Nove países são banhados pelo Mar Báltico, que se espalha exclusivamente pelo continente europeu. A capital de um deles merece atenção especial na hora de se escolher onde passar a lua de mel, a começar pelo seu apelido: Cidade das Águas! Ou, a já conhecida Estocolmo. A capital sueca foi construída sobre ilhas do Mar Báltico (daí a o apelido!). Inúmeros canais a tornam perfeita para passeios de barco a dois. Já em terra, basta uma simples caminhada pelas diversas pontes para serem notados monumentos que exibem diversos estilos de arquitetura. Construções do século 17 no centro histórico Gamla Stan ou ainda edifícios em estilos renascentista, moderno e até mesmo futurista, espalhados pelo restante das ruas e ruelas da cidade. Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, conta mais sobre o destino!

Alguns locais são imensamente conhecidos por lá: Vasamuseet, um dos principais museus de toda a Escandinávia; Palácio Real, residência oficial da realeza sueca e que já chama a atenção pelo seu estilo barroco; a catedral Storkyrkan, que tem como highlight a escultura de São Jorge e o Dragão; Museu Nobel, instalado na Academia Sueca e responsável pela nomeação do Prêmio Nobel de Literatura. Já entre as áreas verdes, o Kungstradgarden é um dos mais antigos parques da cidade e palco de festivais e performances artísticas, durante o verão, e de uma pista de patinação no gelo, durante o inverno. Mas o que Estocolmo pode proporcionar para uma viagem pós-casamento, além do roteiro básico e já muito conhecido entre os casais?

O que ver

Fotografiska

Como sugere seu nome, a Fotografiska é um espaço dedicado à fotografia. O local realiza quatro grandes mostras por ano e entre 15 e 20 exposições menores. O foco maior são os fotógrafos conhecidos internacionalmente com trabalhos, muitas vezes, nunca antes vistos na Suécia. Na Fotografiska, os casais ainda têm a chance de verem concertos musicais ou participarem de workshops de fotografia. Dá para garantir dicas para as próximas fotos da viagem!

Dansmuseet

O Dansmuseet é obrigatório para os casais apaixonados por dança. Dono de uma coleção que inclui trajes autênticos, instrumentos, esculturas, fotografias e máscaras das danças típicas da Ásia, África e América do Norte, o espaço ainda realiza apresentações e proporciona uma loja com uma imensa coleção de livros e filmes de dança de Estocolmo.

Gripsholm Castle

O Gripsholm Castle fica na cidade de Mariefred, no município de Strängnäs, a cerca de 60 quilômetros de Estocolmo. A viagem de pouco mais de uma hora de carro vale a pena pelo charme da cidadela vizinha e por uma visita ao castelo. Às margens do Lago Malar, é um dos monumentos mais históricos da Suécia, tem estilo renascentista e é dono de uma coleção de móveis e artesanato pertencentes a quatro séculos. No local, ainda está a coleção Swedish National Portrait, que reúne retratos de personagens importantes do país.

Onde comer

Tak

A combinação entre as culinárias escandinava e japonesa renderem ao Tak uma gastronomia autêntica e inventiva. Todos os pratos são feitos a partir de produtos locais e selecionados de acordo com a sazonalidade.

Tyge & Sessil

O conceituado chef sueco Niclas Ekstedt resolveu demonstrar sua paixão por vinho através da criação do Tyge & Sessil. O wine bar preza por rótulos concebidos em regiões não famosas, a partir de uvas menos conhecidas e por produtores independentes.

Onde ficar

Grand Hotel Stockholm

Inaugurado em 1874, o Grand Hotel Stockholm é um clássico na capital sueca. Instalado no centro da cidade, conta com suítes espaçosas, decoradas individualmente e com vistas para o Palácio Real e a área histórica de Gamla Stan. Para relaxar antes de um jantar romântico, um spa está à disposição dos casais. Após tratamentos de bem-estar personalizados, a gastronomia tem como destaque o restaurante Veranda, que privilegia a típica culinária sueca e o estrelado Matbaren, com o chef Mathias Dahlgren à frente.

Nobis

O Nobis tem um perfil que combina traços clássicos e contemporâneos. A começar, o hotel está instalado na praça Norrmalmstorg, em dois edifícios do século 19, mas apresenta suítes com decorações modernas e assinadas pelo renomado estúdio de design Claesson Koivisto Rune. Para os casais, o Nobis ainda tem mimos especiais, como a possibilidade de uma vela com fragrância do perfumista Byredo. Outro nome de peso que participou da construção do hotel foi o arquiteto Gert Wingårdh, que deixou sua marca no restaurante Noi, dono de um menu de pratos da gastronomia internacional.

A Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel. 11 3799.4000 | 11 3390-9000 | 61 3217.2300