Blog

O que usar em casamentos: adequação

No primeiro post da série sobre dress code para madrinhas e convidadas, falamos sobre os acessórios. Agora, vamos entrar no mais aguardado: roupas.

Tirando casamentos black tie ou que pedem um traje específico (como todo mundo de branco, por exemplo), o traje desejado para o evento não costuma vir escrito no convite. E ainda que viesse, “passeio”, “passeio completo” e cia são termos que deixam  muita gente confusa.

Por isso, é preciso analisar 3 pontos em conjunto:

- Local: o casamento será na praia, no campo, em uma igreja suntuosa, em um espaço de eventos mega ou em um restaurante descolado?
- Horário: de manhã, à tarde se estendendo até à noite, à noite?
- Nível de formalidade / Estilo do casal (ou das famílias dos noivos): clássicos, despojados, extravagantes (ou esbanjadores, como preferirem)?

As duas primeiras informações vêm escritas no convite. A última deveria ser subentendida pelo design do convite, mas isso nem sempre acontence… Para madrinhas, tudo fica mais fácil, pois elas naturalmente já têm uma ideia de como será o casamento. Já as convidadas precisam tentar se informar de alguma maneira.

Bom, com essas 3 informações, é possível definir o que é adequado ou não. E adequação é a chave do dress code. Afinal, ninguém gosta de ir under dressed, assim como não se deve ir over dressed.

Nos próximos posts, vamos colocar seleções de vestidos para cada tipo de casamento. Mas, por enquanto, acho que é bom lembrar algumas coisinhas que valem para (quase) todas as ocasiões:

- mousseline é O tecido-coringa para vestidos de festa (longos e curtos): é nobre e tem movimento, o que o torna perfeito tanto para casamentos diurnos quanto noturnos, dos mais despojados aos pomposos. Claro que tudo vai depender do modelo do vestido e dos adornos, mas, ao contrário de alguns tecidos, a mousseline é hiper versátil. Os vestidos abaixo são do Elie Saab, estilista que adora uma mousseline:

- brilho não é necessariamente proibido durante o dia – apesar de haver bordados inadequados para festas diurnas. Bordados leves, em alguns detalhes, com pedraria e paetês foscos, não ficam over durante o dia. Já vestidos bordados dos pés à cabeça, com peso (literalmente), são mais indicados para a noite.

- na dúvida, evite branco, off-white e, para madrinhas, preto. 99,9999% das noivas não gostam de madrinhas ou convidadas com cores que se aproximem à do seu vestido. E por mais que eu não concorde com o preconceito contra vestidos pretos no altar, ele ainda é culturalmente proibido para madrinhas – a menos que a noiva aprove (o que é raro, raríssimo). A noiva tem poder de veto sobre cores, estampas e comprimento dos vestidos das madrinhas, então é sempre melhor perguntar à noiva do casamento em questão.

- altar de igreja pede compostura. O que, na minha opinião, exclui da lista de opções vestidos com grandes decotes ou muito sensuais. Providenciar um xale para cobrir o colo, quando o vestido é tomara-que-caia, é recomendável. Adoro o exemplo desse vestido de Kate Middleton (aliás, realmente estou achando que ela trouxe a elegância de volta à moda), que tem decote coberto por renda. Linda, leve e composta:

- o volume do vestido da madrinha não deve ser maior que o da noiva. Essa não é uma “regra” que costumamos ver por aí, mas imaginem se as fotos abaixo fossem de uma noiva e uma madrinha do mesmo casamento (ambos os vestidos são Vera Wang):

Não parece desproporcional? Uma madrinha com vestido digno de baile, ao lado de uma noiva com vestido fluido, passa a imagem de que  quer aparecer mais que a noiva. (vocês não acham?)

Fotos: reprodução

63 Comentários

  1. Marcela 20 de julho de 2012

    Constance, há um tempão atrás vc defendeu o uso de preto para madrinhas, não entendi porque agora é proibido! :/
    Quando fui madrinha do casamento de uma amiga, pesquisei em seu site e usei preto por achar que podia, agora confesso que fico um pouco constrangida lendo esse post de hoje!
    E agora? Pode ou não pode?
    http://www.constancezahn.com/preto-x-branco/

    Bjos!

