugir do comum:

* Não se esqueçam de que no sábado, dia 19/05, faremos LIVE no nosso Instagram (@constancezahn) e na nossa página do Facebook, para comentar todos os detalhes do royal wedding em tempo real! À partir das 7h!