Aconteceu hoje o segundo (British) royal wedding do ano! A princesa Eugenie de York e Jack Brooksbank disseram o ‘sim’ na capela de St. George, no Castelo de Windsor – mesmo cenário do casamento de Meghan e Harry, em maio. O casamento pode ter sido um pouco mais “low profile” (entre muitas aspas…!rs) que o dos duques de Sussex, mas também foi lindo! E superou as minhas expectativas!

A igreja estava belíssima com a decoração floral assinada por Rob van Helden. As flores em tons de rosa, marsala e laranja + folhagens + troncos foram uma bela escolha para o casamento outonal… e combinou com o cabelo ruivo da princesa Eugenie!rs (já contei isso algumas vezes aqui no site e comentei na LIVE, eu amo casamento em tons quentes quando a noiva é ruiva!).

Sobre o vestido de noiva… A princesa Eugenie estava muito bonita com seu vestido de noiva de decote v aberto na frente e nas costas e mangas longas, assinado por Peter Pilotto. O shape do vestido favoreceu a Eugenie, valorizando seu colo e acentuando a cintura. E o corte da saia deixou o vestido imponente, achei muito bonito! A parte de trás do vestido tinha uma espécie de basque assimétrica/irregular interessante que, de certo modo, me lembrou o estilo de Vivienne Westwood. Não ameeeeeei o tecido e preferiria se a manga fosse mais justa no punho… mas achei que a figura da noiva estava bonita e elegante. Um detalhe interessante foi o fato de Eugenie ter dispensado o véu. A princípio, senti falta do véu em um casamento tão formal e tradicional… depois, li que ela o fez porque queria deixar a sua cicatriz das costas aparente. A princesa passou por uma longa operação na coluna aos 12 anos, por conta de escoliose, e hoje fala muito sobre o tema, é patronesse do hospital ortopédico e exibir a cicatriz foi uma forma de ela mostrar como as marcas não nos deixam menos bonitas! Ela deu a seguinte declaração a um veículo: “(…) it’s a lovely way to honour the people who looked after me and a way of standing up for young people who go through this… I think you can change the way beauty is, and you can show people your scars (…)”. Diante disso, realmente, o véu perdeu o sentido! 🙂

Para a surpresa de todos, Eugenie não usou a tiara de York! No lugar dela, uma poderosíssima tiara do acervo da Rainha, a Greville Emerald Kokoshnik Tiara, adornada de muitos diamantes e 6 grandes esmeraldas – só a esmeralda central tem 93.70 quilates!! Uma joia baphonica!rs E que combinou lindamente com os olhos verdes e os cabelos ruivos da noiva (outra combinação que gosto – ruivas & verde esmeralda ). Disseram que os brincos, também de esmeralda e diamantes, foram presente do noivo. Em relação à beleza, na minha opinião, estava simplesmente perfeita! Nunca vi Eugenie tão linda, por sinal! O cabelo curto foi preso em um coque baixo, com fios soltos, que deixaram o coque menos formal e enfeitou lindamente o rosto. E a maquiagem foi bem leve, com bochechas “saudáveis”e brilho rosado nos lábios.

O bouquet cascata dividiu opiniões na Live. Apesar de não ser o meu formato preferido de bouquet, achei que estava num tamanho OK. Eu gostei do mix de flores, que incluiu o ramo de murta (como manda a tradição da família) e as flores de cardo. Além de serem um something blue no bouquet, as flores de cardo fazem parte do brasão da família da mãe da noiva (e estavam até bordadas no vestido de noiva de Sarah Ferguson), e são símbolo nacional da Escócia. Combinando com o bouquet de Eugenie, o noivo levou na lapela um raminho de muguets, rosa e flor de cardo.

As daminhas e os pajens renderam vários momentos de fofura – Charlotte acenando sem parar, crianças tropeçando na escada, brincadeiras na entra, George cantando God Save The Queen… As roupinhas trouxeram um detalhe surpreendente: uma faixa com estampada com uma obra de Mark Bradford (que também enfeitou o programa da cerimônia). Eu não gostei da faixa, mas tirando isso, os vestidinhos estavam bem fofos! E acho que a calça azul dos meninos foi pensada para combinar com o tapete azul royal da igreja.

Uma coisa que chamou a atenção de muitos foi o pai da noiva extremamente atencioso. Durante a cerimônia pudemos ver a ternura no olhar dos noivos! E Andrea Bocelli cantando Ave Maria com a orquestra filarmônica foi liiindo! Enfim, um belo casamento!

Abaixo, as fotos do casamento ( e neste link, as fotos dos looks das convidadas ):

A decoração da igreja:

O bolo, feito por Sophie Cabot, foi decorado com amoras, heras verdes e amareladas do outono, tudo de açúcar. O sabor escolhido pelos noivos foi red velvet com chocolate. Minha opinião sobre o bolo: gosto das cores e do tema dos ornamentos! Acho bem melhor que os bolos do casamento de Meghan, mas ainda espero mais de um royal wedding cake… rs Ainda assim, o bolo não deixa de ser lindo!

A decoração da recepção no Castelo de Windsor seguiu os mesmos tons outonais. Amei os arranjos do Rob van Helden!! 

As fotos oficiais:

E o vestido para a recepção gala, assinado por Zac Posen:

O palácio divulgou informações sobre o vestido, dizendo que ele trazia as rosas de York bordadas nas costas… e ontem, Zac Posen postou no seu instagram os bordados de linha (infelizmente, ainda não aplicados no vestido):

( Fotos: Reprodução )