  2. Luane 20 de julho de 2012

    essa vestido da Kate é realmente maravilhoso, alias, ela é maravilhosa, fina, elegante ! Adoro ela e seus looks ! o Seu site tbm ! bjs.

  3. Fabi 20 de julho de 2012

    Excelentes dicas. Pode até parecer óbvio, mas muitas dessas situações ainda acontecem. Eu tive pouquíssimas madrinhas, mas, ainda assim, uma delas usou um decote tão impróprio para ser usado no altar, que acabou ficando feio. Sorte que o padre é amigo da família e não fez nenhum tipo de restrição, nem chamou a atenção da moça. Já vi padres mandando madrinhas colocarem xales e fazendo longos discursos sobre isso. Por mais que você tenha um corpão e queira mostrar o piercing no umbigo, coisa que, na minha opinião, não é elegante em nenhuma situação, é preciso lembrar que estamos no altar e um mínimo de discrição é requerido.
    Beijo!

  4. Debora 20 de julho de 2012

    Esse vestido da Kate é maravilhoso!!! Lindo, lindo, lindo…
    O cabelo também está divino.

  5. talita 20 de julho de 2012

    marcela, acho que vc nao entendeu. ela falou no post de hoje que nao concorda com o preconceito com o vestido preto… vc entendeu que ela nao concorda com o uso kkkkk relaxe, ela está certa e vc tb estava

    • Constance Zahn 20 de julho de 2012

      Talita, na verdade, eu reescrevi o post pq realmente não tinha ficado claro! :)

      Marcela, eu sou realmente contra o preconceito em relação ao preto – mas se a noiva não deseja preto no altar (pq ainda existe essa cultura de associar preto ao luto), acho que as madrinhas devem respeitar.

      Mas eu, pessoalmente, não vejo nenhum problema. Minha mãe sempre disse que no meu casamento usaria vestido de renda preta com forro nude, que é a combinação que ela mais gosta na vida, que usa há anos e que realmente a deixa linda. Se ela ainda tiver essa vontade, vou deixá-la usar sem pestanejar!

      Bjss

  6. Ana Paula Gaiote 20 de julho de 2012

    Dicas super úteis!
    O difícil que eu já vi para algumas noivas é quando alguma madrinha, ou mesmo a mãe do noivo decide usar uma cor que não agrada a noiva..e como dizer isso sem causar qualquer constrangimento já que se trata de uma pessoa querida e pode se ofender com o desejo da noiva?

  7. Elisa 20 de julho de 2012

    esse vestido da Kate é maravilhoso!

  8. Fran Huesa 20 de julho de 2012

    adorei as dicas e os vestidos…
    bjuu

    respireecase.blogspot.com.br

  9. Maria 20 de julho de 2012

    Acreditam que no meu casamento tinham duas convidadas de vestido branco?
    Eu acho um desrespeito! Tinha até madrinha minha que depois revelou o desejo de jogar vinho tinto “sem querer” nas convidadas rsrsrs
    Eu acho que branco, off-white nem pensar! E também penso que bege claro/nude em madrinhas não é ideal, nas fotos fica parecendo branco.

  10. Patrícia Nunes 20 de julho de 2012

    Oi Constance Zahn, falando em madrinhas gostaria de fazer uma pergunta.
    Eu como noiva posso escolher uma cor de vestido para as madrinhas, deixando os modelos para elas escolherem? ou seria desagradável esse pedido? grata.

  11. Dri 20 de julho de 2012

    Adoro esse vestido da kate. Alias, e o unico que realmente eu gostei nela. Nem o vestido de noiva dela e gosto. Mas, esse…eu me rendo.

  12. Carol 21 de julho de 2012

    Vou ser madrinha em um casamento em setembro e parte do meu vestido será preta!! Como a noiva é minha prima, antes de qq coisa perguntei se ela se incomodava que a parte de cima do meu vestido fosse preta. Ela só faltou morrer de rir quando eu perguntei, dizendo que eu poderia ir como eu quisesse, dizendo que isso era besteira! :P Fiquei muuuito mais tranquila!!

  13. Yana 21 de julho de 2012

    Concordo plenamente! A Kate “reinventou” a elegância na moda!
    Desde o casamento real tenho acompanhado o figurino dela e, preciso confessar, tenho tentado espelhar o meu modo de vestir no dela.
    Linda e maravilhosa nesse vestido verde de renda!

  14. Dayane 21 de julho de 2012

    Constance, serei madrinha de casamento da minha irmã, mas nao sei o que vestir ainda. Será um casamento simples com cerimonia e festa no mesmo salão a noite. Alguma peça coringa de conselho?????

  15. Anna 22 de julho de 2012

    Post muito útil e interessante Cons! Obrigada mais uma vez!
    Não ligo para madrinhas de preto, elas vão com a cor que quiserem. Se optarem por curto não vou me importar também… O que não dá para nenhuma convidada é branco! Por favor !!!!

  16. Le petit 22 de julho de 2012

    adoramos as dicas!!!Tenho um casamento p ir..e veio no convite escrito “casual praia” ..pois sera num club..qual melhor maneira de me vestir????tem dica de penteado???bjoss!!!! http://www.facebook.com/lepetitbr

  17. Anne Petry 23 de julho de 2012

    Achei lindo! Mas ainda tenho duvidas. Irei para um casamento em agosto começando de tarde para de noite (evangélico), e sei que o casamento será muito chique! Sou branca do cabelo preto, magérrima. E se pudesse me indicar um vestido para que eu pudesse mandar fazer, afinal tenho uma excelente costureira. rs… Poderia me dar exemplo de cor e modelo?

    Aguardo ansiosamente, Obrigada.

  18. Luciene Batista 23 de julho de 2012

    Constance, adorei o post … vou ser madrinha de uma grande amiga em outubro e o casamento será em uma igreja lindíssima e será ás 17hs e a festa em um salão da cidade, então a festa irá se estender para noite … estou pensando em usar vestido longo azul marinho … o que vc acha ??? Um grande beijo e muito obrigada.

  19. Mariana 23 de julho de 2012

    Olá meninas,
    me caso em outubro desse ano e sou super desencanada com cores no altar, com exceção do branco/off white, é claro, rs. Inclusive sugeri para minha irmã, que é mais cheinha, a ir de preto e ela adorou! Ela já fechou o vestido dela e vai de preto com nude…adorei o modelo e acho que além de elegante vai ficar super bonito. Teve gente que me perguntou e quando contei que uma das madrinhas ia de preto, torceu um pouco o nariz. Mas acho que o que importa é a vontade da noiva! Eu não tenho nenhum problema com preto, pelo contrário, acho lindo…. Acho bobeira essa coisa de achar que a pessoa está de luto e tal…isso pode ter sido nos tempos das nossas avós, não hoje hehehe…. bjinhos!

  20. Anna Luiza 24 de julho de 2012

    E quanto à mistura preto e branco em vestidos de madrinhas? Tenho um vestido cuja base é branca, porém coberta com tule preto e detalhes em veludo preto. Enfim, ele não é nem preto, nem branco, mas possui as 2 cores “proibidas”. Acho que não tem problema e vou usá-lo em um casamento com a aprovação da noiva. O que acham da mistura preto e branco neste caso?

  21. isabelle 24 de julho de 2012

    Ola Constance. Gostaria de estabelecer uma cor única para as marinhas e gostaria que fosse preto. Você acha muito deselegante todas de preto?

  22. Ana Beatriz 24 de julho de 2012

    Constance! Realmente, quem deve ser a estrela da festa é a noiva! Basta seguir-mos a compostura da Kate Middleton que estaremos bem vestidas com muita elegância. Ficamos elegantérrimas sabendo apenas combinar a cor, o modelo do vestido que cai bem em cada uma de nós. Não precisamos exagerar em acessórios, basta algo simples, maquiagem também, quanto masi natural, mais chic.
    Bjs

  23. Maria Francisca 24 de julho de 2012

    Elegância não se compra no mercado, classe é classe!!!
    Infelizmente. algumas pessoas não conseguem sair como madrinhas em escola de samba e depois querem usar suas roupas quando convidadas para testemunhas de um casamento.
    Que tristeza ver a indiscrição de algumas pessoas, no tocante aos decotes…
    Mas com relação a Kate, eu diria quem é Rei nunca perde a magestada, logo ela extremamente fina e discreta, acho que ela seria assim, mesmo ainda que não fosse condoleezza.
    Amo suas roupas e seus chapéus.

