Recentemente, falamos sobre preto para madrinhase branco, elas podem usar?

A REGRA GERAL é clara e simples: o branco (+ off-white + gelo + afins) só é liberado no altar quando esse é o PEDIDO da noiva para suas madrinhas! Caso contrário, é GAFE e ponto final. A regra se estende às convidadas também. A grande maioria das noivas quer a exclusividade sobre a cor e elas tem todo o direito!

Eu, particularmente, gosto quando a noiva define o branco para suas madrinhas. Gosto dessa ideia de unidade do grupo, de um cortejo que parece uma “extensão” da noiva. E não há como negar que as fotos ficam lindas, com de editorial de revista!

Ah, mas podem confundir a noiva com alguma madrinha! E alguma madrinha pode chamar mais atenção que a noiva!” Quanto a isso, a minha opinião é a seguinte: 1) o convidado é capaz de identificar facilmente a pessoa que está no centro do altar, ao lado do noivo, à frente do celebrante; e 2) ninguém tira o brilho da noiva!

Para quem gosta da ideia, há também a possibilidade de estabelecer a cor como dress code para todos os convidados (e aí, claro, a informação deve ir no convite!), num clima leve e alto-astral. Em casamentos na praia, por exemplo, combina super bem!

Casamento de Ana Urquiza (que postamos aqui) | Foto: Rafael Fontana

PELO MUNDO

Nos casamentos famosos mundo afora, o branco tem feito sucesso no altar. Abaixo, separei alguns casos para inspirar.

Para começar, o casamento do século com Kate Middleton e sua irmã Pippa. Como uma “dama adulta”, ela estava perfeita de branco, integrada com o vestido da noiva e com os das daminhas:

A Rainha Elizabeth II também escolheu o branco para suas bridesmaids:

Foto oficial do casamento de Rainha Elizabeth II e Príncipe Philip

À dir., gravação das cenas do casamento da Rainha para o seriado The Crown | À esq., as bridesmaids reais

Kim Kardashian optou por um altar total white nas duas vezes em que disse ‘sim’ (mas preferi postar aqui só o segundo casamento, porque o primeiro é difícil…):

A eterna fashionista inglesa Peaches Geldof fez um cortejo bem fairytale:

No casamento londrino de Poppy Delevingne, sua irmã e madrinha, Cara Delevingne, usou um vestido branco longo fluido, que deixava à mostra a sandália black & white:

E no casamento marroquino, Poppy Delevingne usou um vestido branco com bordados coloridos, enquanto as madrinhas foram todas de branco:

Solange Knowles, em 2014, parou a internet quando divulgou a monocromia de seu casamento:

Ashlee Simpson escolheu branco para suas madrinhas (incluindo sua irmã, Jessica) e summer para os padrinhos:

A ex-voguette americana Mollie Rupert, que se casou em St Barths, disse que queria suas madrinhas de branco “para que o dia parecesse uma celebração em grupo”:

Mais recentemente, no casamento da apresentadora britânica Louise Roe, as madrinhas usaram vestidos brancos midi com textura:

NO BRASIL

Aqui no site já publicamos alguns casamentos brasileiros em que o branco foi a cor da roupa de madrinhas/convidados. Conversamos com três noivas rapidamente para saber como foi:

Débora Alcântara, do blog Tudo Orna, elegeu off-white para as madrinhas:

A inspiração:
“Na época que buscava referências percebi que, em muitos casamentos na Inglaterra e nos Estados Unidos, é comum as madrinhas usarem branco. Me inspirei no casamento da Solange Knowles pois achei as madrinhas maravilhosas.”

Aceitação das madrinhas:
“Teve uma madrinha que não aderiu muito à ideia inicialmente, mas depois que viu todas juntas, no dia da festa, achou maravilhoso e disse até que faria exatamente igual.”

Repercussão:
Os vestidos foram muito elogiados e a escolha, ousada, foi bem aceita por todos. Madrinhas de branco dão um ar leve durante a cerimônia (principalmente em casamentos diurnos). Acredito que nada tira o ‘brilho da noiva’. Noiva é sempre a noiva, quem todos esperam ver. Era o meu sonho, foi perfeito.”

. . . . . . . . . . . . . 

Fernanda Cassou, arquiteta e sócia do Gallerist, optou pelo branco como traje para todos:

A inspiração:
“Fui em um casamento assim na praia e adorei! Como tive duas celebrações, uma em Trancoso e outra em Curitiba, resolvi fazer o dress code branco no de praia. Combina com o clima despojado.”

Praticidade:
“Quis descomplicar a vida dos convidados. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que usar em casamentos na praia e vestido branco todo mundo tem no armário, nem que seja algum do réveillon.”

Comentários:
“Todo mundo gostou. E quando chegaram as fotos, em que dá pra ver bem o grupo todo de branco, ficam impressionados! O efeito é muito bacana!”

. . . . . . . . . . . . . 

Ana Urquiza também apostou no branco para todos os convidados:

A inspiração:
“Sempre disse que faria meu casamento com todo mundo de branco porque a cor me passa uma energia muito boa – de luz, alegria, harmonia e paz de espírito.”

O “brilho da noiva”:
“Fiquei receosa, sim, de que todos de branco ‘apagassem’ a noiva. Mas uma vez uma amiga me disse que, no final, o que destaca a noiva não é o modelo nem a cor do vestido, mas sim sua energia e alegria no dia! E eu super comprei esse argumento!”

Veredito final:
“Posso dizer que, pelos comentários dos convidados mais próximos, a decisão foi polêmica. Mas, depois da festa, recebemos muitos elogios pela ideia, porque o visual ficou realmente muito bonito! No fim, quem nos ama de verdade fica feliz em tornar o nosso sonho realidade!”