Muito se fala em comer alimentos com baixo índice glicêmico, mas afinal, você, noiva, sabe o que isso significa? O IG é a velocidade com que o carboidrato ingerido se transforma em açúcar no sangue, sendo que a medida é feita em uma escala de 0-100. Escrevi este post, porque pequenas mudanças podem trazer grandes vantagens para as noivas que querem perder peso antes do casamento sem grandes sacrifícios.

(Foto: reprodução)

Os alimentos com alto índice glicêmico são absorvidos rapidamente. Quando você come um pão francês, por exemplo, acontece um pico de açúcar no sangue. O problema é que essas situações fazem com que o organismo guarde mais energia em forma de gordura, favorecendo o ganho de peso.

Por outro lado, alimentos com baixo IG são digeridos mais lentamente. As fibras atrapalham a absorção destes componentes no intestino, fazendo com que o carboidrato integral vire açúcar aos poucos e evitando um pico glicêmico. Este processo é benéfico porque você consegue usar a energia sem acumular gordura. Uma alimentação com menor índice glicêmico ajuda na perda de peso, maior saciedade – e, portanto, menos fome – e melhora na resistência à insulina.

Os alimentos de menor IG têm menos teor de carboidratos e são ricos em gorduras, proteínas ou fibras, como castanhas, peixes, carnes, frangos, ovos, leite e derivados, folhas e alguns legumes como abobrinha, chuchu, brócolis, berinjela, etc.

Alimentos com médio índice glicêmico apresentam um teor moderado de carboidrato e grande quantidade de fibras, como pães integrais, leguminosas e algumas frutas.

Os com alto IG são ricos em carboidratos simples e açúcares, tais como a farinha de trigo refinada e seus derivados – bolachas, bolos e pães, além de doces com grande quantidade de açúcar e sucos de fruta.

O importante é ter uma alimentação balanceada e saber a hora de consumir cada uma das categorias. Praticar determinado esporte, por exemplo, pode exigir o consumo de alimentos com alto índice glicêmico no pós-treino para uma reposição maior de energia.

Busque sempre o equilíbrio e ajuste sua alimentação de acordo com as necessidades do seu corpo.

Até a próxima,

Karina

Drª Karina Al Assal é nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pelo Hospital Sírio Libanês, especialista em nutrição clínica funcional pelo Instituto Valéria Paschoal e mestranda em nutrição e cirurgia metabólica do aparelho digestivo pela Faculdade de Medicina de São Paulo.

Veja também: Ganhar peso sem ganhar barriga? É possível! 

E mais: Alimentos que contribuem para um bronzeado perfeito