Dando continuidade ao nosso roteiro pela Rússia, chegou a vez da Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, falar sobre Moscou. Quem esteve na cidade há uma década ou mais, vai se surpreender ao retornar à cidade e encontrar uma metrópole cosmopolita. As lojas de departamentos deram lugar a boutiques de marcas famosas, e a vida noturna é uma das mais agitadas da Europa. Modernos arranha-céus foram construídos para abrigar empresas dos mais diversos setores e luxuosos hotéis foram instalados para acolher visitantes de todo o mundo. As largas avenidas, as suntuosas construções históricas, os bares, os cassinos e uma infinidade de letreiros com inscrições no enigmático alfabeto cirílico despertam a curiosidade sobre o futuro da cidade, palco de tantas transformações marcantes. Apesar de ter permanecido fechada para o turismo durante décadas, como consequência da Guerra Fria, a Moscou moderna surpreende e encanta todos os tipos de visitantes.

destaque-lua-de-mel

 

Red Square (Praça Vermelha)

A origem desta imensa área pavimentada remete ao século 15, quando Ivan III ordenou que fossem demolidos todos os prédios ao redor do Kremlin, com a finalidade de criar uma área livre, destinada a abrigar um mercado. O nome da praça não se deve à cor predominante dos prédios ao seu redor, nem é referência ao comunismo, mas tem origem na palavra russa krasnaya, que no russo arcaico significava “bonita”, e hoje se refere à cor vermelha. A Praça Vermelha é o coração e a alma de Moscou. Hoje, ao seu redor encontram-se as muralhas do Kremlin, a Catedral de São Basílio, o Mausoléu de Lenin, o Museu Histórico Nacional e o Shopping Gum.

lua-de-mel-teresa-perez-Red-Square

( Praça Vermelha )

Kremlin

A palavra “kremlin” significa “cidadela”, em russo. O Kremlin de Moscou é o símbolo maior do comunismo. Atualmente, abrigados por seus muros vermelhos, encontram-se diversos edifícios administrativos do governo, bem como o gabinete do presidente do país e de seus assessores.

Praça Vermelha. Moscou. Tel: 7 495 2030349. www.kreml.ru. Abre sex/qua 10h-17h. A bilheteria fecha 30min antes do Kremlin.

lua-de-mel-teresa-perez-Kremlin

( Kremlin )

Lenin’s Mausoleum (Mausoléu de Lênin)

No mausoléu está exposto o corpo do líder fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, Vladimir Ilitch Lenin. Dizem que para um comunista, a emoção de visitar o Mausoléu de Lênin é comprável à emoção que um muçulmano sente ao visitar a cidade de Meca. Sem dúvidas, o local representa um marco na história russa. Localizado na Praça Vermelha.

lua-de-mel-teresa-perez-Lenins-Mausoleum

( Mausoléu de Lênin )

Bolshoi Theatre (Teatro Bolshoi)

Após extensos trabalhos de renovação, o prédio principal do Teatro Bolshoi, construído em 1825, reabriu suas portas no final de 2011, para voltar a encantar os visitantes. O local, que foi palco da première do Lago dos Cisnes em 1877, é um verdadeiro marco da cultura e da arte russas. Durante o período no qual esteve fechado, performances de diversos artistas do mundo todo aconteceram no novo teatro, adjacente ao original.

Teatralnaya Ploshchad, 1. Moscow. Tel: 7 499 2507317. www.bolshoi.ru

lua-de-mel-teresa-perez-Bolshoi-Theater

( Teatro Bolshoi )

Saint Basil’s Cathedral (Catedral de São Basílio)

Com nove torres multicoloridas, a Catedral de São Basílio tornou-se um dos principais cartões-postais de Moscou. Reza a lenda, que após a conclusão de sua construção, no século 16, o Czar Ivã, o Terrível, ordenou que cegassem o arquiteto responsável pela obra, para que ele jamais projetasse algo comparável à beleza da Catedral de São Basílio. O esplendor da catedral é tão impressionante, que ela mais parece ter sido tirada de um conto de fadas.

Praça Vermelha. Moscou. Tel: 7 495 6983304. www.saintbasil.ru

lua-de-mel-teresa-perez-Saint-Basils-Cathedral

( Catedral de São Basílio )

State Tretyakov Gallery (Galeria Estadual Tretyakov)

A coleção privada de Pavel Tretyakov, doada ao Estado em 1882, foi o princípio desta rica galeria de arte. Atualmente, com um acervo de mais de 130 mil obras, entre pinturas, esculturas e outras formas de expressão artística.

Lavrushinsky Pereulok, 10. Moscou. Tel: 8 499 2381378. www.tretyakovgallery.ru

lua-de-mel-teresa-perez-State-Tretyakov-Gallery

( Galeria Estadual Tretyakov )

RESTAURANTES

Uzbekistan

Um dos mais antigos restaurantes de Moscou. O luxo da decoração interior dá ao local um ar de palácio oriental. As paredes são decoradas com ornamentos artesanais e as salas com vasos antigos, mobília e carpetes impecáveis. O cardápio inclui diversos pratos da cozinha do Uzbequistão, país no sul da Ásia. Toda noite a atmosfera exótica do restaurante é enfatizada pela música oriental e pelas apresentações de dança do ventre.

Neglinnaya ulitsa, 29/14. Moscou. Tel: 7 495 6230585. www.uzbek-rest.ru

lua-de-mel-teresa-perez-Restaurante-Uzbekistan

( Restaurante Uzbekistan )

Pushkin Cafe

Nomeado em homenagem a Alexander Pushkin, um dos maiores poetas russos, o Café Pushkin é um dos mais requintados restaurantes de Moscou. Possui decoração clássica, um belo terraço e uma livraria. É especializado na cozinha tradicional russa e possui excelente atendimento.

Tverskoi Bulvar, 26. Moscou. Tel: 7 495 7390033. www.cafe-pushkin.ru

lua-de-mel-teresa-perez-Restaurante-Pushkin-Cafe

( Café Pushkin )

Varvary

O restaurante possui a cozinha comandada pelo consagrado chef Anatoly Komm e serve pratos tradicionais russos com toques contemporâneos. O Varvary é considerado um dos 50 melhores restaurantes do mundo, pela revista britânica The Restaurant.

Strastonoy Boulevard, 8A. Moscou. Tel: 7 495 2292800. www.anatolykomm.ru

lua-de-mel-teresa-Restaurante-Varvary

( Restaurante Varvary )

HOTÉIS

Four Seasons Hotel Moscow

A poucos passos da Praça Vermelha, da Catedral de São Basílio, do Kremlin e do Teatro Bolshoi, o hotel ocupa um edifício histórico, construído nos anos 1930 e hoje totalmente renovado. O novo projeto preserva elementos originais da arquitetura, como as colunas principais e o rico mosaico de azulejos da piscina, prestando uma homenagem contemporânea ao passado, com referências e tecnologia do século 21. Entre outros destaques, há o Amnis Spa, que inclui piscina coberta e uma interpretação moderna da tradicional banya (espécie de sauna russa).

lua-de-mel-teresa-Hotel-Four-Seasons

( Four Seasons Hotel Moscow )

Ararat Park Hyatt Moscow

Localizado a uma curta distância da icônica Praça Vermelha, o hotel Ararat Park Hyatt Moscow oferece o serviço excepcional pelo qual as propriedades da rede são conhecidas. São 206 acomodações decoradas com estilo contemporâneo, que contrasta harmoniosamente com os traços clássicos do edifício. Seus três restaurantes oferecem autênticos pratos da região, a exótica culinária armênia e alguns dos melhores sushis da cidade. O Quantum Spa oferece massagens e terapias que relaxam o corpo e a alma.

lua-de-mel-teresa-perez-Hotel-Ararat-Park-Hyatt-3

lua-de-mel-teresa-perez-Hotel-Ararat-Park-Hyatt

( Ararat Park Hyatt Moscow )

The Ritz-Carlton Hotel Moscow

Com vista excepcional para a Praça Vermelha e o Kremlin, o hotel The Ritz-Carlton Moscow está em um emblemático edifício na capital russa. Sua suntuosidade externa casa com os interiores clássicos e a decoração inspirada no século 19. São 334 quartos amplos e elegantes, com cortinas e iluminação controladas eletronicamente. No ESPA Spa, os hóspedes poderão relaxar com terapias exclusivas aplicadas por profissionais altamente qualificados. As opções de restaurantes também aguçam os sentidos: pode-se escolher entre uma autêntica experiência russa, receitas internacionais ou a culinária pan-asiática com influência italiana, além de um concorrido sushi bar com estonteantes vistas da cidade.

lua-de-mel-teresa-perez-Hotel-The-Ritz-Carlton-2

( The Ritz-Carlton Moscow )

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

  • Visto: Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
  • Vacinas: Não é necessária a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela.
  • Clima: A Rússia compreende quatro zonas climáticas diferentes: ártica, subártica, temperada e subtropical. Os invernos são longos e caracterizados pelo alta quantidade de neve, as primaveras são temperadas, os verões curtos e os outonos chuvosos. As temperaturas médias variam ao longo de seu território. Em média, no verão as temperaturas giram de 0°C a 25°C e no inverno oscilam entre -1°C e -50°C.
  • Melhor época: A melhor época para visitar a Rússia vai de maio a setembro, quando as temperaturas são mais amenas. Vale lembrar que julho e agosto são os meses de férias do hemisfério norte e de maior movimento de turistas – a visita fica prejudicada principalmente em museus e palácios devido à grande quantidade de pessoas.
  • Como chegar: Não há voos diretos entre o Brasil e a Rússia, mas é possível fazer conexão em diversas cidades da Europa.
Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel: 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | E-mail: info@teresaperez.com.br