Babies & Kids Casa & Decor 15 anos
Topo

Navegue como ou

O que você precisa saber para não se atrasar no seu casamento

duvidas1

Todo mundo espera que a noiva se atrase um pouquinho – repito, um pouquinho! Nenhuma cerimônia começa e-xa-ta-men-te na hora em que está marcada no convite… Mas isso não quer dizer que é OK deixar os convidados aguardando por horas e horas! Depois de quanto tempo o atraso é considerado falta de educação? Como se organizar para respeitar o horário marcado no convite? Quais podem ser as conseqüências quando o atraso é grande demais? A assessora Vivi Farah tirou essas e outras dúvidas para ajudar quem não quer se atrasar no seu casamento!

vivifarah-responde

1. Até quanto é tolerável a noiva se atrasar?

A noiva não precisa entrar pontualmente no horário marcado no convite. Esperar uns 15 minutinhos, até os convidados chegarem e se sentarem, é normal. O máximo de atraso que considero tolerável são 30 minutos. Mais do que isso já é deselegante.

2. O que mais faz as noivas se atrasarem?

O cabelo e a maquiagem. Por isso, por mais que haja provas com o cabeleireiro e o maquiador antes, é importante se organizar bem e seguir o “roteiro” do dia direitinho!

3. O que fazer para não se atrasar?

Não se arrumar com todas as amigas, madrinhas e familiares em um espaço que tenha poucos cabeleireiros e maquiadores. Quando a noiva está acompanhada de muitas mulheres, os riscos de atraso são muito maiores.

4. E se a noiva fizer questão de se arrumar com mãe, irmã e madrinhas, qual a quantidade ideal de profissionais por mulher?

A sugestão é de dois profissionais para cada quatro mulheres.

5. Quanto tempo deve ser reservado para que a noiva faça o cabelo e a maquiagem?

É recomendado reservar 2 ou 3 horas só para a noiva, sem mãe, irmã ou madrinha!

6. Quais são as consequências do atraso na Igreja? E quando a cerimônia é ao ar livre?

Algumas igrejas são bem rigorosas em relação a atrasos, principalmente no caso de os noivos não terem reservado todos os horários do dia para eles. Para não prejudicar a cerimônia seguinte, muitas vezes é preciso “cortar” o momento dos cumprimentos dos padrinhos, o que é um pena para os noivos. Quando a cerimônia é ao ar livre, os noivos podem perder o por do sol e a iluminação natural durante a cerimônia. A sessão de fotos antes da festa também pode ser prejudicada.

7. Algumas noivas pedem para esperar até que a igreja esteja cheia para entrar. O que fazer? 

Se não houver outra cerimônia no próximo horário, a gente pode dar uma esperadinha para encher mais a igreja. Mas é preciso lembrar que sempre há aqueles que chegaram cedo…

8. E quando o atraso não é da noiva, e sim de alguma madrinha?

Se não for, por exemplo, a irmã da noiva, considero altamente recomendável entrar na cerimônia sem a madrinha. Aí, pedimos para a mãe da noiva escolher uma pessoa adequada para substituí-la. Mas é importante lembrar que nem sempre é necessário ser tão rígido e vale analisar cada caso individualmente.

*Se vocês tiverem mais dúvidas em relação a atrasos na cerimônia, deixem nos comentários.

Veja mais: 10 dúvidas tipo saia justa em relação à lista de convidados

E também: Como incluir madrastas e padrastos no casamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *