RECEITAS

Já conferiu as RECEITAS deliciosas do nosso blog Open House?

clique aqui

Blog

O que usar em casamentos: bolsas e sapatos

Começamos pelos acessórios, pois independentemente de ser mãe, madrinha ou convidada, você sempre vai precisar de uma bolsa de festa (clutch em inglês, minaudière em francês) e de um sapato para ir a qualquer casamento.

A primeira pergunta clássica é se há necessidade de se usar bolsa – inclusive no altar. Sim, todas devem usar bolsa –  principalmente no altar, onde estão em posição de destaque. Só não leva bolsa quem está segurando bouquet, ou seja, a noiva e eventuais damas adultas.

segunda pergunta clássica em relação aos acessórios é como combiná-los entre si e com o vestido. A resposta, infelizmente, é: não existe regra! Você pode combinar a cor da bolsa com a do vestido, enquanto o sapato é de uma cor diferente. Você pode fazer um ton sur ton variando os materiais (sapato de cetim, a bolsa de cristais). Acessórios em cores bem contrastantes em relação à do vestido podem deixar o look interessante … Tudo vai depender do que você tem no closet e do seu estilo. Mas uma coisa é certa: com tantas opções de sapatos e bolsas incríveis, mandar forrar sapato e carteira com o mesmo tecido do vestido faz uma imagem um tanto démodée.

Pode-se usar sapato sem salto em casamentos? O salto alto tem o seu glamour, né… Quem não quer usar salto alto em um casamento noturno, pode buscar modelos de sandálias de festa com saltos baixos. A modelo Elle McPherson já usou mais de uma vez rasteirinhas com vestidos longos em festas importantes, mas, na minha opinião, fica despojado demais para um casamento à noite… porém lindo para um casamento na praia. Em relação a sapatilhas, se for um almoço, com vestido curto e uma sapatilha com carinha de festa, não vejo problema.

Abaixo, algumas dicas para quem está prestes a enfrentar uma série de casamentos:

1. Bolsa preta de cetim: cetim é O tecido para acessórios de casamento e combina tanto com os diurnos (um pouco mais formais) quanto com os noturnos. E o preto vai com a grande maioria dos vestidos.
*Hoje em dia, encontra-se bolsas bacanas de outros tecidos também, mas, na dúvida, pode apostar no cetim sem medo.

2. Minaudière metálica: um clássico nos armários de muitas mães são as minaudières de prata (normalmente mais compridinhas que a da foto). Hoje, as minaudières metálicas são encontradas em diversos formatos, em dourado e prateado (as cores mais versáteis para acessórios de festa!), cobre, chumbo…
*Não há problema em misturar o dourado da bolsa com o ouro branco das joias.

3. Clutch-joia: as clutches foram ganhando aplicações de cristais, pérolas, pedras preciosas… enfim, algumas peças são tão rebuscadamente brilhantes que fazem praticamente o papel de uma joia no look. Estas são indicadas para casamentos mais suntuosos, à noite.

4. Coringa de praia: se você tiver em vista muitos casamentos na praia e quiser investir em acessórios de cores e materiais variados, clique aqui e aqui. Se não for o caso e quiser comprar apenas uma bolsa para enfrentar todos os casamentos na praia, a bolsinha de bambu, que já se tornou um clássico, é a opção que não tem erro!
*Ráfia e madrepérola também são bastante versáteis.

O básico: uma pretinha e uma em dourado ou prata (seja de cetim, metal, glitter, cristal…) já é suficiente para ir a mil casamentos!

PRETINHOS 

1. Sandália de tirinhas finas – Jimmy Choo: o clássico das sandálias de festa são as de tirinhas bem fininhas, perfeitas para os vestidos habillés.
2. Sandália de tiras médias – Steve Madden: sandálias que vão de tiras médias a mais “pesadas” também podem ser usadas em casamentos.
3. Sapato peep-toe (slingback, como na foto, ou fechado atrás) – Christian Louboutin: versáteis, podem ser usados com ou sem meia-calça.

PRATAS E DOURADOS

4. e 5.  Sandália prata e sapato dourado – Christian Louboutin: assim como para bolsas, prata e dourado (no foto, está num tom mais champagne) são as cores-coringa para os sapatos de festa. Principalmente para essas cores, prefiro os modelos em cetim.
6. Sandália nude com pedraria – Ralph Lauren: sandálias incrementadas com pedraria são uma ótima opção para casamentos! O único cuidado que se deve tomar é para que as pedras não puxem fio do tecido do vestido, o que normalmente acontece quando as pedras são presas por garrinhas (aplicações de cristais Swarovski são livre desse perigo).

PARA O DIA

7. e 9. Christian Loubouin e 8. Jimmy Choo: como todo mundo já deve ter reparado nos looks formais diurnos de Kate Middleton (que aprendeu com Lady Di), nada como um bom sapato nude de verniz para combinar com toda e qualquer cor de vestido! Há diferenças de tonalidade e uma grande variedade de modelos, mas seja qual for o eleito, será perfeito para casamentos diurnos na cidade (quando digo “casamento diurno” não me refiro àqueles que começam no fim da tarde – estes devem ser pensados como noturnos).

O básico: para os sapatos, mais uma vez a dobradinha de um preto + um dourado ou prata é suficiente, além do nude que é para a vida! rs

93 Comentários

  1. Viviana 20 de junho de 2012

    Constance, e os saltos? Pode usar um salto mais grossinho? Ou só saltos finos?

    • Constance Zahn 20 de junho de 2012

      Viviane,

      Normalmente, os saltos mais grossos deixam os sapatos mais esportivos. Hoje em dia, os sapatos têm designs tão arrojados que é há modelos com saltos mais grossinhos com cara de festa, como este: http://www.net-a-porter.com/product/192366

      Mas é inegável que saltos finos são mais habillés.

      Bjs

  2. andressa 20 de junho de 2012

    Eu vou a um casamento à noite com um vestido preto. É certo usar uma sandália dourada que é fechada atrás?

    • Constance Zahn 20 de junho de 2012

      Andressa,

      é sempre difícil opinar sem ver as peças, mas “teoricamente” é certo sim.

      Bjs

  3. Carol 21 de junho de 2012

    Adorei!!!

  4. Ivy Farias 22 de junho de 2012

    Acho que uma sapatilha bicolor estilo Chanel (se for Chanel ótimo!) também fica bem para moças que querem ficar bem na foto ao lado de um par com baixa estatura, tipo a Carla Bruni, que só usa sapatilha e flats. Ou no caso de mulher grávida, acho ruim para quem está esperando bebê ter que usar salto.
    O que você acha Contance?

    Um beijo,

    Ivy

  5. Fran Huesa 24 de junho de 2012

    adorei as dicas…e jah anotei para os casamentos desse ano

    bju

    respireecase.blogspot.com.br

  6. Ana Luiza 25 de junho de 2012

    Olá Constance, serei madrinha de casamento da minha irmã em Outubro, o meu vestido é verde esmeralda, qual a cor dos acessórios (bolsa, sandália), que melhor compõe. Os brincos e pulseira dourado ou prateados ? Estou em dúvida.
    Obrigada,

  7. Marjorie 25 de junho de 2012

    E o 8, de onde é? many thanks!! beijos

  8. Mariana 25 de junho de 2012

    Achei as opções lindas, porém não cabem no bolso de todo mundo!
    Um posto bacana seria com opções mais em conta!

  9. Thaís 25 de junho de 2012

    Gostaria de saber o que usar nos pés em um casamento em julho com vestido longo. Pensei em sapato fechado, mas tive a impressão de pesar um pouco no visual, mas por outro lado sandália no frio n sei se seria a melhor opção. O que vc sugere?

  10. Ligia Novack 14 de julho de 2012

    Oi,
    estou em apuros, hoje eu vou a um casamento e acabei de ver que minha bolsa vermelha rasgou! Meu sapato é vermelho e meu vestido é prata, gostaria de saber se uma bolsa preta cabe no visual ou não!!!
    Por favor , HELPPPPPPPPPPPPPPPPPPP!

  11. Natalia 23 de julho de 2012

    Constance, você falou de acessórios, mas não falou nada de opções para cabelo. Serei madrinha no casamento de uma amiga em uma casa na serra, com a cerimônia à tarde e a festa continuando pela noite. eu estava pensando em usar algo no cabelo para enfeitar, ou um broche ou uma tiara, mas fiquei sem saber se é permitido usar acessórios no cabelo (ainda mais sendo madrinha), ou se só a noiva tem esse “direito”. obrigada, bjs!

  12. Marla 24 de julho de 2012

    Constance, falaste que um sapato nude “será perfeito para casamentos diurnos na cidade”. O que eu uso, então, para um casamento no deck de um hotel à beira mar às 16h????

  13. Juliana 1 de agosto de 2012

    ME AJUDAAAAA

    Eu vou ser madrinha em um casamento super chique e top pensando em usar um vestido dourado, mas não faço a menor idéia de que cor de sapato e bolsa devo usar =/

    • Constance Zahn 1 de agosto de 2012

      Juliana, o sapato pode ser em todos os tons de dourado (do mais claro ao mais cobre-esverdeado). BJs

  14. Alícia 9 de agosto de 2012

    Boa tarde, Constance! Adorei as dicas! vou ser madrinha de casamento a noite e vou usar um vestido longo vermelho modelo sereia, com uma fenda na frente, a partir do joelho. q cor de sapato e modelo e acessórios devo usar? obrigada

  15. FABIOLA 27 de setembro de 2012

    Ola Constance! Estou desesperada, pois sou madrinha do casamento da minha irmã no sábado e meu vestido é rosa com aplicações em cristais Swarovski. E meu sapato é rose com glitter combinando com o vestido e meu brinco é com pedras rosa da cor do vestido com um pouco de dourado e clutch é dourada. Fica brega? Vc acha que devo comprar brinco com Swarovski e clutch prateada? O sapato não gostaria de mudar pois comprei ele para usar no casamento. Obrigada!

    • Constance Zahn 27 de setembro de 2012

      Olá, Fabiola. Tudo bem?

      Opinar ser ver é sempre difícil… mas, em teoria, eu não vejo problema em misturar prata com dourado. Acho até que pode tirar aquele ar de “combinadinho demais”.

      Bjs

  16. Barbara 27 de setembro de 2012

    Irei a um casamento sábado a noite, meu vestido é cinza, com detalhes grafite, chumbo, prata, muito longo, e o único salto alto o suficiente é um peep-toe rosa meio violeta, posso usa-lo com o vestido?

  17. Nathalia 27 de setembro de 2012

    Constance, adorei o artigo! Mas minha dúvida é quanto ao comprimento do vestido. Tenho um casamento este sábado, às 18h e a noiva não especificou o traje no convite e também não sou madrinha!
    Posso usar um longo tomara que caia? O tecido do longo é leve e no tom mostarda, dourado escuro, nessa linha.
    Acho difícil optar quando a noiva não informa o traje a ser usado!

  18. Ivete 2 de outubro de 2012

    Olá Constance, fui convidad pelo meu namorado para ir em um almoço para comemoração de um casamento do amigo dele, vai ser num sabado as 11:00 em um restaurante, minha duvida é o que devo usar sendo que sou mais alta que ele, e o noivo e advogado não conheço ninguem que vai esta la, estou quase desistindo HELPPP.

  19. Ketheleen 3 de outubro de 2012

    Oi Constance.
    Vou a um casamento mas não tenho certeza qual vestido vou usar. Posso usar um vestido longo estampado,mas nem muito, com usa sandalia de salto alto? O casamento vai ser em uma igreja evangelica a noite. Obrigada!

  20. gislene tiburcio costa 8 de outubro de 2012

    Olá Constance
    meu filho se casará em novembro pela manhã comprei um vestido longo rose,gostaria de
    saber se posso usar uma sandália preta com tiras finas e que cor d bolsa?o vestido tem tipo de uma fivelinha em cada uma das alças,posso usar algum colar.Obrigada!!!!

  21. Adriana 11 de outubro de 2012

    Olá Constance!

    Tenho um casamento agora em outubro, sou só convidada…
    Comprei um vestido dourado, queria saber se uma sandália nude ficaria legal e qual a cor de bolsa poderia usar? pode me ajudar?

    Obrigadaaaaaaa!!!!

  22. cleusa 16 de outubro de 2012

    bom dia

    Que tipo de vestido posso usar em um casamento dia 05.12, vai ser em um clube, ar livre, sou gordinha 90 kg e 1,65 de altura, 53 anos.
    Obrigado

  23. Glaucia Abrahão 16 de outubro de 2012

    SOCORRO!!! Irei a um casamento dia 03/11/2012, as 19:00h. Comprei um vestido print, nas cores marrom, caramelo e creme, ( lembra um tigre), frente única, longo, plissado. Tenho uma bolsa pequena dourada, mas as sandalias, tenho duvidas. O que fazer? Qual a cor das sandalias? devo mudar de bolsa? É muita informação? Sinceramente não sei, por favor me ajude!

  24. Francielly Mendes 17 de outubro de 2012

    Olá Constance!

    Tenho um casamento agora em dezembro, sou só convidada…
    Estou com a intenção de fazer um vestido longo cuja estampa é verde, uma mistura de folhas e flores(a estampa é bem legal, me identifiquei com ela). Estou bem confusa pra achar o calçado ideal para a ocasião e o modelo que vou usar! Preciso de uma ajuda de vocês e espero que possa me ajudar!rs’ Não sou muito fãn de saltos pelo fato de ser um pouco alta, tenho 1,72 de altura, e quando coloco um salto alto pareço um varão.. (risos) Qual calçado eu poderia usar? Vocês podem me ajudar?

    #Obrigada pela atenção! Beijos *-*

  25. leidinha 17 de outubro de 2012

    boa noite.vou ser madrinha de um casamento,meu vestido é pink longo,q acessorios devo usa prata ou dourado?

  26. Poliana 18 de outubro de 2012

    Olá Constance!

    Serei madrinha em um casamento evangélico às 11:00 hr da manhã. Comprei um vestido longo e estampado, porém o fundo é claro e as estampa não é escandalosa… Você acha que este vestido combinará com o evento?!

    Grata!!

  27. juliane 19 de outubro de 2012

    Tenho um casamento sabado pra ir, tenho um vestido na altura dos joelhos,mas to com mta dificuldade de comprar um sapato,pois to com o joelho machucado e não posso usar salto,alguem pode me dar uma sugestao?

  28. hellen 20 de outubro de 2012

    Oi! Vou ser madrinha de um casamento de manhã, numa chácara. Vou usar um vestido azul. Gostaria de saber se posso usar uma sandália com um pouco de brilho… Por favor me ajudem pois não quero fazer feio! Tenho medo de usar uma coisa muito simples e também de ser muito cheguei, rsrs… desde já, obrigada!

  29. Dariane 23 de outubro de 2012

    Serei madrinha de um casamento, meu vestido é longo, azul escuro. Posso usar um peep toe preto tradicional?

    Desde já, agradeço!

  30. Sandra 30 de outubro de 2012

    Bom dia Constance!

    Serei madrinha de um casamento a noite. Meu vestido é um tomara que caia vermelho com camadas de chifon na parte da saia. Gostaria de saber o melhor para calçar, se sandálias ou sapatos e em que cor????????????????????? e a bolsa? EM NOVEMBRO

    HELPEEE

  31. Ester Firmino 31 de outubro de 2012

    eu acredito que tudo eh muito lindo bem combinado, existem perguntas que nao se querem calar… eu gosto muito de sandalias rasteiras com pedrinhas e acho elas muito chiques, tambem gosto muito de saltos realmente sao muito chiques.
    A pergunta que nao se cala eh, o que fazem aquelas mulheres que teem namorados mais baixos que elas e que nem da mesmo para usar salto pois ai para alem do outro lado ficar constragido tambem fica uma coisa ridicula eu acho… por isso que fica elegante sim, num casamento de noite ir de rasteira, cabelo bem apanhadinho, carteira bem gira e acessorios lindos…

  32. jociane 7 de novembro de 2012

    Vou ão um casamento !Estou querendo usar um vestido no joelho Azul royál e estava querendo …Usar uma meia calça mas estou com medo de passar mico !Devo usar ou não ?

