Uma leitora que vai se casar na Confeitaria Colombo me pediu referências para uma decoração art nouveau.

Algumas pessoas confundem o art nouveau com o art deco. Por isso, fiz o quadro de inspiração no post anterior, para mostrar o “look & feel” do estilo. Mas vale colocar também uma breve explicação:

“Foi um estilo ornamental que existiu durante os anos de 1890 até 1910 na Europa, e se estendeu até os Estados Unidos. É caracterizado por uma linha orgânica, sinuosa, delicada, longa e elegante, e assimétrica, tomando frequentemente a forma de haste de flores, bulbos, videiras, asas de insetos, e outras formas naturais, como algas e folhagens.”

“Podemos então resumir o movimento em algumas características chaves:

  1. Temática naturalista (flores e animais);
  2. Motivos icônicos, estilísticos e tipológicos derivados da arte nipônica;
  3. Arabescos lineares e cromáticos; preferência pelos ritmos baseados na curva e variantes; a cor, tons frios, pálidos, transparentes, formados por zonas planas, ou esfumadas
  4. Recusa da proporção e equilíbrio simétrico, a busca de ritmos musicais, em elementos ondulados e sinuosos”

Fonte: Teoria e História das Artes e da Arquitetura II

E alguns dos nomes importantes: Victor Horta (Bélgica), Hector Guimard (França), Emile Gallé e sua École de Nancy (França), René Lalique (França), Alfons Mucha (da República Tcheca, mas morou muito tempo na França), August Endell (Alemanha), Gustav Klimt (Áustria), Gaudí (Espanha), Louis Comfort Tiffay (EUA).

Tendo tudo isso em vista, fiquei pensando em como fazer uma decoração inspirada nesse estilo, uma vez que não há objetos genuinamente art nouveau para se alugar. Além disso, até onde sei, a Confeitaria Colombo não tem arquitetura/decoração puramente art nouveau (como o restaurante Maxim’s de Paris – cujo décor é tão art nouveau que eu acho até meio pesado)… se não me engano, a Confeiraria Colombo é début de siècle com detalhes em art nouveau. Bom, enfim, sem mobiliário e objetos característicos, o que nos resta explorar é papelaria & flores…

Molduras, ornamentos e fontes art nouveau:

O design gráfico é o meio mais fácil de se “reproduzir” o estilo. Buscando por “art nouveau design” ou “art nouveau ornaments” no Google Images, encontra-se uma infinidade de referências. E nos sites MyFonts.com e Dafont.com também há bastante opção de fontes no estilo. (embora eu ache que molduras + fontes art nouveau deixem o convite um pouco “temático” demais…)

*(estas referências estão em preto-e-branco apenas por uma questão de uniformidade e o intuito é mostrar as formas. Quem gostar do estilo, pode usar tons clarinhos, como o azul acinzentado do convite dos passarinhos que vem abaixo, por exemplo, pois o preto-no-branco fica pesado.)

Temas de flores, plantas, libélulas e cia.:

Quem preferir uma “certa inspiração” ao invés de “reprodução” do art nouveau pode explorar os temas “naturais” nos convites. Libélulas, em particular, me lembram muito o estilo…

Esta embalagem do perfume da Lolita Lempicka, para mim, parece uma “declinação”/”releitura” de art nouveau (posso estar falando bobagem, mas me lembra). Bom, não sei como esta informação pode ser útil, mas talvez possa inspirar um convite…?rs

Flores:

Pensando em arranjos de flores para esse estilo, o que me vem à mente são arranjos mais alongados, sem muita folhagem, de forma que podemos ver a haste da flor e, quando possível, sua curva. E se o art nouveau foi marcado pela assimetria, acho que não deve haver tanta preocupação em deixar o arranjo muito certinho… até para não tirar a naturalidade. Buquezinhos baixinhos e bolinhas, definitivamente, pertencem a outro estilo!

Em se tratando de tipos, há 4 flores que considero icônicas do art nouveau (opinião minha, hein…!):

Anêmonas

As anêmonas aparecem em várias ilustrações, inclusive no logo do champanhe Perrier-Jouët.

Orquídeas Paphiopedilum

Esse tipo de orquídea, com sua forma e listras arredondadas e irregulares, é muito art nouveau!rs Não é à toa que rendeu inspiração para algumas jóias…!

Lírios

A ilustração de Alfons Mucha traz uma mulher envolta por lírios. Amo lírios! Adoro o perfume! Mas alguns dizem que é arriscado fazer uma decoração de lírios justamente por causa do perfume forte da flor…

Tulipas

Callas

Na minha opinião, a callas é mais art nouveau de todas as flores! É a “linha orgânica, sinuosa, delicada, longa e elegante, e assimétrica” em forma de flor. No dégradé de rosa, então, nem se fala…!rs

Fotos: reprodução

Obs.: Os experts em arquitetura, por favor, não hesitem em corrigir as minhas leigas impressões/opiniões!