  24. Pamela 24 de julho de 2012

    Me casei em maio de 2012 e minha irma e uma amiga sugeriram de irem todas as madrinhas de azul!!! Conversei com as outras madrinhas e todas elas adoraram a idéia. Porém, nao determinei um tom nem modelo, só pedi tons de azul e q nao fosse muito decotado!!! Dei sorte pq todas gostavam do azul. Estavam todas super elegantes e as fotos ficaram ótimas, além do destaque q ganharam pela padronizaçao da cor. Tb pedi terno preto e camisa branca aos padrinhos e dei a gravata, pq homem ja viu né.
    Patrícia Nunes, acho q dá super certo e nao é nada desagradável, pq afinal os padrinhos sao pessoas mais intimas, vc deve saber se tem liberdade pra fazer este pedido ou nao.
    Agora em novembro serei madrinha de um casal q foram nossos padrinhos e a noiva pediu para as madrinhas tentarem ir cada uma com uma cor e acho q tb vai ficar bem bonito.

  25. Marla Giciene 26 de julho de 2012

    Gostaria de saber se o vestido que a Kate está usando uma convidada poderia usar?

  26. Melissa Nina 26 de julho de 2012

    Olá, Constance, amei esse vestido de Kate, serei madrinha em um casamento em novembro e gostaria de fazer um igual na cor vermelha, fica elegante e bonito da mesma forma?
    Obrigada!

  27. Celina 2 de agosto de 2012

    Gostaria de saber que tipo de tecidos eh esse vestido da Kate? Gostei muito, e quero fazer um igual. Agradeco se puder me ajudar Constance.

    • Constance Zahn 2 de agosto de 2012

      Celina, me parece mousseline e renda. Bjs

  28. Keith 7 de agosto de 2012

    Boa tarde, Constance.

    Recebi um convite que especificou o traje Passeio Completo para um casamento. Ele será a noite, em um espaço de festas bacana aqui em BH.
    Tinha a intenção de usar um vestido longo e não usar um super salto, porque sou bem alta e costumo não ficar a vontade com a altura que atingo quando estou de saltão. Seria inadequado?

    Obrigado.

    • Constance Zahn 7 de agosto de 2012

      Keith,

      Segundo a etiqueta, vestido longo é apenas para casamento black tie. Mas o que acontece é que, hoje em dia, muitas pessoas usam longo em casamentos que acham que serão super sofisticados…

      Daí cabe a você decidir se prefere seguir a “regra” à risca ou se prefere se flexibilizar como muitas pessoas…

      Bjs

  29. Aline 12 de agosto de 2012

    Constance, bom dia! Vestidos longos sem estampa são apropriados apenas para madrinhas? No próximo mês iremos a um casamento e a avó do noivo gostaria de alugar um vestido longo para a cerimônia. Seria adequado?

    Obrigada

  30. Debora Vilela 30 de agosto de 2012

    Olá Constance, Boa tarde!

    Tenho um casamento no Iate Clube de Santos em SP as 17:00 hrs em Set/12, gostaria de saber qual o vestido apropriado longo ou curto? Estou com duvidas, pelo ambiente.

    Abs,

    Debora

  31. Soryedna sales 1 de outubro de 2012

    Boa noite Constance, serei madrinha de casamento da minha cunhada,(em dezenbro pela manhã) gostaria de saber se eu poderia usar um vestido todo de renda na cor café com leite? não é chocolate!!!
    obrigada.

  32. suzanne 5 de outubro de 2012

    o que devo fazer em meu cabelo para ir a um casamento sendo eu familia da noiva

  33. LANI 18 de outubro de 2012

    OI, TENHO UM CASAMENTO EM NOVEMBRO SOU MADRINHA QUAL VESTIDO COLOCAR MEU VISUAL É SOU MORENA CLARA TENHO 1,54 PESO 65 QUILOS

  34. Lane 22 de outubro de 2012

    Sou morena cabelos curtos pele muito clara. O que posso usar em um casamento, com um vestido longo, tomara que caia, preto com detalhe branco no busto? Não sei se uso só brincos ou so um bom colar. Qual a cor do sapato e carteira? Preto ou prata?
    Grata
    Lane

  35. nana 22 de outubro de 2012

    sou madrinha em novembro,as 18:45, horario de verão
    aluguei um vestido dourado longo, frente unica, decotao nas costas, e tem um encharpe.
    mas estou em duvidas se nao vou ficar perigueti, ainda mais nesse horario de verão sol a pico nesse horario. O que voce me aconselha. …..