  33. Fatima Figueiredo 7 de novembro de 2012

    Olá Constance, sou a da mãe da noiva e seu casamento acontecerá em dezembro pela manhã, o meu vestido é verde azulado e sapatos nude, qual a cor e tamanho da bolsa e acessórios que deverei usar? Estou em dúvida.
    Obrigada,

  34. Edilaine 12 de novembro de 2012

    Sou madrinha e comprei um vestido na cor azul petróleo,Posso usar sandália na cor preto ou nude?Qual dos dois eu devo usar?
    Obrigado.

  35. Nêmora 5 de janeiro de 2013

    Vou para um casamento que será 6 horas da tarde vou com um vestido cor de prata drapeado. Mas não sei com sapato e nem com que bolsa e vou. Gostaria de ada por favor. Aguardo resposta

  36. Maria 12 de janeiro de 2013

    Vou p um casamento a noite e usarei um vestido açai, sapato preto e clutch e brincos dourados fica lega? Fiquei em duvida se coloco um brinco preto e qual cor mais ideal p as unhas? Poderia me indicar o q fica melhor?? Obrigada

  37. Nayara 23 de janeiro de 2013

    Boa noite, Constance! Adorei as dicas! vou ser madrinha de casamento do irmão do meu namorado a noite e vou usar um vestido longo vermelho bordado no bojo modelo sereia, com uma fenda na frente, a partir do joelho. q cor de sapato e modelo e acessórios devo usar? Obrigada.

  38. Marília Cristina do Nascimento Silva 2 de fevereiro de 2013

    Boa tarde , eu gostaria de uma sugetão vou para um casamento a noite sera em um restaurante vou fazer um festido preto com predaria na cintura meu sapato é lilás quase roxo com pedras que cor de bolsa devo usar? obrigado

  39. josy alves 18 de fevereiro de 2013

    boa tarde, gostaria de uma sugestao vou a um casamento a noite , meu vestido e de um ombro so , sobre acessorios devo investir nos brinco ou colar.

    • Constance Zahn 18 de fevereiro de 2013

      Olá, Josy.

      Não é uma regra, mas acho que seria melhor investir em brincos, pois o colar pode brigar com o decote do vestido…

      Bjs

  40. Lacy Moura 21 de fevereiro de 2013

    Boa Noite, minha filha tem uma festa de 15 anos e a roupa dela é um vestido com busto em paetê preto e saia rodadinha pink de cetim com tule por cima. O sapato é de cetim salto alto . Com que bolsa e cor deve compor esse look? e que brincos usar?

  41. Daniela Carvalho 1 de março de 2013

    Boa noite, tenho um casamento para ir às 17:30. Meu vestido é longuete azul cobalto, de voil com encharpe. Estou na dúvida que sapato uso: uma sandália preta de cetim com strass ou um peep toe também preto de cetim. E os acessórios?

  42. Dayann 11 de março de 2013

    Boa tarde
    Tenho um casamento noturno prá ir , e estou com duvidas que calçado usar ,
    tenho um scarpin da mesma cor do vestido pois ambos é cor pérola . E os acessórios ?
    Conto com sua ajuda! Obrigada

  43. Valdilene 17 de março de 2013

    Boa tarde!

    Adorei sua página e gostaria de tirar umas dúvidas. Meu filho erá se casar e comprei um vestido vermelho gostaria de saber se usa sapato dourado qual deve ser a cor da bolsa?

    Obrigado pela atenção!

    • Constance Zahn 18 de março de 2013

      Olá, Valdilene.

      Não há regra. A bolsa pode ser “neutra” ( dourada, prateada, preta ) ou colorida fazendo um belo contraste com o vestido. O principal é que a bolsa seja bonita.

      bjs

  44. Elaine 3 de abril de 2013

    Olá, gostaria de saber que cor de sapato devo usar , no caso seria um scarpin?? com um vestido na altura do joelho em paetê bege e fundo rosa bem clarinho de um ombro só , e também o que devo usar de acessórios e bolsa qual usar e a cor.Quero estar impecável e chamar muita atenção , pois é um casamento e sou a mãe da dama. Bjs.

  45. Thayssa 7 de abril de 2013

    Eu, por exemplo, tenho um problema grave no joelho e não posso usar qualquer tipo de salto.

