O seu peso varia muito? Um dia está com um peso e, no outro, está até 2 kg mais pesada? Sente as pernas, pés e mãos inchados? Se sim, isto se chama retenção de líquido, muito comum entre nós, mulheres, principalmente por conta de alterações hormonais que ocorrem no período pré menstrual. Mas essa não é a única causa de retenção; a nossa alimentação também pode contribuir – e bastante.

Alimentos industrializados ricos em sódio, excesso de sal nas refeições, pouca água, excesso de açúcar e carboidratos simples ou alergias alimentares estão entre as causas mais comuns que levam o corpo a acumular água e, consequentemente, alterações no peso, o que pode representar, em média, um aumento de 1 kg a 3 kg.

Alimentação pobre em potássio também pode reter mais líquido, já que o potássio tem efeito diurético no organismo. Ele pode ser encontrado principalmente em frutas, verduras e legumes crus. Então, meninas, quando estiverem mais inchadas caprichem nesses alimentos!

Existem alguns chás que têm efeito diurético, como por exemplo o chá de cavalinha, chá verde, dente de leão e capim limão. Fazer uma xícara de chá verde com cavalinha é imbatível, claro, se não tiver nenhuma contra indicação do consumo desses chás.

Mas é muito importante, além de incluir os alimentos acima, evitar os alimentos industrializados, pois geralmente são ricos em sódio como: conservas (pickles, azeitonas, palmitos, etc), bolachas cream cracker; pipoca salgada; batatas chips; queijos gordos, embutidos como peito de peru, lingüiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela; sopas prontas, temperos prontos, alimentos instantâneos, refrigerantes light e zero.

Faz-se necessária a ingestão moderada de sódio associada a uma ingestão adequada de potássio, como parte de uma alimentação saudável. Para isso é válido conferir no rótulo nutricional a quantidade de sódio presente em cada alimento para que, assim, os alimentos sejam escolhidos de forma a favorecer o funcionamento do organismo, promovendo uma vida mais saudável, livre de retenção de líquidos. Olhar o rótulo é o grande segredo!

Até a próxima!

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal, mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo e graduanda em fitoterapia funcional. Envie dúvidas e sugestões para o e-mail karina@karinaalassal.com.br