  36. Ivana 22 de outubro de 2012

    Qual o tecido e renda do vestido de kate azul turquesa? adorei ele, vou ve se consigo fazer um parecido para ser madrinha.

  37. Anne 23 de outubro de 2012

    Olá, gostaria de saber se posso usar um vestido longo de renda em um casamento á tarde?

  38. Nany 25 de outubro de 2012

    Olá Constance, Boa Noite!

    Tenho um casamento no Iate Clube de Santos em SP as 19:00 hrs em Set/16, gostaria de saber qual o vestido apropriado longo ou curto, paetê ainda está usando ? Estou com duvidas, pelo ambiente.

    Abs,

    Nayanne

  39. Lúcia Helena 8 de novembro de 2012

    Contance sou madrinha de casamento no final de semana,loquei um vestido de
    cor Prata agora estou em duvida se é errado usa-lo ,me ajude por favor.

  40. Juliane 9 de dezembro de 2012

    Olá
    sou convidada de um casamento que acontecerá a noite em um castelo, meu namorado será padrinho com sua prima. Tenho 1,65 e meu namorado tambem. Meu vestido é preto sem decote, mas com um detalhe ouro queimado no busto.. Será deselegante eu usar uma sandália baixa que combine com o detalhe do busto?

    Obrigada!

  41. Ingrid 9 de janeiro de 2013

    Vou me casar em maio e não tenho preconceito com a cor preta. Acho que o que realmente não fica bom é o branco e tons pastel. O pior é que minha mãe encontrou um vestido lindo na cor pêssego. Aiiiii acho que terei que superar o preconceito e bancar a situação para vê-la feliz também :/

  42. nilcimar 22 de janeiro de 2013

    tenho um casamento para ir dia 26 de janeiro de 2013 e nao sei o que vestir!!!

  43. Nathalia 5 de fevereiro de 2013

    Oi. Meu casamento será dia 07 de setembro as 11h cerimonia na igreja e logo após a recepção numa chácara. A questao e o calor em setembro. Estou com duvida quanto aos trajes dos padrinhos e madrinhas. O terno preto para padrinhos ficaria muito carregado por ser de dia? E as madrinhas ficariam mais elegantes com vestidos na altura do joelho ou longos em tecidos leves? Quero prezar o bom gosto de um casamento formal, mas também o conforto dos convidados. Obrigada.

  44. Augusta 6 de fevereiro de 2013

    Olá Constance, Gostaria de uma orientação. Tenho um casamento para ir no mês de junho na Itália. Pajé usar? Decididamente não sei. Sera que vc pode me dar uma sugestão? Obrigada.

  45. Patrícia Dantas 18 de fevereiro de 2013

    Olá!!
    Tenho um casamento sábado de sol às 11h30 em um sítio no interior, espaço aberto e muito calor, posso ir com um vestido de paetes médios, off white??
    Obrigada

    • Constance Zahn 18 de fevereiro de 2013

      Olá, Patrícia, Tudo bem?

      A menos que você seja a noiva, não pode usar nem branco nem off-white.

      Bjs

  46. Juliana Dias 18 de fevereiro de 2013

    Olá, Constance!

    Fui resgatar um post seu que fala sobre dress code e minha dúvida continua! Me caso às 17h do mês de maio e por conta do horário, estou preocupada dos convidados ficarem confusos na hora de se vestirem. Minha recepção terá um tom formal e caprichado e gostaria que meus convidados usassem passeio completo. É inadequado informar o traje no convite ou devo informá-lo somente no site do casamento? Ficaria imensamente feliz e segura com seu retorno! Obrigada.

  47. joice 20 de fevereiro de 2013

    olá tenho um casamento pra ir nesta sexta dia 22/02/2013 e o horário é as 18:30
    gostaria de saber que tipo de vestido usar. sou apenas convidada. tenho um vestido longo estampado com flores roxa e de onça preta. é um mix de estampas. mas são discretas. mas o forro é branco teria algum problema de ir? não ficaria muito inadequado?

  48. Patricia 2 de agosto de 2013

    Olá Constance!

    Eu sou super contra o preconceito do vestido preto para as madrinhas. Apesar de quase ter matado minha mãe e minha avó do coração quando eu pedi a todas as minhas madrinhas que usassem preto no meu casamento, o resultado surpreendeu. O contraste do meu vestido com o delas ficou maravilhoso nas fotos!

    Acho que seria super legal você fazer um post sobre essa desmistificação. Claro que na igreja não seria muito adequado, a minha cerimônia, por exemplo, foi no deck da piscina. Voluntario minhas fotos ;)

    Beijos!
    Patricia

  49. Carla Oliveira 2 de agosto de 2013

    Constance!!!Você e seus maravilhosos post!!!!!Todas as pessoas deviam ler seu blog!!! São importantes regras de etiqueta e elegância o tempo todo!!!Parabens linda!!!Sou sua fã!!!!

  50. Thainan 2 de agosto de 2013

    Olá Constance!

    Me caso em outubro agora e minhas madrinhas vão usar preto, apesar de todos ficarem horrorizados eu acho que tooda mulher se sente bem e magra num pretinho rs..minha dama de honra será adulta e unica em um vestido azul (aderindo a regra do something blue, escolhi ela para usar hehe)

    Faço coro com a Patrícia para um post sobre as madrinhas de preto, meu casamento tambem nao será na igreja entao pude ousar com essa cor..

    Patricia fico feliz em saber que ficou bom o contraste, vou usar mais esse argumento para convencer as pessoas sobre a minha ideia,

    Beijos!

  51. Silvia Baldi 2 de agosto de 2013

    Adorei o post..e concordo com vc. Sou sua fã…Acrescentaria dicas qto cumprimento do vestido da madrinha. Em tempos de mtos casamentos de dia, ao ar livre e inspirações de casamentos americanos com madrinhas usando cumprimento no joelho, creio q é uma super duvida: longo, longuete ou curto??? Pode misturar??? pergunto pra noiva?? Sinceramente, algumas madrinhas nao se preocupam em perguntar que a noiva quer….e misturar os estilos nao fica elegante nas fotos. Cabe a noiva tbem informar sobre isso?? …como vc acha mais delicado fazer isso??? Enfim, ja vi alguns conflitos com esse tema……rssssss. Abração!!!!!

  52. Gisela 2 de agosto de 2013

    Con, obrigada por falar que não pode usar branco nem off-white, sempre que vejo alguém assim num casamento (fora a noiva) tenho vontade de jogar um copo de vinho tinto no vestido da infeliz rsrs
    MAS e a Pippa Middleton? achei muito legal ela usar branco… Óbvio que o vestido dela era bem mais simples do que o da Kate. Você acha que isso só se restringe a realeza?
    Bjs

  53. Arlaine 24 de agosto de 2013

    Constance esse modelo da Kate voce saberia me dizer mais ou menos qual o tecido usado.. adorei o modelo mais estou na duvida de qual tecido cairá bem.

  54. Carol 1 de outubro de 2013

    Constance,

    Tenho um casamento as 17 e pensei em usar um vestido off white de renda com listras azuis – as listras deixam o off white ok, certo? Ou acha que mesmo assim deveria evitar?
    Obrigada!!

  55. Elaine 13 de outubro de 2013

    Olá Constance!
    Estou com dúvidas na cor dos vestidos das madrinhas…
    O casamento será a noite no dia 25/01/2014.
    É recomendado tons que não sejam claros, pelo fato do casamento ser a noite?
    Estou com muitas duvidas e preciso definir para avisar as minhas madrinhas.

    Grata,

    Elaine

    • Constance Zahn 14 de outubro de 2013

      Oi, Elaine!

      Nao há nenhum tipo de restrição em relação a cores claras pelo fato de ser à noite. :)

      Bjss

  56. Lucineia 7 de janeiro de 2014

    Dizem que mulher baixa não combina com vestido tomara que caia. Mas, minha filha vai casar no início de fevereiro e comprei um vestido tomara que caia cinza simples e com cinto abaixo do peito. Achei que ficou bem bacana e irei usar uma sandália alta e acessórios dourados. O que acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>