Botswana é um país do sul da África que proporciona aos visitantes uma das mais genuínas sensações de vida selvagem. O país tem uma das menores densidades populacionais do mundo e suas políticas de turismo não permitem visitação em massa, tornando a experiência dos visitantes muito mais autêntica. A Teresa Perez, nossa especialista em lua de mel, preparou um roteiro sob medida para os casais aventureiros.

destaque

A grande diferença entre os safáris realizados em outros destinos da África, é que em Botswana tudo é mais selvagem, e é preciso um pouco mais de esforço para chegar até os animais. É preciso “faro”, exatamente como antigamente.

Delta do Okavango

O extenso delta é um dos pontos mais bonitos para safáris. Conhecido como o rio que nunca encontra o mar, suas águas formam labirintos de lagoas e canais que fluem em direção ao continente. Os safáris podem ser realizados em jeeps do tipo Land Rover, em canoas ou a pé. O encontro do Delta do Okavango com o deserto de Kalahari faz com que uma grande quantidade de animais selvagens como zebras, leões, leopardos, cheetahs, elefante, girafas e hipopótamos prefiram esta região.

river, Okavango, savannah, field, africa, botswana, landscape, bush, grass, tree

CURIOSIDADES

Mokoros: as gôndolas do Okavango

Em outras épocas, era sobre mokoros que os habitantes do delta do rio Okavango pescavam. Com a proibição deste tipo de atividade, essas embarcações esculpidas diretamente no tronco de um único tipo de árvore – a Kigelia – se transformaram num grande atrativo turístico. Tal qual numa gôndola veneziana, os visitantes são conduzidos pelas águas em inesquecíveis passeios para observar a vida selvagem com uma proximidade rara.

Lua-de-Mel-Teresa-Perez-Botswana-Moroko

LODGES

Belmond Eagle Island Camp

belmond-eagle-island-camp

Abu Camp

Pioneiro desde o início de 1990, o Abu Camp oferece a original experiência de safári de elefante na África. Usando o mesmo estilo de decoração ampla e arejada em todo o acampamento, as seis acomodações exibem elegância distinta misturando-se perfeitamente com o ambiente natural. Chefs treinados preparam cozinha criativa com o mais alto padrão de qualidade, e as refeições – a maioria servida ao ar livre – são complementadas por vinhos da excelente adega.

Lua-de-Mel-Teresa-Perez-Abu-Camp2

&Beyond Xudum Okavango Delta Lodge

O Xudum Lodge situa-se à beira das águas do Okavango Delta, em uma exclusiva concessão privada de terras. As nove tendas são completas, com grandes banheiras e chuveiros ao ar livre. Cada suíte tem uma piscina privada e um deck elevado, com vistas magníficas sobre o delta. Refeições especiais à luz de lanternas são servidas a céu aberto para que os hóspedes possam apreciar os sons da noite e o céu estrelado.

Lua-de-Mel-Teresa-Perez-Xudum-Lodge1

Reserva Natural Moremi

Às margens do rio Boro e do lado oriental do Delta do Okavango, a Reserva Natural Moremi possui um cenário diversificado, composto por savanas, florestas de acácia e mopanes, várzeas e lagoas. Esse ambiente é lar de mais de 500 espécies de aves e os mais variados animais selvagens, como elefantes, girafas, zebra, hipopótamos, leopardos e leões.

Lua-de-Mel-Teresa-Perez-Botswana-Moremi

LODGES

Sanctuary Chief’s Camp

O Sanctuary Chief’s Camp está localizado na exuberante Moremi Game Reserve, em uma das muitas ilhas criadas pelas águas de inundação sazonal do Okavango Delta. O lodge, com apenas 12 acomodações, é ideal para quem busca uma intensa experiência de safári, devido ao grande número de animais que se reúnem ao redor de suas premissas. A culinária sofisticada e a extensa carta de vinhos reafirmam o Chief’s Camp como uma das melhores opções para safáris em Botswana.

Africa; Botswana; Okavango Delta; Sanctuary Chief's Camp

 

Little Mombo

little-mombo

Instalado em uma ilha de mesmo nome dentro da Reserva Moremi, o Little Mombo é um lodge super intimista. São apenas três acomodações, todas amplas, com sua própria sala de estar e varanda para observar a paisagem que se estende pelas terras alagadas do Okavango.

Parque Nacional Chobe

Primeiro parque nacional instituído em Botswana, o Chobe é o terceiro maior e também o que possui a maior diversidade biológica do país. Situado na porção norte, entre o Delta do Okavango e Reserva Natural Moremi, o parque abriga mais de dez espécies de animais selvagens, dentre os quais se destaca a grande concentração de elefantes.

Elephants on a riverbank after they swam through the river

LODGE

Sanctuary Chobe Chilwero

Situado sobre o rio Chobe, o Sanctuary Chobe Chilwero oferece incríveis vistas panorâmicas sobre todo o Chobe National Park. Este sofisticado lodge conta com apenas 15 chalés, bem como um excelente spa, um dos melhores do circuito safáris de Botswana. Lá, os visitantes também desfrutam da gastronomia gourmet pela qual o lodge tornou-se conhecido.

Lua-de-Mel-Teresa-Perez-Sanctuary-Chobe-Chilwero-Camp2

Deserto do Kalahari

Sunrise at Kubu Island, Botswana

O Deserto do Kalahari, que domina mais de 80% do país, é o maior trecho de areia trazida pelos ventos do mundo, e esconde muitas criaturas adaptadas a vida no deserto.

LODGE

Kalahari Plains Camp

kalahari-plains-camp

O Kalahari Plains Camp está situado em uma parte remota da diversificada Reserva Central do Kalahari e proporciona oportunidades únicas de observar a fauna da região. O lodge é composto por apenas 8 suítes suspensas, com camas instaladas acima de cada uma, para que o casal tenha a experiência de dormir sob as noites estreladas do Kalahari.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: 

  • Visto: Para os visitantes de nacionalidade brasileira não é necessário nenhum tipo de visto.
  • Vacinas: É necessária a apresentação do certificado internacional de vacina contra febre amarela.
  • Clima: O Botswana tem clima semiárido. A maior parte do seu território faz parte do deserto de Kalahari e está sujeita a secas que podem durar anos.
    Verão (outubro a abril): Este período apresenta temperaturas elevadas (média entre 35°C e 45°C). As principais chuvas ocorrem nesta época, em especial nos meses de dezembro a março.
    Inverno (maio a setembro): Período de seca. Apresenta dias ensolarados e quentes, sem chuvas (média de 26°C). No período noturno a temperatura costuma cair e, em algumas regiões pode atingir graus negativos principalmente em julho e agosto.
    Obs: Abril e outubro são meses de transição, podendo ocorrer chuvas.
  • Melhor época: A melhor época para visitar Botswana é maio, junho, setembro e outubro, período de seca, pois a temperatura está um pouco mais amena e ocorrem menos chuvas. A concentração de animais é maior em volta de lagoas e margens de rios.
  • Como chegar: Não há voos diretos do Brasil para Botswana. A melhor opção é voar até Johannesburg, na África do Sul, e lá fazer uma conexão para Maun, a quinta maior cidade do país.
A Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Solicite o atendimento de um consultor. Tel: 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | E-mail: info@teresaperez.com.br