    « rasteirinhas com vestidos longos em festas importantes, mas, na minha opinião, fica despojado demais para um casamento à noite». Realmente ainda não encontrei um sapato maravilhoso certo para mim num casamento noturno, mas está na hora de fabricantes e shoe designers se preocuparem com pessoas como eu, que infelizmente não podem usufruir de um belo 15cm

    • Constance Zahn 7 de abril de 2013

      Thayssa, concordo com você. A Huis Clos tinha modelos lindos de sandálias sem salto para festa, mas que não eram rasteirinhs.

      Bjs

  46. Dalila 14 de abril de 2013

    Boa Noite,

    Sou mãe de um noivo que se casará em junho entre 18:00/18:30 horas. Comprei um tecido em cetim e outro muselini na cor azul royal para confeccionar o vestido. Ví numa loja um sapato de salto alto na cor verniz azul, bem próximo a cor do cetim do vestido. Gostaria de saber se esse sapato combina ou é necessario usar outra cor. Caso não, que cor devo usar para não ficar chamativo e ou ridículo. Não quero fazer feio. Quanto aos acessórios, o que me indicam. Obrigada

  47. Sandra lacerda 23 de maio de 2013

    Boa Noite. Gostaria de saber se posso usar um vestido longo para casamento que não seja indo totalmente no chão, pois sinceramente acho feio e perigoso correndo risco de tropeçar. Tenho um casamento para inicio de junho e meu vestido é malhado preto e branco tomara que caia tecido fino poroso. tem uma saia longa sobreposta a outra e estou colocando um sapato escarpin de tecido de cetim preto com brilho bem alto com uma pequena plataforma na frente e o cumprimento do vestido pedi que parecesse os sapatos, e os sapato aparecem a partir da metade do solto, pois quero dançar e acho o comprimento que vai até o chão muito feio. Gostaria de saber se é correto também este cumprimento, pois a maioria dos vestidos e fotos que tenho visto, os vestidos longos quase que tocam ao chão alguns deles chegam até a tocar.

  48. Stefanie 23 de junho de 2013

    Dúvida!!! Comprei uma bolsa/carteira para casamento a noite, serei madrinha, a bolsa é prata com pedrarias, muito linda, queria saber se posso usar uma sandália, com a parte do peito com lantejoulas. Ou se fica muito pesado????
    Obrigada!!!

  49. Stella 2 de julho de 2013

    Olá, tenho 50 anos e comprei um vestido de paetê dourado e preto, tubinho, no joelho, para a formatura do 3o. médio da minha filha. Gostaria de saber se posso usar um scarpin meia pata de paetê marrom com esse vestido. Obrigada

  50. kelly 10 de julho de 2013

    Sou madrinha de um casamento e minha primeira vez i meu vestido e azul turquesa e nao sei q bolsa sapato e acessórios usar prata ou dourada?

  51. Lindalva Cavalcante 31 de julho de 2013

    Boa noite!
    Sou madrinha de um casamento celta vou usar uma roupa típica lilaz com detalhes verdes,mas não sei que tipo de bolsa devo usar,pode me ajudar?
    Obrigada

  52. Ana 10 de agosto de 2013

    Olá, tenho 57 anos e comprei um vestido preto clássico, justo, frente fechada sem brilho, mas tem um repuchado na cintura com um broche c/uma pedra preta no meio e prata em volta. Ele parece um tafetá. Ele tem uns arabescos no tecido em um outro tom de preto. As costa são em “V”. Que tipo e cor de calçado e bolsa posso usar? Vou a um casamento as 7 da noite na próxima semana. Grata

  53. Valeria Tessari 26 de agosto de 2013

    Olá! Zeferino tem uma linha incrível para noivas, feita em cetim de seda. Usei um amarelo ouro no meu casamento!

  54. Cristiane 26 de agosto de 2013

    Olá, tenho 27 anos e serei madrinha de casamento no dia 28/09. A noiva exigiu o azul para as madrinhas e optei pelo tom royal. Estou querendo combinar com uma sandália toda em micro-pérola Jorge Alex com detalhes em dourado e a clutch eu pensei em uma pink para contrastar…mas estou com medo de misturar muitas cores…o que você acha? Ficaria bom, ou seria melhor eu substituir a clutch pink por uma dourada??? Muito obrigada.

  55. Manuella 30 de agosto de 2013

    olá!! Tenho 26 anos e vou a um casamento às 18 hrs, comprei um vestido preto, de gripir, na altura do joelho, não é decotado, gostaria de saber se fica apropriado para ocasião, uma vez que não sou da família e nem madrinha.

  56. grasiela 31 de agosto de 2013

    Serei madrinha de um casamento as 15:30hs e usarei um vestido azul royal de cetim estou em dúvida em relação aos sapatos e bolsa.
    Poderei usar uma carteira preta de cetim e uma sandalia prata, que não aparecerá muito devido ao vestido que será longo ou terei que usar as sandalias pretas com a carteira preta ou tudo prata.
    Estou precisando de sua dica urgente.

  57. Josie 6 de setembro de 2013

    Oi ! Gostaria saber se é correto usar sapato branco em casamento , sendo que a noiva não sou eu , mas só sapato não a roupa , e se for correto com que pode ser combinado ,para ficar um look legal.

  58. betina luiza wachholz 14 de setembro de 2013

    oi vou num casamento as 17:30 e comprei um vestido na altura do joelho azul royal posso usar um sapato meia pata na cor nude e tem dourado junto??

  59. angela 17 de setembro de 2013

    Bom dia,
    Gostaria de uma ajuda meu filho vai casar em 15 de outubro 2014 escolhi um vestido com uma estampa bem suave gostaria de saber qual a cor da bijuteria, bolsa e sandalia devo colocar,
    atenciosamente .
    Angela

  60. RAQUEL FONTANIN 20 de setembro de 2013

    meu vestido e azul marinho queria saber q cor de sapato posso usar para ser madrinha as 8.30 da noite i os acessorias q cor

  61. Mari 19 de outubro de 2013

    Vou ser madrinha e escolhi um vestido azul royal!!gostaria de saber se pode usar sapatos no mesmo tom do vestido ou então que cor fica bacana com essa cor? tbém qual cor de bolça e acessórios combinam? Grata………

  62. manu 27 de novembro de 2013

    vou a um casamento, o meu vestido e vermelho e eu queria uma ajuda no que diz respeito ao sapato, vou com o sapato de cor preto ou vermelho

    • Constance Zahn 27 de novembro de 2013

      Manu,

      o sapato pode ser preto, prata, chumbo, dourado, nude, vermelho…

      Bjs

  63. CRISTIANE 29 de novembro de 2013

    OLÁ CONSTANCE, GOSTARIA DE UMA DICA ..VOU USAR UM TUBINHO PRETO E ACESSÓRIOS DOURADOS EM UM CASAMENTO,QUAL A COR DE SAPATOS DEVO USAR?´E TEM QUE SER SALTO FINO OU POSSO USAR UM PEEP TOE DE SALTO MAIS GROSSO DE COURO VAZADO NA COR NUDE? OBRIGADA E ANSIOSA PELA DICA rs…

  64. Gabi 29 de novembro de 2013

    Boa noite Constance, vou usar um vestido de renda vermelha em um casamento que modelo e cor de sapatos devo usar?
    Obrigada, beijos.

  65. Rosemary da silva pires 7 de dezembro de 2013

    gostei das suas dicas, vou a um casamento durante a semana a noite,
    comprei um vestido estampado floral, um pouco justo, q tipo de sapato poso coloca,
    obrigada, bjos!

  66. claudia messias mandro 8 de dezembro de 2013

    Boa tarde!
    Gostaria de saber qual brinco usar se posso usar bracelete, vou ser madrinha
    e usarei um vestido dourado o casamento sera as 20hs
    vou prender o cabelo.
    fico no aguardo

  67. livian scheffer 10 de dezembro de 2013

    oi, bom dia! minha formatura esta chegando e eu vou com um vestido vermelho escuro com pérolas na parte superior do vestido, mas estou em dúvida a respeito do sapato… Gostaria de saber quais são as cores que combinam?

  68. Rosa Maria 26 de dezembro de 2013

    Oi boa noite! meu filho vai casar em junho nós EUA, e o casamento vai ser de dia ás 9:00 hrs , eu estou pensando em um vestido na altura dos joelhos, por ser verão na época,queria uma dica de qual sapato e bolsa usar, e acessórios,por favor me ajude,ñ quero fazer feio.

    • Constance Zahn 27 de dezembro de 2013

      Olá, Rosa. Tudo bem? É difícil dar dicas “teóricas” ( ou seja, sem ter exemplos por fotos ou ao vivo ), mas sapatos nude combinam com qualquer roupa e ficam perfeitos para casamentos diurnos!

      Quanto à bolsa, acho que uma bolsa de mão de cetim é uma ótima opção para o horário! Bolsas metálicas podem ficar pesadas, assim como bolsas de cristais…

      Bjs

      • Rosa Maria 24 de janeiro de 2014

        Olá Constance,obrigado pela dica do sapato e da bolsa ,fiquei muito feliz guando vi suas dicas,vc só poderia me dizer se posso usar meia calça de dedinho,pois tenho um pouco de vergonha das minhas pernas,obrigada bjs.

  69. Bruna 21 de janeiro de 2014

    Olá Constance. Tudo bem?
    Tenho um casamento que Paraty-SP, que será celebrado a tarde em uma igreja, e depois com uma festa no Restaurante Kontiki.
    Gostaria de saber se posso ir com um Peep Toe sem salto.
    Posso te enviar a foto do meu vestido e do Peep Toe, se preferir.
    Muito obrigada pela atenção.

    • Constance Zahn 21 de janeiro de 2014

      Oi, Bruna. Acho que é perfeito o peep toe sem salto! :) Bjs

  70. lucia 27 de janeiro de 2014

    Olá Constance. Gostaria que me desse uma dica sobre o sapato que devo usar com um vestido de renda prata e grafite. Comprei um da Arezzo e ele ficou muito igual ao vestido tenho receio que chame muita atenção. O que você acha?

  71. Jéssica 1 de fevereiro de 2014

    Olá Constance. Gostaria de saber onde comprar essa sandália ralph lauren! Obrigada e Parabéns pelo post!

  72. vera 8 de fevereiro de 2014

    sou convidada para um casamento às 19:30h, meu vestido é curto , vermelho de renda, posso usar sapato dourado chanel bico fino, ou está demodé? A bolsa também e dourada. E os acessórios o q usar? Obirgada,

  73. Eunice Maria 9 de fevereiro de 2014

    Vou em um casamento com um vestido tomara que caia azul petróleo o que vc mim sugere para os acessórios, maquiagem, bolsa e sandália. Espero retorno no meu email.

  74. Mariana 11 de fevereiro de 2014

    Precisa-se aceitar mais os calçados sem salto. Muitos não podem usar salto, eu por exemplo, tenho gota e é impossível!

  75. Silmara 18 de fevereiro de 2014

    Constance,

    Tenho um Casamento sábado as 11h00 um vestido de paete rosa clarinho fica feio? Com um sapato peep toe preto?

    Tem algum email para que eu te mande as fotos dos looks?

    Aguardo

  76. cristiane 11 de março de 2014

    constance,
    Serei madrinha de um casamento diurno, posso usar um vestido de pregas largas? E o sapato e a bolsa que cor usar? O vestido é lilás!

    • Constance Zahn 11 de março de 2014

      Oi, Cristiane. Tudo bom?

      Pode sim. Uma boa cor para sapato, nesse caso, seria nude (quer dizer, desde um mais rosado até o bege) – sem erro. :) Pra bolsa, vc poderia fazer uma combinação “candy colors” ou usar alguma nude também… o que acha?

      Bjss

  77. Nice 15 de abril de 2014

    Estou muito em dúvida, vou me casar no civil casamento comunitario, seria possivel usar um vestidinho nude com uma sandalia colcci preto, meu vestido tem umas pedrinhas pretas, é possivel usar assim?

  78. Julieta Covre Trevisani 21 de abril de 2014

    Boa tarde, Constance! Vou ser madrinha de casamento e a cerimonia será as 16 horas. Meu vestido é da cor verde esmeralda de um ombro só e a sandália dourada envelhecida, qual cor de bolsa você sugere? E os acessórios? Desde já agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>