Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

Os perigos dos tratamentos de pele caseiros

DRA-MARCIA2

Mascarilla-Facial

Hoje em dia, temos muitas receitas caseiras para cuidados com a pele divulgadas em blogs, redes sociais e páginas da internet em geral. No entanto, é um perigo acreditar que produtos feitos em casa, a maioria supostamente natural, não oferecem riscos à saúde à beleza. Existem, sim, muitas receitas caseiras que são perigosas e que, além de não tratarem, ainda podem piorar a pele. Por isso, é importante lembrar que os produtos prescritos pelo dermatologista, sejam manipulados ou industrializados, são testados, têm PH e concentração controlados e estão de acordo com padrões de qualidade.

As receitas de esfoliantes, com açúcar, fubá, aveia, por exemplo, são extremamente comuns. E, realmente, elas promovem uma esfoliação da pele. No entanto, movimentos muito vigorosos, grânulos muito grosseiros e intervalos não adequados entre as esfoliações podem machucar a pele, causar infecções e manchas. Outro ponto a ressaltar é que os esfoliantes corporais não são iguais aos faciais, já que são tipos diferentes de pele. Ou seja, os produtos escolhidos para uma esfoliação caseira, assim como a frequência de aplicação, devem sempre ser recomendados por um dermatologista.

O uso do limão como clareador é um clássico da cultura popular. Mas a verdade é que, além de não surtir efeito, ainda é perigoso. Mesmo que o limão tenha sido aplicado à noite, resíduos podem permanecer na pele. E o contato com o sol, por menor que seja, pode levar a uma “queimadura”, conhecida como fitofotodermatose, que causa manchas escuras, bolhas e pode deixar cicatrizes.

Há ainda as receitas para um bronzeado perfeito, que vão do uso de refrigerante até margarina. E é claro que esses “truques” causam queimaduras e manchas e, muitas vezes, até câncer de pele – pela exposição da pele a queimaduras solares ao longo dos anos.

As receitas caseiras para acne são provavelmente as mais numerosas e vão desde pasta de dente para secar espinha até azeite para tirar manchas. A acne, no entanto, é uma doença de pele séria e que exige tratamento apropriado para não causar cicatrizes ou manchas. Pasta de dente serve para escovar os dentes e, na pele, pode ocasionar alergias e inflamações. Azeite e pomada para assadura são oleosos e pioram o problema. Sabão de coco nunca deve ser utilizado para higienizar a pele da face ou do corpo, já que causa dermatites e ressecamentos. Água ou oxigenada e cânfora são anti-sépticos, mas não servem como tratamento contra a acne e o uso inadequado leva a queimaduras e irritações.

Enfim, é claro que existem receitas caseiras que podem ajudar no tratamento da pele. Mas sempre desconfie das que se dizem milagrosasMisturas inapropriadas podem causar lesões sérias, por isso, sempre consulte um dermatologista antes de utilizar qualquer tipo de produto ou tratamento, seja ele caseiro ou não!

Drª Marcia Linhares é especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), é uma das pioneiras a utilizar a técnica de laser no país e ex-chefe do departamento de laser da SBD Regional – RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *